terça-feira, 5 de julho de 2011

O VALE DE YOSEMITE - CALIFÓRNIA

  O Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, foi criado em 1890 para preservar uma das mais belas paisagens do mundo. O vale de Yosemite é seu cenário principal. Os paredões rochosos que o delimitam e o fundo plano por onde flui mansamente o rio Merced guardam as marcas de uma história geológica de milhões de anos.
Rio Merced
  A serra Nevada, onde se situa o vale do Yosemite, começou a emergir do fundo do mar há mais de 50 milhões de anos, como resultado do choque entre placas tectônicas que formou os dobramentos do oeste da América do Norte. Há 10 milhões de anos, imensos blocos de granito compunham cadeias montanhosas paralelas, entre as quais corriam as águas furiosas de um rio. As águas do rio escavaram as rochas e esculpiram um cânion estreito, com escarpas de 900 metros.
Cânion no vale de Yosemite
  Há cerca de um milhão de anos, o cânion de Yosemite foi recoberto de gelo por uma das glaciações do período Quaternário. Em seguida, até 12 mil anos atrás, várias vezes, a geleira derreteu-se e cristalizou-se novamente.
Arco-iris lunar no vale de Yosemite
  A água, ao passar do estado líquido para o sólido, experimenta aumento do volume. A cristalização sucessiva da geleira agiu como uma poderosa lixa nas escarpas de granito. A erosão glacial, ao longo do tempo, aprofundou e alargou o vale de Yosemite. As escarpas transformaram-se em paredões verticais. O cânion tornou-se um vale em forma de U.
Estrutura Half Dome
  No fim da última glaciação, a água do degelo foi represada por detritos de rocha, que fecharam o vale e provocaram a formação de um lago. Esse lago não existe mais. Ele foi soterrado pela deposição de sedimentos, que formaram o atual fundo do plano do vale, onde passou a correr o rio Merced.
Vale de Yosemite durante o inverno
  As temperaturas menos frias possibilitaram o aparecimento de carvalhos, pinheiros, cedros e sequoias. A floresta ocupou o fundo do vale.
FONTE: Magnoli, Demétrio
Estudos de geografia, 8° ano/ Demétrio Magnoli. - 1. ed. -- São Paulo: Atual, 2008

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog