domingo, 13 de janeiro de 2013

A ENERGIA NUCLEAR

  A energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja,em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (princípio este que foi observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre a transformação de massa em energia. Foi descoberta pelos químicos alemães Otto Hahn e Fritz Strabmann e pela física austríaca Lise Meitner, por meio da observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.
Lise Meitner - uma das descobridoras da energia nuclear
  Apesar de representar uma forma de energia cujo combustível  - o urânio - é barato e de ser uma alternativa ao petróleo, ao gás natural e ao carvão mineral, a energia nuclear tem alguns inconvenientes.
  O mineral mais usado é o urânio - isótopo 235 -, que emite energia em forma de calor porque o seu núcleo divide-se em duas partes iguais. Esse processo é denominado de fissão nuclear.
  Com o urânio e com alguns outros elementos, esse processo ocorre espontaneamente, porém, em outros precisa ser provocado através de técnicas específicas. Além da fissão nuclear, para a produção de energia elétrica é possível utilizar a fusão nuclear, processo no qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.
Minério de urânio
  A vantagem no uso da energia nuclear é que ela gera energia elétrica sem poluir o ar com gases que intensificam o aquecimento global. Além disso, as instalações de uma usina nuclear podem ser erguidas em pequenas áreas e não dependem de fatores climáticos, como por exemplo, as hidrelétricas, que dependem das chuvas para alimentar seus reservatórios. O grande perigo de uma usina nuclear é representado pelos acidentes nucleares. Eventuais vazamentos de material radioativo podem contaminar o solo, o ar, as chuvas e causar a morte de animais e também de seres humanos, além de provocar queimaduras e doenças graves como o câncer. Além disso, o lixo atômico, ou seja, os materiais radioativos já utilizados na geração de energia, demora muito tempo para perder a radioatividade e não mais prejudicar o ambiente, a fauna, a flora e os seres humanos. Para recolhê-lo e guardá-lo de forma segura, é necessário construir uma caixa de concreto no subsolo e vedá-la completamente.
Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, após a explosão ocorrida no dia 26 de abril de 1986, que ficou marcado como o pior acidente com uma usina nuclear do mundo.
  A situação dessa fonte de energia no mundo cresceu bastante nos últimos anos. Os Estados Unidos são responsáveis por 31,61% da geração total deste tipo de energiao. Também se destacam: França (16,46%),  Japão (10,45%), Alemanha (5,27%), Rússia (5,93%), Coreia do Sul (5,39%), Canadá (3,52%), Suécia (2,51%) e China (2,35%). O Brasil é responsável por 0,46% da geração de energia por fonte nuclear no mundo.
Usina nuclear na França. Essa fumaça é vapor não radioativo.
FONTE: Castellar, Sônia. Geografia: uma leitura do mundo: mundo I, 8° ano/ Sônia Castellar, Valter Maestro. - 1. ed. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. - (Coleção geografia).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog