domingo, 2 de junho de 2013

TURQUIA: ENTRE O ORIENTE MÉDIO E A EUROPA

  A Turquia descende de um importante império do passado. Trata-se do Império Otomano, cujo núcleo se concentrava nos limites territoriais turcos atuais.
  Depois da Primeira Guerra mundial, o Império Otomano perdeu sua influência, o que repercutiu internamente. Em 1923 foi criada a República da Turquia, que pregava um estado laico, diferentemente da tradição islâmica otomana, na qual os líderes políticos eram escolhidos por razões religiosas e de consanguinidade.
Império Otomano
  Com um território de 783.562 km² (sendo o 36° maior país em território do mundo) e uma população de 78.785.548 habitantes (sendo o 17° país mais populoso do mundo). A densidade demográfica da Turquia é de 100, 54 hab./km², sendo o 75° mais povoado do mundo. A Turquia está em uma posição estratégica, pois permite a ligação terrestre entre a Europa e o Oriente Médio por meio de pontes sobre o estreito de Bósforo.
  Além das pontes, está prevista para esse ano (2013), uma linha férrea subterrânea, que vai aumentar ainda mais a capacidade de transporte de carga entre a Europa e o Oriente Médio.
Parte do Estreito de Bósforo
  Istambul, maior cidade do país, com mais de 13 milhões de habitantes na área metropolitana, é dividida pelo Estreito de Bósforo. Parte de seu território está localizada na Europa e parte na Ásia, o que dá à cidade um caráter muito particular.
  Ancara é a capital da Turquia, com mais de 4,5 milhões de habitantes. Assim como Istambul, apresenta atividades industriais, culturais e econômicas, mas em menor quantidade que Istambul, que constitui o polo econômico e cultural do país.
  A terceira maior cidade do país é Esmirna, onde em 2012 sua população era de 3.366.947 habitantes.
Cidadela de Ancara - construída entre os século VII e IX pelos Bizantinos
  Com relação às exportações, a Turquia se apresenta tipicamente como um país emergente, conseguindo vender alguns produtos industrializados, mas o maior volume de exportações é de recursos naturais. A pauta de exportação turca é bastante diversificada, o que constitui uma vantagem para o país, pois se algum produto tem seu preço diminuído, outro pode compensar com um eventual aumento do valor. O país destaca-se com a exportação de aço e de frutas.
Paisagem peculiar da Capadócia, onde serviu de cenas para a novela Salve Jorge
  Outro produto que merece destaque é o ouro, que chegava a 3% do total exportado. Mas o principal produto vendido foram os veículos de passeio, com 5,5% das exportações turcas, representando 1,2% do total comercializado entre países no mundo. A Turquia também se destaca com o comércio de roupas femininas, com 2,3% do total exportado pelo país no ano passado.
  De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2011, o PIB do país era de 778,089 bilhões de dólares, possuindo o 18° maior PIB entre os Estados analisados. O PIB per capita do país é de 10.522 dólares, possuindo o 62° maior PIB per capita do mundo.
Esmirna - terceira maior cidade da Turquia
  De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2010, a expectativa de vida ao nascer na Turquia era de 72,96, ocupando a 91ª colocação no ranking mundial nesse quesito. Quanto à taxa de alfabetização, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 2007/2008, essa taxa era de 88,7%, ocupando o país a colocação 101° no ranking mundial. Nesse levantamento a média de anos de estudo era de 6,5 anos, menos que o necessário para concluir o Ensino Fundamental, que em geral é de 8 anos. Apenas 27,1% das mulheres haviam concluído o Ensino Médio, enquanto entre os homens esse indicador chegava a 46,8%. A presença feminina na política era de 9,1% no Parlamento.
Istambul - maior cidade da Turquia
  Uma das dificuldades que o governo turco enfrenta internamente é o movimento separatista dos curdos.
  Os curdos, estimados em mais de 30 milhões de pessoas, lutam pela reconstrução de seu país, o Curdistão, que no passado situava-se em terras que hoje pertencem a Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Irã, Iraque, Síria e Turquia. Na Turquia está a maior concentração de curdos, cerca de 15 milhões de pessoas. Os curdos são a maior nação sem território do mundo.
  Na Turquia, os curdos conseguiram algumas vitórias, como o ensino do curdo como língua opcional, ainda que o turco seja obrigatório para todos. Também foram autorizadas a produção e a veiculação de jornais, rádios e programas de TV falados em curdo.
Em rosa área habitada pelos curdos
  A Turquia aumentou seu poder regionalmente, mas a economia ainda depende da venda de recursos naturais, apesar de o país exportar carros e roupas em grande escala. Recentemente, uma série de eventos promoveu a aproximação do país com o Brasil.
  Em 2011, durante uma visita da presidente Dilma Rousseff à Turquia, foi emitida uma declaração conjunta que reafirmou um compromisso assumido no ano anterior de maior cooperação entre os dois países.
  Entre os setores que devem ser estimulados estão o de geração de energia, para exploração de petróleo no Mar Negro; o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois países; e o aprimoramento dos sistemas educacionais.
  Consta também desse compromisso o apoio do Brasil para que a Turquia seja membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, e da Turquia para que o Brasil se torne um membro permanente desse Conselho.
  Brasil e Turquia são países que estão passando por mudanças internas que se refletem externamente. Os dois aumentaram sua atividade econômica, o que permitiu melhorar as condições de vida de suas populações. Apesar das diferenças culturais, ambos almejam ampliar sua influência nas decisões mundiais.
Dilma cumprimenta o presidente turco Abdullah Gül em 2011
  Apesar da Turquia ser um Estado secular sem religião oficial, a religião predominante da Turquia é o islamismo, com 96,1% de seguidores; 0,9% da população são Ateus; 2,3% são Agnósticos (visão de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas); 0,6% são Cristãos e 0,1% professam outras religiões.
Mesquita do Sultão Ahmet, conhecida como Mesquita Azul, em Istambul
FONTE: Ribeiro, Wagner Costa. Por dentro da geografia, 8° ano: mundo / Wagner Costa Ribeiro. 1. ed. - São Paulo: Saraiva, 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

certainly like your web-site however you have to check the
spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling
issues and I find it very troublesome to inform the
truth on the other hand I'll certainly come again again.

Feel free to visit my page ... seguros de coches baratos online

ADSENSE

Pesquisar este blog