ANUNCIAD

terça-feira, 13 de novembro de 2012

AS PRECIPITAÇÕES

  O Sol aquece a Terra, causando a evaporação da água da superfície do planeta, como a água dos mares, dos rios, do corpo dos animais e dos vegetais.
  O vapor de água, ao alcançar maiores altitudes, condensa-se, transformando-se em gotículas de água líquida que formam as nuvens.
  A chuva é a precipitação da água das nuvens.
  As chuvas podem ser classificadas em três tipos:
  • Chuva de convecção - causada por aquecimento solar diferencial do solo (intensa insolação) e das camadas de ar mais baixas, principalmente no fim do verão. A intensidade de chuva pode ser elevada, mas em geral é de curta duração. Acontece com frequência, principalmente na Amazônia.
  • Chuva frontal ou ciclônica - causada pelo ar quente invadindo o ar frio ou vice-versa. O ar quente é forçado para cima, provocando precipitações de longa duração sobre áreas extensas. Predomina em áreas temperadas, subtropicais e tropicais.
  • Chuva orográfica - causada por ar úmido sendo forçado para cima por uma barreira física, como as montanhas de uma linha costeira (Serra do Mar, por exemplo). Portanto, é um tipo de chuva provocada pelo relevo, que faz com que o ar se eleve para poder ultrapassá-lo. Como resultado, o ar úmido se resfria, formando gotinhas que se tornam pesadas e caem. As áreas onde acontece esse tipo de chuva são as encostas de cadeias montanhosas.
  • Neve - a neve é um tipo de precipitação que se dá quando as temperaturas estão abaixo de 0°C. Por causa do frio intenso, o vapor de água das nuvens se congela e cai em forma de flocos de gelo, formando a neve.
 
  • Granizo - as chuvas de granizo acontece pelo congelamento das gotículas de água existentes nas nuvens. Quando uma camada de ar mais frio encontra uma nuvem, há o congelamento dessas gotículas, que se precipitam na forma de granizo.
FONTE: Castellar, Sônia. Geografia: uma leitura do mundo: introdução, 6° ano / Sônia Castellar, Valter Maestro. -- 1. ed. -- São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. -- (Coleção geografia)
Postar um comentário