quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O PARQUE INDUSTRIAL RUSSO

  As duas principais concentrações industriais na Rússia são a região dos Urais e a de Moscou, mas há concentrações menores na Sibéria Ocidental.
  Nas proximidades dos Montes Urais há uma predominância de indústrias de bens intemediários, como as siderúrgicas, devido à disponibilidade do minério de ferro e de carvão mineral. As duas maiores empresas mineradoras e siderúrgicas do país - Sever Stal e a Evraz Group - possuem minas de ferro e carvão e usinas siderúrgicas em diversos lugares do país e do exterior (ambas aparecem entre as 500 maiores da revista Fortune). Há também indústrias de bens de capital, como a de máquinas e equipamentos. As principais refinarias e petroquímicas do país estão próximas aos grandes lençóis petrolíferos, principalmente na bacia do Volga-Urais, que fica entre Moscou e os Urais.
Montes Urais na Rússia
  Em torno da capital predominam indústrias de bens de consumo e de bens de capital por causa da existência de um amplo mercado consumidor e da boa infraestrutura de transportes e telecomunicações.
  A porção asiática possui algumas indústrias, mas a grande distância em relação às principais aglomerações urbano-industriais, localizadas na porção europeia, limitam a expansão da exploração dos recursos minerais da Sibéria.
  Com o fim do socialismo, iniciou-se um processo de privatização e adoção de mecanismos da economia de mercado nas ex-repúblicas soviéticas, além da instauração de um processo de modernização da economia.
  Na Rússia, durante o governo de Bóris Yeltsin (1991-1999), uma parte das antigas empresas estatais foi privatizada. Dessas, algumas foram compradas por corporações estrangeiras ou por fundos de investimento, outras tiveram suas ações distribuídas entre os empregados, mas muitas delas acabaram caindo nas mãos de grupos criminosos que corromperam agentes do Estado para conseguir o domínio de antigas estatais sem pagar praticamente nada por isso. Esses grupos foram um dos setores da sociedade russa que mais enriqueceu. Desde a época da União Soviética controlavam uma economia paralela que floresceu  nos interstícios da economia planificada em decorrência da escassez dos mais variados produtos. Entretanto, ainda há muitas empresas sob o controle total ou parcial do Estado russo.
Eurokhim - líder em produção de fertilizantes nitrogenados da Rússia
  Depois de um período de profunda crise, houve a retomada do crescimento econômico e nesse processo surgiram grandes corporações russas de capital aberto, isto é, com ações cotadas na Bolsa de Valores de Moscou. É o caso da Gazprom (principal produtora de gás natural do planeta, maior empresa russa e 22ª na lista das 500 maiores da revista Fortune), da Lukoil e da Rosneft Oil, ambas também listadas naquela pesquisa. Essas três empresas são responsáveis por extrair petróleo e gás natural em diversos lugares do território russo e também no exterior. Não é por acaso que as maiores corporações russas sejam do setor energético: o petróleo e o gás natural são duas das maiores riquezas do país.
Gazprom - maior empresa russa
  Apesar do avanço do processo de privatização, diversas empresas, principalmente desses setores estratégicos, continuam pertencendo, em parte, ao Estado. Em 2009, a Gazprom ainda tinha 50% de suas ações nas mãos do governo russo, seu maior acionista. Do capital da Rosneft Oil, 75% das ações pertenciam ao Estado russo. A Lukoil começou a ser privatizada em 1993: o governo foi se desfazendo de suas ações e em 2004 vendeu o restante do que possuía do capital da empresa.
  O presidente Vladimir Putin (governou entre 2000 e 2008, quando foi sucedido por Dmitri Medvedev) planejava vender, das empresas estatais que restaram, aquelas que não fossem competitivas ou estratégicas para sanear as contas públicas e garantir um crescimento de 7% ao ano em seu segundo mandato (2004-2008). Com isso, o governo russo projetava dobrar o PIB do país até o final daquela década.
  Com o rápido crescimento econômico nos anos 2000, ao mesmo tempo em que as empresas russas têm ganhado importância no mundo, vêm crescendo o fluxo de investimentos no país. De acordo com a UNCTA, os capitais estrangeiros têm sido atraídos pelo crescimento do mercado interno e pela possibilidade de exploração dos recursos naturais, especialmento do setor energético. 
FONTE: Sene, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, volume 2: espaço geográfico e globalização: ensino médio / Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira. - São Paulo: Scipione, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog