terça-feira, 21 de maio de 2013

YAKUTSK: A CIDADE MAIS FRIA DO MUNDO

  A 5 ºC negativos o frio é bem refrescante e um gorro e um cachecol são suficientes para se manter aquecido. A 20 ºC abaixo de zero, a umidade nas nossas narinas congela, e o ar frio começa a impossibilitar a tosse. A 35 ºC negativos, o ar esfria o suficiente para rapidamente paralisar a pele exposta, fazendo das feridas um perigo constante. E a 45 ºC negativos, até usar óculus torna-se arriscado: o metal gruda em suas bochechas e arranca um bocado de carne se você decidir tirá-los.
  Yakutsk é uma remota cidade do leste da Sibéria, com 235.600 habitantes, famosa por duas coisas: aparecer no clássico jogo de tabuleiro War, e, não sem razão, ter a pretensão de ser a cidade mais fria do mundo. Em janeiro, o mês mais frio, as elevações médias giram em torno de 40 ºC negativos, deixando a cidade submersa em opressiva cobertura de nevoeiro congelado, que restringe a visibilidade a 10 metros. Os moradores cobertos de pele, apressam-se rumo à praça central enfeitada com uma árvore de Natal de gelo (deixada para o feriado do Ano Novo) e uma estátua de Lênin, com um braço estendido apontando para a frente, estridente, completamente impassível ao frio.
Praça de Yakutsk com neve
  Yakutsk ganhou manchetes de jornais depois de uma série de rompimentos em tubulações ocorridas em Artyk e Markha, duas cidades próximas, tendo seu aquecimento suspenso por vários dias. As temperaturas, na ocasião, alcançaram 50 ºC abaixo de zero. Imagens televisivas do subsequente 'grande congelamento' mostraram grupos de pessoas amontoadas em rolos de cobertores junto a improvisados fornos à lenha para se aquecerem. Temperaturas de 40 ºC negativos são descritas como 'fria mas não tão frias'.
  A Rússia está cheia de regiões que podem reivindicar o status de muito grandes, muito remotas e muito frias, mas Yakutsk leva o (gélido) troféu. Lá é extremo, mesmo para os padrões siberianos. Yakútia, a região da qual é a capital, cobre mais de um milhão de quilômetros quadrados, mas abriga menos de um milhão de pessoas. A região ostenta o fato de ter poucas e grandes cidades, e ser dividida em unidades administrativas do tamanho da Grã-Bretanha, com centros regionais individuais que não passam de vilarejos.
Região da Yakútia em destaque
  Os moradores locais alegam que, na região, há tantos lagos e rios que cada habitante pode ter um de cada. Vangloriam-se de a região conter cada elemento da tabela periódica. De acordo com uma lenda local, o Deus da criação estava voando pelo mundo para distribuir riquezas e recursos naturais, mas, quando chegou a Yakútia, sentiu tanto frio que suas mãos ficaram paralisadas e ele soltou tudo.
  Até a Revolução Russa de 1917, Yakutsk permanecia como um insignificante posto porovincial. No século XIX ela era usada, como muitas cidades siberianas, como uma prisão aberta para dissidentes políticos. Juntamente com o seu fascínio misterioso e a vastidão de recursos naturais, a conotação de prisão sempre emprestou à Sibéria uma reputação de lugar cruel e infeliz, não apenas entre os estrangeiros, mas também entre os russos.
Taiga Siberiana - uma das formações vegetais de Yakutsk
FONTE: WALKER, Shaun. Yakutsk: journey to the coldest city on earth. The Independent, Londres, 21 jan. 2008.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog