quinta-feira, 23 de maio de 2013

O CRESCIMENTO ECONÔMICO INDIANO

  Nas últimas décadas a Índia vem se destacando no cenário mundial devido ao acelerado crescimento da sua economia.
  A modernização econômica da Índia teve início na década de 1950, logo após o país se libertar da dominação inglesa. A partir de então, a política econômica do governo indiano deu prioridade ao desenvolvimento das indústrias de base (mineração, siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas). Posteriormente, já nas décadas de 1970 e 1980, foram feitos grandes investimentos em infraestrutura (energia, transporte, comunicação) e também ao desenvolvimento científico e tecnológico.
Trânsito caótico em Hydebarad. As grandes cidades indianas são conhecidas pelo seu trânsito confuso e caótico.
  Grandes investimentos estrangeiros privados se instalaram no país a partir do início da década de 1990, atraídos pelo baixo custo da mão de obra e incentivos fiscais (redução e isenção de impostos) concedidos nas chamadas zonas de processamento de exportação (ZPEs), áreas criadas especificamente para atrair capital estrangeiro.
  Com a expansão da atividade industrial, o parque fabril indiano se diversificou. O país também dispõe de um grande potencial mineral, com importantes jazidas de ferro, bauxita, carvão, manganês, cobre, ouro e prata, o que contribui para o crescimento industrial.
Centro Comercial UB City, em Bangalore
  Outro destaque industrial do país está ligado à ampliação dos setores de alta tecnologia, como a produção de artefatos nucleares, satélites espaciais, informática (softwares, componentes eletrônicos, fibras óticas etc.). O país já desponta como o maior exportador mundial de softwares, cuja produção concentra-se principalmente em Bangalore, conhecida como "Vale do Silício indiano". O desenvolvimento desse setor tem se apoiado em grandes investimentos em instituições e centros de pesquisa e ensino universitário voltados para a formação de uma mão de obra altamente qualificada para as indústrias de alta tecnologia.
Satélite indiano INSAT 1B sendo preparado para ser enviado a bordo da missão STS-8
FONTE: Garcia, Valquíria Pires. Projeto radix: geografia / Valquíria Pires Garcia -- Beluce Bellucci. -- 2. ed. -- São Paulo: Scipione, 2012. -- (Coleção projeto radix)

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog