terça-feira, 21 de maio de 2013

IRÃ - REVOLUÇÃO ISLÂMICA E OPOSIÇÃO AO OCIDENTE

  Até 1979, o Irã foi um dos principais aliados dos Estados Unidos entre os países do Oriente Médio. O país havia apoiado em 1953 o golpe de Estado promovido pelo xá Reza Pahlevi.
  Com Reza Pahlevi, o Irã construiu toda a política econômica e social do país apoiada no modelo ocidental. Ocorreu nesse período um profundo questionamento das correntes mais radicais do islamismo. Líderes religiosos foram perseguidos e alguns foram expulsos do país. Do ponto de vista econômico, foi um período de desenvolvimento industrial e de crescimento.
Mohammad Reza Pahlavi - o último  xá da dinastia Pahlavi
  Em 1979, uma onda de manifestações populares depôs o governo do xá (título dado aos soberanos do Irã) e empossou o líder xiita Aiatolá (autoridade máxima na hierarquia religiosa xiita) Khomeini. surgiu a República Islâmica do Irã, que se caracterizou pela busca de um caminho próprio, não alinhado a nenhuma das grandes potências (Estados Unidos e ex-União Soviética).
Ruhollah Khomeini - líder da Revolução Iraniana
  Desde então, o Irã rompeu relações com os Estados Unidos. É controlado pelos chefes religiosos (aiatolás), que estabeleceram normas sociais rígidas, de acordo com os princípios do islamismo, formalizando um Estado teocrático (o atual governo do Irã, apesar de civil, está submetido ao poder dos aiatolás).
  Apesar do controle do governo do Irã, no sentido de manter as tradições culturais-religiosas do islamismo, vêm ocorrendo mudanças de comportamento por parte de alguns iranianos, especialmente dos jovens, que buscam acesso à informação e à cultura ocidental, como filmes, música, internet.
Aiatolá Khamenei - atual chefe supremo da República Islâmica do Irã
  Atualmente o Irã é, entre os países islâmicos, aquele que exerce maior influência no Oriente Médio e tem mantido relações estáveis com praticamente todos os países vizinhos. É o maior opositor à existência de Israel e à presença dos Estados Unidos.
  O atual governo do país distanciou-se da Europa e dos Estados Unidos e fortaleceu as relações com a China e a Rússia. Essas relações incluem cooperação técnica, associação para exploração de petróleo em subsolo iraniano, venda de armas e de combustível para as usina termonucleares.
Teerã - capital e maior cidade do Irã
  Outro motivo de enfrentamento entre o Irã e o Ocidente é o desenvolvimento de um programa nuclear. Os Estados Unidos alertam que o governo iraniano tem a ambição de produzir armas de destruição em massa e que o país está próximo de conquistar a tecnologia necessária para alcançar tal objetivo.
  Alemanha, França e Reino Unido reforçam os argumentos estadunidenses sobre a ameaça que o programa nuclear representaria para o Oriente Médio e outras regiões do mundo. No entanto, o Irã afirma que seu programa nuclear tem objetivo exclusivamente pacífico e energético, negando qualquer intenção militar.
Mahmoud Ahmadinejad - atual presidente do Irã
FONTE: Lucci, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 9° ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco. - 23 ed. - São Paulo: Saraiva, 2010

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog