segunda-feira, 12 de novembro de 2012

AUMENTO DE TEMPERATURA DA TERRA PODERIA ARRASAR PLANTAÇÕES BRASILEIRAS DE SOJA E CAFÉ

  As plantações de soja, café e milho correm sério risco de desaparecer ou diminuir drasticamente caso se concretize a previsão de cientistas sobre o aumento da temperatura da Terra, diz o pesquisador da Embrapa-Informática Agropecuária, Fábio Marin. "Temos uma grande preocupação com todas as espécies que têm uma sensibilidade maior a temperaturas elevadas e à deficiência hídrica", disse.
  O pesquisador, no entanto, é cauteloso ao dizer que ainda não se tem ideia de como será a distribuição do aquecimento global de até 4 graus previsto no relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês). [...]
  "Nós não vamos ter 4 graus em todas as regiões. Algumas regiões vão ter um pouco mais, outras um pouco menos, mas vamos manter um certo otimismo de que não vamos chegar a esse ponto", disse.
Soja - um dos cultivos que seriam mais prejudicados com o aquecimento global
  Marin explicou que, se houver a mudança de temperatura, o Brasil perderia dois milhões  de quilômetros quadrados em áreas que hoje são consideradas aptas ao cultivo da soja. No caso do milho, essa redução chegaria a 700 mil quilômetros quadrados. "O café também é uma cultura muito sensível à temperatura elevada. Tanto que os bons cafés do Brasil são produzidos em regiões com um pouco mais de altitude, com temperaturas amenas e ele seria muito afetado por essa mudança climática", disse.
Café - outro cultivo que seria prejudicado
  Segundo o pesquisador da Embrapa, a principal forma de evitar o aumento da temperatura na Terra é investir em produtos e energias que reduzem o nível de CO na atmosfera, principalmente na redução do consumo de combustíveis fósseis, como o petróleo. Além disso, as taxas de CO na atmosfera pode ser reduzidas com o uso de produtos reciclados, que normalmente consomem menos energia no processo de fabricação e pelo uso de biocombustível, que é uma forma mais limpa de combustível.
O uso de fontes de energia limpa, como a eólica, seria uma forma de evitar o aquecimento global
FONTE: Agência Brasil

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog