quarta-feira, 19 de junho de 2013

OS FLUXOS POPULACIONAIS NA GLOBALIZAÇÃO

  Os fluxos populacionais no mundo globalizado constituem-se de múltiplas formas de migração e revelam-se cada vez mais como uma característica marcante do processo de globalização.
  O fenômeno da migração é tão antigo quanto a própria humanidade, que sempre se deslocou para novos territórios, às vezes já ocupados por outros grupos. Cada vez mais pessoas têm migrado nas últimas décadas, ao mesmo tempo em que os fenômenos migratórios e a presença de migrantes entre as populações nativas tem sido marcantes em outros contextos. Uma delas tem sido a formação dos Estados nacionais no continente americano, principalmente entre os séculos XVIII e XIX. Ela contou com numerosas levas de imigrantes, sobretudo europeus e asiáticos, aos quais se somaram os africanos, trazidos à força do continente africano.
Chegada de imigrantes na Ellis Island, Nova York, em 1904.
  Os movimentos migratórios contemporâneos são fenômenos sociais amplamente discutidos e sua dinâmica global é um importante aspecto da atual fase da globalização.
  Os fluxos populacionais atuais contrastam com os ocorridos em outros períodos da história. Porém, não pela proporção de migrantes no conjunto das populações, ainda que sua quantidade absoluta seja cada vez maior. O principal contraste em relação a períodos anteriores da história são suas novas características, como: direção predominante, principais emissores e, especialmente, a forma contraditória como são tratados os imigrantes nos países de destino.
  Entre os séculos XIX e início do século XX predominou a migração de europeus para os outros continentes, mas, atualmente, ocorre o inverso: povos de todos os continentes migram em direção à Europa e à América do Norte, principalmente.
Correntes imigratórias até a metade do século XX
  Em ambos os casos, a principal motivação para o deslocamento é de ordem econômica. Trata-se de fluxos de trabalhadores em busca de melhores condições de vida e trabalho, tendo, geralmente, o sonho de um dia retornar ao seu país de origem. Assim, os fluxos de trabalhadores no mundo, em geral, caracterizaram importantes contribuições econômicas e culturais para outros países. No entanto, em países mais ricos, tem crescido a onda de discriminação e preconceito contra imigrantes de países pobres, expressa nas legislações cada vez mais restritiva a estrangeiros. Há também um número crescente de agressões e hostilidades de grupos locais contra famílias de trabalhadores imigrantes.
Fluxo migratório no final do século XX
  Tal reação é provocada pelo sentimento conhecido como xenofobia, caracterizado pela aversão a pessoas, crenças e modos de vida externos à sua comunidade. Esse problema está fortemente associado a um pensamento equivocado de que os imigrantes seriam “concorrentes” e, portanto, causadores de problemas, como o mercado de trabalho cada vez mais saturado nos países desenvolvidos, ameaçando a mão de obra local, aumentando o desemprego e pressionando os salários para níveis mais baixos.
  Os estudos desenvolvidos pela ONU contestam essa visão e contrapõem-se fortemente a ela, alegando que é ilegítima e repudiando atitudes de grupos xenófobos. Segundo os pesquisadores da organização, a presença de migrantes tende a enriquecer social, econômica e culturalmente os locais receptores, e os recentes problemas de desemprego nesses países têm outras causas, mais ligadas às questões demográficas de diminuição de mão de obra para determinados cargos e processos econômicos do mundo globalizado.
Imigrantes haitianos no Brasil
  Uma evidência contemporânea bastante contundente de que os fluxos populacionais de países subdesenvolvidos não devem ser vistos simplesmente como problemas para a população dos países ricos é a recepção diferenciada dada a turistas e trabalhadores qualificados, provenientes de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Esses trabalhadores, compondo o fenômeno conhecido como “fuga de cérebros”, deixam seu país de origem, também, em busca de oportunidades mais promissoras de trabalho.
  Nesse sentido, são conhecidos os numerosos casos de chineses e indianos altamente qualificados, geralmente em áreas ligadas à informática, trabalhando ou especializando-se em universidades norte-americanas ou em outras universidades de renome internacional. Até mesmo atletas sul-americanos, levados por universidades e às vezes naturalizados em países da Europa ou nos Estados Unidos, são, por vezes, considerados mão de obra altamente valorizada. Em geral, os países de origem desses profissionais sofrem com esses fluxos de indivíduos, já que são muito importantes para o seu desenvolvimento. No entanto, os países desenvolvidos que recebem esses jovens profissionais são beneficiados por seus talentos.
Membros da comunidade paquistanesa em protesto em Atenas, Grécia
  Outra tendência significativa em relação aos fluxos populacionais atuais é a intensificação da chamada migração Sul-Sul. Esse tipo de migração representa uma parcela cada vez maior das migrações mundiais, sendo composta de trabalhadores oriundos de países subdesenvolvidos que vão para países emergentes, com grau de desenvolvimento e industrialização mais elevado. Um desses exemplos, é a vinda de trabalhadores bolivianos, principalmente para a cidade de São Paulo ou o fluxo de países da África Subsaariana, como Zimbábue, Botsuana, Zâmbia, Angola e Moçambique para a África do Sul.
Imigrantes africanos tentando entrar na Europa
FONTE: Torrezani, Neiva Camargo. Vontade de saber geografia: 9° ano / Neiva Camargo Torrezani. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2012.

3 comentários:

Anônimo disse...

Thаnk you a bunсh fοr sharing thіs with
all of us you aсtually rеcognіze
what you're talking about! Bookmarked. Please also discuss with my site =). We can have a hyperlink change agreement between us

my webpage; crear pagina web

Anônimo disse...

I drop a comment each time I especially enjoy a post on a site or I have something
to contribute to the discussion. It's caused by the passion displayed in the article I read. And after this article "OS FLUXOS POPULACIONAIS NA GLOBALIZA��O". I was excited enough to post a thought :) I actually do have some questions for you if it's okay.
Is it only me or does it look like some of the
responses look as if they are written by brain dead people?
:-P And, if you are writing on additional online sites, I would like
to follow you. Could you make a list the complete urls of your shared sites like your twitter feed,
Facebook page or linkedin profile?

Feel free to visit my page; hotels for travel agents

Anônimo disse...

It is the best time to make some plans for the future and it's time to be happy. I've read this post and if I could I want to
suggest you some interesting things or tips. Perhaps you could
write next articles referring to this article. I want to read more things about it!


Look into my site ... service travel agency

ADSENSE

Pesquisar este blog