quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

OS RECURSOS MINERAIS

  As rochas encontradas na crosta terrestre são compostas por diversos minerais. Do ponto de vista científico, mineral pode ser definido como toda substância sólida não viva encontrada naturalmente na crosta terrestre e que apresenta características físico-químicas que não se alteram.
  Após a extração, os minerais são modificados pela indústria e transformados em matérias-primas de inúmeros produtos, como joias, carros, eletrodomésticos, computadores e materiais de construção.
  Os minerais podem ser divididos em dois grupos: metálicos e não metálicos. São considerados minerais metálicos todos os que apresentam propriedades físicas e químicas que permitam boa condução de calor e de eletricidade. São considerados não metálicos os que não apresentam as características físicas e químicas dos metais.
MINERAIS NAS INDÚSTRIAS
  • Ferro: encontrado em abundância na crosta terrestre, é utilizado como componente de outras matérias-primas como o aço. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se em estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono, dá-se origem a várias formas de aço. O ferro é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%) e, entre os metais, somente o alumínio é mais abundante. O núcleo da Terra é formado basicamente por ferro e níquel. O ferro tem sido historicamente importante, e um período da história recebeu o nome de Idade do Ferro. O ferro atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento natural de pontes, edifícios e uma infinidade de outras aplicações.
Produção de minério de ferro em Carajás - PA
  • Cobre: muito utilizado para a fabricação de fios e condutores, foi o primeiro metal usado pelo homem. Era conhecido por algumas das mais antigas civilizações que se tem notícia e tem sido utilizado pelo menos há 10.000 anos. O cobre é um elemento amplamente distribuído na natureza. Trata-se, no seu estado puro, de um metal maleável muito utilizado na fabricação de moedas, fios elétricos, tubulações e encanamentos de água quente, e em combinação com outros metais para a produção de ligas e chapas metálicas. Os compostos de cobre são usados na agricultura, no tratamento da água para controle de algas (sulfato de cobre pentahidratado), na preservação de madeira, couro e tecido e como aditivo em alimentos.
Mina de exploração de cobre na região de Antofagas, no deserto do Atacama - Chile
  • Cassiterita: a cassiterita é um mineral industrial de cor castanho-avermelhada e dela se extrai o estanho, que, entre outras aplicações, é usado para se fazer a folha de flandres, matéria-prima de boa parte das latas de alimentos em conserva. Compostos de estanho são usados como fixadores de cor em tingimento e também para encorpar sedas. O fluoreto de estanho é adicionado a dentifrícios para ajudar no cambate às cáries. Os compostos venenosos do estanho são amplamente usados como fungicidas na agricultura. A cassiterita é encontrada em várias formas: em cristais distintos, em forma de pedregulhos arredondados ou em maciços no formato de feijão.
Cassiterita botrioidal
  • Bauxita: é uma mistura natural de óxidos de alumínio. A bauxita contém também sílica, óxido de ferro, dióxido de titânio, silicato de alumínio e outras impurezas em quantidades menores. Por meio de processos químicos, extrai-se da bauxita o alumínio, minério com grande poder de condução de calor e utilizado em larga escala para produzir desde artefatos domésticos e latas até componentes de avião. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivos, cimento, produtos químicos, metalúrgicos, material refratário, entre outros.
Bauxita
  • Diamante: é a forma termodinamicamente estável do carbono em pressões acima de 60 kbar. Comercializado como gemas preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado. O diamante é um mineral com grande resistência e dureza utilizado em joias. Também tem aplicações industriais, como para a fabricação de brocas de perfuração de poços artesianos.
Diamante bruto
  • Areia:  é um material de origem mineral finamente dividido em gânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2 mm. Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, ação do vento ou da água. Através de processo de sedimentação pode ser transformada em arenito. É uma matéria-prima fundamental na construção civil e na produção de vidros.
Arenito
  • Calcário: é uma rocha constituída em sua maior parte de carbonato de cálcio. Seus depósitos têm origem  tanto na precipitação do carbonato de cálcio, dissolvido nas águas de chuvas ou rios, como pela acumulação de conchas ou restos de microorganismos marinhos. É um mineral utilizado para produzir cimento e cal, matérias-primas fundamentais na indústria da construção civil e para a produção de corretivos do solo.
Calcário cristalizado
FONTE: Araújo, Regina. Observatório de geografia: 6° ano: temas e desafios / Regina Araújo, Ângela Corrêa da Silva, Raul Borges Guimarães. -- São Paulo: Moderna, 2009.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog