quarta-feira, 12 de junho de 2013

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DA OCEANIA

  O fato de grande parte da Oceania estar localizada na região tropical da Terra coloca boa parte desse continente sob o domínio de climas quentes, como o tropical, o equatorial e até mesmo o desértico. Apenas a Nova Zelândia e a região sudeste da Austrália apresentam clima temperado.
  Na Austrália, cerca de 50% do território é dominado pelos climas desértico e semiárido. Somente a faixa litorânea norte e nordeste do país apresentam clima mais úmido, com média de 1.000 mm de chuva ao longo do ano.
Mapa das zonas climáticas da Austrália
  Em razão da presença da Cordilheira Australiana na porção leste do país, os ventos úmidos vindos do oceano Pacífico são barrados, acarretando chuvas orográficas na região. Os ventos que ultrapassam essa barreira natural e atingem o interior do país encontram-se secos, contribuindo, assim, para a baixa pluviosidade no interior do país.
Cordilheira Australiana
  A vegetação na Oceania, varia conforme os tipos de climas. Na região nordeste da Austrália, onde a pluviosidade é maior, desenvolvem-se as florestas tropicais, no entanto, conforme as chuvas diminuem em direção ao interior do país, gradativamente, a vegetação torna-se menos densa e de menor porte, como as savanas e por fim o deserto.
CLIMA EQUATORIAL
  O clima equatorial ocorre em grande parte das ilhas que compõem a Oceania sendo caracterizado por elevadas temperaturas durante todo o ano, geralmente superiores a 25 ºC. As intensas precipitações ao longo do ano, com índices que variam de 2 mil a 3 mil milímetros anuais, propiciam o desenvolvimento da floresta equatorial, marcada pela grande diversidade de espécies vegetais.
Floresta equatorial em Tonga
CLIMA TROPICAL
  Ocorre na região norte e nordeste da Austrália, apresentando temperaturas elevadas durante todo o ano (médias entre 22 ºC e 25 ºC) e verões chuvosos e invernos secos. As chuvas ao longo do ano apresentam índices pluviométricos em torno de 500 a 1.500 mm. No litoral nordeste encontra-se as florestas tropicais, composta de uma vegetação bastante densa. Já na região norte, a vegetação que se desenvolve é a savana, composta de árvores, arbustos e gramíneas.
Floresta tropical na Austrália
CLIMA TEMPERADO
  Na região sudeste da Austrália e por todo o território da Nova Zelândia atua o clima temperado. Em razão da forte influência das massas de águas oceânicas, que não permitem grandes amplitudes térmicas, esse clima apresenta verões frescos e invernos pouco rigorosos. A temperatura média é de 15 ºC e as precipitações, que são regulares ao longo do ano, ficam entre 500 mm e 1.000 mm anuais. A vegetação que se desenvolve nessas áreas são as florestas temperadas, compostas principalmente de caducifólias.
Floresta temperada na Nova Zelândia
CLIMA SEMIÁRIDO
  Ocorre em uma larga faixa que margeia as áreas de deserto na região central da Austrália. As áreas onde predomina o clima semiárido apresentam temperatura elevada durante todo o ano e as chuvas mostram-se irregulares e concentradas em alguns períodos do ano (cerca de 250 mm a 500 mm anuais).
  As plantas que se desenvolvem nestas áreas são as estepes, vegetação composta basicamente de arbustos e gramíneas.
Estepes na Austrália
CLIMA DESÉRTICO
  Com baixíssimos índices pluviométricos (abaixo dos 250 mm anuais) e elevadas temperaturas durante todo o ano, o clima desértico predomina na região central da Austrália, como os desertos de Vitória e de Simpson.
  A vegetação das áreas  de deserto são adaptadas às elevadas temperaturas e formadas sobretudo por plantas rasteiras e cactos.
Uluru Rock - no Deserto Australiano
FONTE: Garcia, Valquíria Pires. Projeto Radix: geografia / Valquíria Pires Garcia -- Beluce Belucci -- 2. ed. -- São Paulo: Scipione, 2012. -- (Coleção projeto radix)

Um comentário:

Unknown disse...

interessante como em um único lugar existem tantos tipos de climas tão diferenciados

ADSENSE

Pesquisar este blog