terça-feira, 23 de julho de 2013

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A NOVA ZELÂNDIA

  A Nova Zelândia é um arquipélago localizado a sudeste da Austrália, formado por duas grandes ilhas - a Ilha do Norte e a Ilha do Sul - e várias outras ilhas menores.
  A Nova Zelândia é notável por seu isolamento geográfico: está situada a cerca de dois mil quilômetros a sudeste da austrália, separada pelo mar da Tasmânia e os seus vizinhos mais próximos ao norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga.
  Devido ao seu isolamento, o país desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos europeus e dos mamíferos introduzidos por eles.
  Muitos dos nichos ecológicos que normalmente teriam sido ocupados por mamíferos eram ocupados por aves, como o kiwi e a moa.  O kiwi (Cyathea dealbata), é característico das florestas nativas deste país e é um símbolo nacional.
Kiwi - ave símbolo da Nova Zelândia
  As moas, agora extintas, podiam crescer até uma altura de três metros. A moa gigante (Dinornis novazealandiae) botava de um a dois ovos grandes com aproximadamente 24 centímetros de comprimento e 17 centímetros de largura.
  A Nova Zelândia é também a residência do tuatara (Sphenodon punctatus), uma espécie antiga de réptil, e do weta (Deinacrida heteracantha), um inseto que pode atingir mais de oito centímetros de comprimento.
Tuatara - réptil típico da Nova Zelândia
  O relevo da Nova Zelândia é constituído predominantemente de montanhas, muitas da quais são vulcões ativos. O país está localizado na faixa do Círculo de Fogo do Pacífico, próximo ao limite de duas placas tectônicas (Indo-Australiana e do Pacífico), em uma zona sujeito a abalos sísmicos e vulcanismo.
  O ponto culminante do país é o Monte Cook, com 3.764 metros de altitude, situado nos Alpes Neozelandeses, na Ilha do Sul. A Ilha do Sul é a maior massa de terra, onde há dezoito picos com mais de três mil metros de altitude.
Monte Cook - ponto culminante da Nova Zelândia
  A Ilha do Norte é menos montanhosa do que a Ilha do Sul, mas é marcada por uma intensidade maior de vulcanismo. Nessa parte da Nova Zelândia, a montanha mais alta é a Ruapehu, com 2.797 metros acima do nível do mar e é um cone vulcânico ativo.
  Também fazem parte da paisagem neozelandesa muitos lagos e planícies. O litoral é bastante recortado e apresenta diversas penínsulas e fiordes.
  O país tem água em abundância, proveniente de seus inúmeros lagos interiores, de origem vulcânica e glacial. Devido ao tamanho reduzido do território e da irregularidade do relevo, os rios nezelandeses têm pequena extensão, mas, apesar disso, são utilizados para a produção de energia elétrica. Destaca-se o Rio Waikato, com 320 km de extensão, localizado na Ilha do Norte.
Vale do Hooker, tendo ao fundo o Monte Cook
   Na Nova Zelândia predomina um clima temperado úmido, com temperaturas médias anuais variando de 10 ºC no sul até 16 ºC no norte.
  Em termos gerais, a Nova Zelândia possui um clima oceânico. No entanto, as temperaturas oscilam entre subtropical no norte, até quase subantártico nas áreas montanhosas do sul. A mudança das estações não são muito marcadas: o verão nunca é desconfortavelmente quente e no inverno as temperaturas não são tão frias como em outras partes do mundo. A precipitação varia de acordo com a área, e os invernos são mais úmidos que os verões.
  A vegetação da Nova Zelândia é composta de florestas temperadas e pradarias. Também se destacam as florestas de coníferas, que foram bastante devastadas.  Atualmente, o país incentiva o reflorestamento.
  A vegetação nativa consiste principalmente em bosques de árvores perenifólias. As florestas, que já ocuparam dois terços do território, reduziram-se no fim do século XX a menos de um terço.
Paisagem da Nova Zelândia
  A população da Nova Zelândia é de pouco mais de quatro milhões de habitantes. O país é predominantemente urbano, com 72% de sua população vivendo em 16 áreas urbanas principais e 53% vivendo nas quatro maiores cidades do país, que são Auckland, Christchurch, Wellington e Hamilton.  A maior parte da população dedica-se a atividades terciárias, relacionada ao comércio e à prestação de serviços.
  A Nova Zelândia foi povoada por imigrantes, a maioria de origem britânica. Os habitantes nativos do território, os maoris, hoje representam menos de 15% da população. Entre as décadas de 1860 e 1870, ocorreram vários conflitos entre esse povo e os colonizadores, resultando na morte de muitos maoris. Ao longo do século XX, esse povo foi bastante reduzido.
  Em 1840, foi assinado o Tratado de Waitangi. Entre os principais termos desse tratado, um afirmava que os maoris continuariam donos de suas terras e dos locais de pesca; em troca aceitariam o poder local dos ingleses. Os ingleses tentaram, assim, acalmar as tensões, mas esse acordo não foi cumprido integralmente. A lei existe até hoje e ainda há maoris que reivindicam na justiça a reintegração da posse de suas terras.
  Embora a maioria de imigrantes sejam do Reino Unido e da Irlanda, a imigração vinda do Leste da Ásia (principalmente da China, Coreia do Sul, Taiwan, Japão e Hong Kong) tem aumentado bastante nos últimos anos.
Jovem maori
  A Nova Zelândia tem uma moderna, próspera e desenvolvida economia de mercado.
  No mercado internacional, a Nova Zelândia é reconhecida por ser um país estável economicamente e com uma infraestrutura completa, o que tende a atrair investimentos externos. 
  A atividade industrial está vinculada, principalmente, à agropecuária, com destaque para as indústrias alimentícias e têxteis, embora os setores siderúrgico e metalúrgico também contribuam para a economia do país.
  Historicamente, as indústrias extrativistas têm contribuído fortemente para a economia da Nova Zelândia, concentrando-se, de acordo com a época do ano, na caça às focas e baleias, ao linho, à extração do ouro e da madeira nativa. Com o desenvolvimento do transporte refrigerado no final do século XIX, a carne e os produtos lácteos passaram a ser exportados para a Grã-Bretanha, comércio este que serviu de base para o forte crescimento econômico da Nova Zelândia. A elevada demanda de produtos agrícolas do Reino Unido e dos Estados Unidos ajudou os neozelandeses a alcançar um elevado padrão de vida.
Centro Financeiro de Auckland, com destaque para a Sky Tower, a estrutura mais alta do hemisfério Sul
  A pecuária e a agricultura têm uma grande importância na economia do país. Apesar das restrições do meio natural, por causa do relevo montanhoso e das extensas áreas de florestas, o alto nível de modernização permite elevar a produtividade dessas atividades.
  A produção de carne, lã e leite se destaca, sendo esses produtos os principais do país, ao lado do kiwi.
  No setor agrícola, a produção de uvas destinada à fabricação de vinho também tem uma importância econômica que se destaca no cenário internacional. O vinho da Nova Zelândia vem sendo considerado um dos melhores do mundo.
Plantação de uvas na Nova Zelândia
  Entre os produtos destinados à exportação, estão os frutos do mar, criados em fazendas marinhas com alto controle de qualidade.
  O parque industrial do país não é muito grande, e sua indústria está ligada diretamente às matérias-primas agropecuárias. O país é um dos maiores produtores mundiais de ovinos.
  A Nova Zelândia destaca-se, ainda, nas políticas ambientais e na maneira como vem desenvolvendo o reflorestamento, aplicando pesquisas em reprodução e em crescimento das florestas nativas.
  O Departamento de Conservação da Nova Zelândia desenvolveu um programa de preservação visando minimizar o impacto ambiental em seu território. Seus objetivos englobam a regeneração da floresta natural, o uso da energia solar e a reciclagem de lixo.
Paisagem da Nova Zelândia
  Outra atividade econômica bastante desenvolvida na Nova Zelândia é o turismo. Essa atividade combina todo o tipo de turismo de aventura: Queenstown é considerada a capital mundial dos esportes radicais. A beleza das montanhas, combinada com as águas do Lago Wakatipu, forma uma bela paisagem. O turista pode realizar uma série de atividades como bungee jump, esqui, snowboarding, rafting, canoagem, montain bike, caiaque, trilhas em carros 4 X 4, parapente, asa-delta e paraquedismo.
Milford Sound - uma das mais populares destinações turísticas da Nova Zelândia
ALGUNS DADOS SOBRE A NOVA ZELÂNDIA
NOME: Nova Zelândia
CAPITAL: Welligton
Visão noturna de Wellington - capital da Nova Zelândia
LÍNGUA OFICIAL: inglês, maori e língua de sinais neozelandesa
GOVERNO:
Monarquia Constitucional Parlamentarista Independência: do Reino Unido em 26 de setembro de 1907
GENTÍLICO: neozelandês

LOCALIZAÇÃO: sudoeste do Oceano Pacífico
ÁREA: 270.534 km² - incluindo as ilhas Antípodas, Auckland, Bounty, Campbell, Chatham e Kermadec (74º)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2013): 4.414.400 habitantes (121º)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 16,32 hab./km² (170º)
MAIORES CIDADES:
Auckland (Estimativa 2013): 1.398.300 habitantes
Auckland - maior cidade da Nova Zelândia
Wellington (Estimativa 2013): 408.600 habitantes
Wellington - capital e segunda maior cidade da Nova Zelândia
Christchurch  (Estimativa 2012): 396.765 habitantes
Christchurch - terceira maior cidade da Nova Zelândia
PIB (FMI - 2011): U$ 161,851 bilhões (56º)
IDH (ONU - 2012): 0,919 (6º)
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2005/2010): 80,13 anos (16º)
CRESCIMENTO VEGETATIVO: 0,90% (135º)
MORTALIDADE INFANTIL (ONU - 2005/2010): 5,07/mil (29º)
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA WORLD FACTBOOK - 2008): 87% (20º)
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (PNUD - 2009/2010): 99% (19º)
PIB PER CAPITA (FMI - 2011): U$ 36.648 (23º)
MOEDA: Dólar Neozelandês
RELIGIÃO (2010): sem religião (34%), protestantes (30%), católicos (13%), outras religiões não-cristãs (13%), outras religiões cristãs (10%)
DIVISÃO: a Nova Zelândia está dividida em 16 regiões para a administração de assuntos ambientais e de transportes. Doze regiões são governadas por um conselho regional eleito, enquanto quatro (uma cidade e três distritos) são governados por Autoridades Territoriais, que também desempenham a função de um conselho regional, e por isso são conhecidas como autoridades unitárias.
  As regiões administrativas são: 1. Northland; 2. Auckland; 3. Waikato; 4. Bay of Plenty; 5. Gisborne; 6. Hawke's Bay; 7. Taranaki; 8. Manawatu-Wanganuí; 9. Wellington; 10. Tasman; 11. Nelson; 12. Marlborough; 13. West Coast. 14. Canterbury. 15. Otago; 16. Southland.

 FONTE: Perspectiva geografia, 9 / Cláudia Magalhães ... [et al] -- 2. ed. -- São Paulo: Editora do Brasil, 2012. -- (Coleção perspectiva)

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog