sábado, 1 de junho de 2013

A TEMPERATURA DO AR ATMOSFÉRICO

  A superfície terrestre não recebe toda a energia enviada pelo Sol. Apenas parte dela (43%) chega até a superfície, que a retém por certo tempo sob a forma de calor, liberando-a depois para a atmosfera.
  A atmosfera é aquecida, em parte, pela radiação proveniente do Sol e pela radiação devolvida pela superfície (do solo para a atmosfera).
  Por isso, o aquecimento da atmosfera ocorre de forma direta e indireta. Esse aquecimento provoca um aumento na agitação das partículas dos gases que compõem a atmosfera. O estado de agitação das partículas é medido pela temperatura.
Esquema da radiação solar
  As temperaturas são registradas pelos termômetros ou termógrafos, e seus valores, expressos em graus. No Brasil, esses valores são comumente  divulgados em graus Celsius, cujo símbolo é °C.
  As temperaturas sofrem variações de um lugar para outro principalmente por causa das diferenças de latitude (distância ou proximidade do Equador), da altitude e do aquecimento desigual das terras e das águas.
Mapa da temperatura média anual no planeta
VARIAÇÕES DAS TEMPERATURAS CONFORME A LATITUDE
  Tendo por base a linha do Equador, conforme se distancia dessa linha, a latitude vai aumentando e as temperaturas vão diminuindo.
  Isso acontece porque, em razão da forma geoide da Terra, os raios solares atingem a superfície terrestre de forma diferenciada. À área próxima da linha do Equador, atingida mais diretamente, recebe maior quantidade de calor.
  À medida que se caminha em direção aos círculos polares, o aquecimento vai se tornando menor. Por causa da curvatura da Terra, essas regiões recebem os raios solares de maneira inclinada.
Incidência dos raios solares no planeta Terrra
A INFLUÊNCIA DA ALTITUDE SOBRE AS TEMPERATURAS
  A altitude é outro fator que provoca alteração nas temperaturas.
  A temperatura diminui com o aumento da altitude. A cada 200 metros, a temperatura diminui em média 1°C. É por isso que lugares situados na zona intertropical da Terra, mas com altitudes superiores a cinco mil metros, permanecem cobertos de neve. Isso ocorre porque à medida que a altitude vai aumentando, diminui a circulação de gases e, consequentemente, a temperatura. A altitude também influencia na vegetação e na precipitação.
Efeito da altitude na vegetação e na temperatura
AQUECIMENTO DESIGUAL DAS TERRAS E DAS ÁGUAS
  Outro fator que condiciona a alteração das temperaturas na superfície terrestre é a desigualdade no aquecimento das terras e das águas.
  Os continentes se aquecem mais rapidamente que os oceanos. Quando os continentes já estão liberando o calor recebido, os oceanos ainda estão se aquecendo, para depois liberar, por meio da irradiação, o calor recebido. Por causa dessa diferença de aquecimento entre as terras e as águas, ocorrem constantes trocas de ar quente e ar frio entre os continentes e os oceanos. Em razão desse fenômeno de troca de calor entre terras e águas, as regiões litorâneas apresentam menores variações de temperatura do que as regiões do interior dos continentes.
Efeito da continentalidade e maritimidade
FONTE: Lucci, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 6° ano / Elian AlabiLucian, Anselmo Lázaro Branco. -  22. ed. - São Paulo: Saraiva, 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

legal o texto

ADSENSE

Pesquisar este blog