Cesgranrio
1) De modo mais abrangente, o que se espera que o aluno demonstre, ao término da escolaridade básica:
a) competências e habilidades para leitura de diferentes mídias;
b) domínio de algoritmos e computacionais e de uma língua estrangeira;
c) competências para transformar informação em conhecimento e saber utilizá-lo em diferentes contextos;
d) domínio das novas tecnologias exigidas pelo mundo do trabalho;
e) domínio das técnicas de comunicação e expressão.
2) Quando Luzia começou a trabalhar na escola estadual em que é professora, tinha muita dificuldade em identificar os papéis e funções dos diferentes profissionais. Hoje, depois de alguns anos na escola e de muitas reuniões, ela já compreende como se estabelecem as relações entre os diferentes agentes e suas responsabilidades. Assim, Luzia deve entender que:
a) o professor coordenador é um profissional com autonomia para modificar o projeto pedagógico da escola sempre que achar necessário;
b) na escola, cabe ao professor a identificação das dificuldades do aluno, a definição dos conteúdos e dos procedimentos de avaliação, sempre em diálogo com o professor coordenador;
c) a presença do professor no Conselho de Classe é facultativa, mas a do supervisor é obrigatória;
d) a direção da escola não se deve envolver em ações de formação continuada nas escolas, tendo em vista que essa é função apenas do professor coordenador;
e) cabe somente aos funcionários da escola assegurar a presença dos alunos das séries avaliadas nos dias de aplicação do Saresp.
3) Um professor, responsável por uma disciplina numa escola da rede estadual, avisado pela direção sobre uma reunião para decidir sobre a gestão financeira da escola, recusou-se a participar, citando as incumbências docentes previstas na Lei 9.394. O professor está:
a) errado, porque a Lei é clara quando prevê a participação dos professores em trabalhos dedicados ao planejamento financeiro;
b) correto, porque, segundo a Lei, o planejamento financeiro não faz parte de suas atribuições;
c) correto, porque, segundo a Lei, o planejamento financeiro não é atribuição da escola;
d) errado, porque o planejamento financeiro da escola deve ser coordenado pelos professores;
e) errado, porque o planejamento financeiro de cada escola é organizado pela Diretoria de Ensino com participação dos professores.
4) "Em 1998 entrei para rede municipal de ensino e me deparei com uma turma de 5ª série (508) que os alunos estavam numa faixa etária acima da esperada para série (média 17 anos) e que tinham muita dificuldade para aprender, por não sentirem interesse em estar inclusive estudando. De início eu não conseguia aceitar tanta falta de conhecimento e tanto desinteresse, depois comecei a pesar as condições psicológicas, sociais, familiares etc... E foi então que comecei a repensar essa nova postura e atitude com relação a métodos de trabalho e avaliações pois as condições deles eram bem diferentes das quais eu estava habituada". (depoimento de uma professora)
Como expressado no depoimento da professora, os fatores que envolvem a aprendizagem escolar são muitos e precisam ser considerados no momento de definição de estratégias de ensino. Para ajudar a formular essas estratégias, a professora deve sugerir ao coordenador que discutam, nas HTPCs:
a) os problemas de cada família de alunos da escola, procurando soluções para eles;
b) as questões que dizem respeito à política de financiamento da Educação Básica;
c) as questões que envolvem a política estadual de atribuições de classes;
d) as questões que envolvem a um tratamento de natureza pedagógica aos alunos defasados idade/série;
e) as questões que envolvem a adaptação dos alunos em idade/série correta aos demais que estejam defasados.
5) Sobre o projeto político-pedagógico da escola é correto afirmar:
a) é um documento orientador da ação da escola, onde se registraram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas;
b) deve prover a orientação para a condução de cada disciplina e, sempre que possível, para uma articulação disciplinar, por meio de fazeres concretos, como projetos de interesse individual;
c) deve refletir o melhor equacionamento possível entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos e físicos, para garantir bons resultados ao final do ano letivo;
d) é um documento formal elaborado ao início de cada ano letivo que se realiza mediante um processo único de reflexão sobre a prática pedagógica dos professores;
e) possui uma dimensão política, no sentido de compromisso com a formação do cidadão participativo e responsável, e pedagógica, porque orienta o trabalho dos docentes e que a escola tenha uma perspectiva de trabalho única e diretiva.
6) Um dos papéis do professor na proposta pedagógica da unidade escolar é:
a) deve elaborar sozinho a proposta pedagógica e garantir a sua execução no tempo determinado pela direção da escola;
b) deve priorizar pagar com seu salário diversos cursos de capacitação em serviço para melhor desenvolver a proposta pedagógica da escola;
c) não precisa estar a par dos resultados de sua escola no Saeb e no Saresp já que estes dados serão desnecessários para o replanejamento de suas aulas;
d) deve atuar em equipe em favor da construção da proposta, valorizando a formação continuada e o estudo das Propostas Curriculares da SEE/SP;
e) não necessita conhecer a realidade e as identidades locias, por isso é desnecessário no desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.
7) Os dados do INEP mostram que, em 2008, dentre as 20 primeiras escolas no ranking do Estado de São Paulo, a partir dos resultados do ENEM, 18 são privadas e duas são centros federais de educação tecnológica. É corrente a hipótese de que existe uma relação entre o nível socioeconômico dos alunos e os resultados de desempenho escolar. Assim, os professores das escolas públicas têm avançado no sentido de reconhecer os fatores ditos "externos" que interferem no desempenho escolar e criar alternativas pedagógicas para dotar o ensino público da qualidade almejada. Marque a alternativa que demonstre uma ação docente adequada nesse contexto, segundo Hoffmann.
a) as matrizes curriculares, a partir dos projetos político-pedagógicos, devem ser seguidas sem adaptação à realidade social das escolas;
b) as metodologias de ensino idealizadas como pertinentes devem ser aplicadas para atender às determinações legais;
c) os valores ou conceitos atribuídos ao desempenho dos alunos devem ser ajustados de acordo com a origem socieconômica;
d) as turmas devem ser reorganizadas a cada ano, de acordo com os resultados de desempenho, adaptando-se os procedimentos didáticos e outros processos de avaliação ao nível de cada uma;
e) os processos educativos, culminando com as práticas avaliativas, não devem ser moldes onde os alunos têm que se encaixar pelo seu desempenho.
8) Segundo César Coll e Elena Martín (2004), quanto mais amplos, ricos e complexos forem os significados construídos, isto é, quanto mais amplas, ricas e complexas forem as relações estabelecidas com os outros significados da estrutura cognitiva, tanto maior será a possibilidade de utilizá-los para explorar relações novas e para construir novos significados. O que pode fazer uma professora para ampliar as possibilidades de alunos que estejam construindo conhecimentos, ainda no concreto, mas que já estão em passagem para um pensamento abstrato?
a) propor atividades interdisciplinares, utilizando blocos lógicos;
b) promover situações de interação entre os alunos mais velhos da turma;
c) estimular o conflito cognitivo entre previsão e constatação;
d) partir de uma estrutura concreta e avaliar sua limitação;
e) sugerir situações de avaliação do nível operatório formal.
9) A SEE/SP recomenda aos seus professores o uso de estratégias diversificadas de avaliação. Que depoimento é o de um professor que segue essa orientação?
a) é um documento orientador da ação da escola, onde se registraram as metas a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas;
b) deve prover a orientação para a condução de cada disciplina e, sempre que possível, para uma articulação disciplinar, por meio de fazeres concretos, como projetos de interesse individual;
c) deve refletir o melhor equacionamento possível entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos e físicos, para garantir bons resultados ao final do ano letivo;
d) é um documento formal elaborado ao início de cada ano letivo que se realiza mediante um processo único de reflexão sobre a prática pedagógica dos professores;
e) possui uma dimensão política, no sentido de compromisso com a formação do cidadão participativo e responsável, e pedagógica, porque orienta o trabalho dos docentes e que a escola tenha uma perspectiva de trabalho única e diretiva.
6) Um dos papéis do professor na proposta pedagógica da unidade escolar é:
a) deve elaborar sozinho a proposta pedagógica e garantir a sua execução no tempo determinado pela direção da escola;
b) deve priorizar pagar com seu salário diversos cursos de capacitação em serviço para melhor desenvolver a proposta pedagógica da escola;
c) não precisa estar a par dos resultados de sua escola no Saeb e no Saresp já que estes dados serão desnecessários para o replanejamento de suas aulas;
d) deve atuar em equipe em favor da construção da proposta, valorizando a formação continuada e o estudo das Propostas Curriculares da SEE/SP;
e) não necessita conhecer a realidade e as identidades locias, por isso é desnecessário no desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.
7) Os dados do INEP mostram que, em 2008, dentre as 20 primeiras escolas no ranking do Estado de São Paulo, a partir dos resultados do ENEM, 18 são privadas e duas são centros federais de educação tecnológica. É corrente a hipótese de que existe uma relação entre o nível socioeconômico dos alunos e os resultados de desempenho escolar. Assim, os professores das escolas públicas têm avançado no sentido de reconhecer os fatores ditos "externos" que interferem no desempenho escolar e criar alternativas pedagógicas para dotar o ensino público da qualidade almejada. Marque a alternativa que demonstre uma ação docente adequada nesse contexto, segundo Hoffmann.
a) as matrizes curriculares, a partir dos projetos político-pedagógicos, devem ser seguidas sem adaptação à realidade social das escolas;
b) as metodologias de ensino idealizadas como pertinentes devem ser aplicadas para atender às determinações legais;
c) os valores ou conceitos atribuídos ao desempenho dos alunos devem ser ajustados de acordo com a origem socieconômica;
d) as turmas devem ser reorganizadas a cada ano, de acordo com os resultados de desempenho, adaptando-se os procedimentos didáticos e outros processos de avaliação ao nível de cada uma;
e) os processos educativos, culminando com as práticas avaliativas, não devem ser moldes onde os alunos têm que se encaixar pelo seu desempenho.
8) Segundo César Coll e Elena Martín (2004), quanto mais amplos, ricos e complexos forem os significados construídos, isto é, quanto mais amplas, ricas e complexas forem as relações estabelecidas com os outros significados da estrutura cognitiva, tanto maior será a possibilidade de utilizá-los para explorar relações novas e para construir novos significados. O que pode fazer uma professora para ampliar as possibilidades de alunos que estejam construindo conhecimentos, ainda no concreto, mas que já estão em passagem para um pensamento abstrato?
a) propor atividades interdisciplinares, utilizando blocos lógicos;
b) promover situações de interação entre os alunos mais velhos da turma;
c) estimular o conflito cognitivo entre previsão e constatação;
d) partir de uma estrutura concreta e avaliar sua limitação;
e) sugerir situações de avaliação do nível operatório formal.
9) A SEE/SP recomenda aos seus professores o uso de estratégias diversificadas de avaliação. Que depoimento é o de um professor que segue essa orientação?
a) "não dou mais as provas, e sim pequenos testes e atividades que, ao final do bimestre, me dão a ideia de como estão meus alunos. Aí, sim, lanço as notas";
b) "será que todos os alunos que ficam com média 7,0, no somatório das notas das várias atividades, são iguais, aprenderam as mesmas coisas? Acho que não. Por isso, não trabalho mais com notas, mas sim com conceitos";
c) "aplico provas, mando fazer pesquisa, individual e em grupo, proponho atividades em sala de aula, diversifico o máximo para dar oportunidade a todos de me mostrarem o que estão aprendendo;"
d) "eu entregava as notas que eles sabiam valer para promoção. Ao verificar suas notas básicas, fazia com que fossem corrigindo seus erros, um a um. A maioria desses alunos com dificuldades de aprendizagem é muito dispersiva;"
e) "às vezes a avaliação escolar é transformada em um mecanismo disciplinador de condutas sociais. Por exemplo, já vi situações em que uma atitude de 'indisciplina' na sala de aula, por vezes, é imediatamente castigada com um teste relâmpago."
10) Assim como não podemos falar em uma escola genérica, no singular, pois todas são diferentes, por mais que se assemelhem, também não podemos falar numa família no singular, principalmente nos dias atuais, em que a própria configuração familiar tem mudado profundamente. Mas, ainda assim, o ambiente familiar é o ponto primário das relações socioafetivas para a grande maioria das pessoas. No que se refere à escola, os PCNs assinalam algumas considerações sobre a relação entre família e a escola. Assinale a alternativa correta:
a) é função da educação estimular a capacidade crítica e reflexiva nos alunos para aprender a transformar informação em conhecimento, pois tanto a escola como a família são mediadoras na formação das crianças e jovens;
b) nos dias de hoje, a escola substitui a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de valores, cabendo à escola julgar a educação que cada família oferece a seus filhos;
c) a existência da família por si só, assegura o desenvolvimento saudável da criança, uma vez que ela é também influenciada por fatores intrínsecos que determinam, em grande parte, a maneira como se apropriará dos recursos disponíveis;
d) as conquistas no âmbito do trabalho promoveram uma maior inserção da mulher em diferentes segmentos da sociedade, e com isso, maior controle de seu tempo, sobretudo no que se refere à dedicação aos filhos e ao desempenho da função educativa dentro da família;
e) a escola pode desconsiderar o efeito família visto que com a variedade de tipos de organização familiar e as diferenças e crises que se instalam, a família, de forma geral, está deixando de ser um espaço valorizado pelos adolescentes e jovens.
11) Tanto nos PCNs do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental quanto na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, defende-se que as situações pedagógicas devem envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho, de modo a favorecer sua formação íntegra. Para isso, é importante que o professor:
a) ofereça atividades pedagógicas fixas e determinadas;
b) ofereça um projeto estruturado de formação para todos;b) nos dias de hoje, a escola substitui a família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de valores, cabendo à escola julgar a educação que cada família oferece a seus filhos;
c) a existência da família por si só, assegura o desenvolvimento saudável da criança, uma vez que ela é também influenciada por fatores intrínsecos que determinam, em grande parte, a maneira como se apropriará dos recursos disponíveis;
d) as conquistas no âmbito do trabalho promoveram uma maior inserção da mulher em diferentes segmentos da sociedade, e com isso, maior controle de seu tempo, sobretudo no que se refere à dedicação aos filhos e ao desempenho da função educativa dentro da família;
e) a escola pode desconsiderar o efeito família visto que com a variedade de tipos de organização familiar e as diferenças e crises que se instalam, a família, de forma geral, está deixando de ser um espaço valorizado pelos adolescentes e jovens.
11) Tanto nos PCNs do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental quanto na Proposta Curricular do Estado de São Paulo, defende-se que as situações pedagógicas devem envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho, de modo a favorecer sua formação íntegra. Para isso, é importante que o professor:
a) ofereça atividades pedagógicas fixas e determinadas;
c) desenvolva instrumentos para avaliar conteúdos;
d) articule os conteúdos curriculares ao desenvolvimento de competências;
e) ofereça normas e regras de conduta e previsão.
12)
Uma escola urbana, ao formar as turmas pelo critério da homogeneidade a
partir dos resultados de desempenho dos seus alunos no ano anterior,
acaba por formar uma turma excessivamente heterogênea. A professora da
turma, para minimizar os problemas de ensino e de aprendizagem, deve:
a) elaborar diferentes tipos de avaliação para compensar o desnível de aprendizagem e equilibrar os resultados de desempenho;
b)
organizar a turma em grupos mais homogêneos por tipo de dificuldade
para possibilitar um sistema de cooperação entre os alunos;
c)
adotar uma pedagogia diferenciada criando atividades múltiplas menos
baseadas na intervenção do professor para possibilitar atendimentos
personalizados;
d) reprovar os alunos
que apresentem dificuldades de aprendizagem para colocá-los em uma turma
de maturidade mais próxima para que eles consigam acompanhar;
e)
propor uma reorganização das turmas, no âmbito da escola, considerando
os níveis de dificuldade de cada aluno, para possibilitar um
planejamento pedagógico homogêneo.
13) Sobre os exames nacionais de avaliação da educação brasileira, é correta a seguinte afirmativa:
a) o Enem tem papel fundamental na implementação da reforma do Ensino Médio, ao apresentar provas nas quais as questões são formuladas a partir de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização;
b) A Provinha Brasil tem por objetivo oferecer aos gestores das redes de ensino um instrumento para diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início da educação básica, sendo aplicada na última série da educação infantil;
c) a Prova Brasil, realizada a cada três anos, avalia as habilidades em Língua Portuguesa, com foco na leitura, e em Matemática, com foco nas quatro operações, sendo aplicada somente a alunos do 9º ano da rede pública de ensino nas áreas urbana e rural;
d) a partir do SAEB, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais definem as escolas pelo desempenho e dirigem seu apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das cinquenta últimas escolas classificadas em cada município;
e) o Pisa é um programa de avaliação internacional padronizada, desenvolvida para os jovens dos países europeus aplicada a alunos de 15 anos a cada dois anos, abrangendo as áreas de Matemática e Ciências.
14) Das características do SARESP, a que representa uma inovação a partir de 2007 é a:
a) inclusão das escolas estaduais rurais no processo;
b) supressão de redação na prova de língua portuguesa;
c) utilização de itens pré-testados e elaborados a partir das Matrizes de Referência;
d) participação, por adesão, da rede estadual e da rede particular;
e) assunção das despesas das adesões das redes municipal e particular do governo estadual.
15) O IDEB é um índice de desenvolvimento da educação básica criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Sobre o IDEB, é correto afirmar que:
a) é calculado com base, exclusivamente, na taxa de rendimento escolar dos alunos;
b) é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica;
c) é um índice de rendimento escolar cujo resultado é usado como critério na concessão de bolsas de estudos;
d) permite um mapeamento geral da educação brasileira, e seu resultado define a concessão de aumentos orçamentários para as escolas;
e) representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, três conceitos igualmente importantes: desempenho de alunos, fluxo escolar e desempenho docente.
16) Antônio, aluno que poderia chamar de "bom aluno", sempre muito quieto e dedicado. Certo dia, durante uma atividade de grupo, Rodrigo chama-o agressivamente de homossexual. Diante da situação e percebendo que Antônio temia represálias de Rodrigo, a atitude mais adequada de um professor com o compromisso de enfrentar "deveres e os dilemas éticos da profissão" é:
a) suspender os trabalhos em andamento para discutir o incidente crítico;
b) repreender o agressor imediatamente e mandá-lo para a direção já com uma indicação;
c) retirar o agressor e agredido de sala para que se entendam sem atrapalhar o andamento da aula;
d) dirigir-se ao aluno agressor sem interromper as atividades e retirá-lo de sala, mandando-o à direção;
e) chamar a autoridade administrativa para a sala de aula a fim de dar providências disciplinares ao agressor.
17) Em uma atividade de grupo numa aula de Língua Portuguesa, o professor observara vários comportamentos diferentes em relação à participação dos alunos: num dos grupos, Maria falava sem parar e não permitia a participação dos demais; em outro, José não falava nada, apenas escrevia; noutro, todos conversavam sobre alguma coisa que não parecia o assunto a ser debatido. Num quarto grupo, os alunos sequer falavam, pois todos estavam desenvolvendo individualmente e por escrito a solicitação do professor, havia, ainda, um quinto e um sexto grupo que não despertaram maior atenção no professor. Usar esses registros para proceder a uma avaliação mediadora pressupõe a seguinte atitude do professor:
a) sancionar e premiar os alunos segundo suas observações, apresentando seus registros como justificativa das notas atribuídas;
b) desconsiderar a atividade realizada e, após a crítica às diferentes participações, propor uma nova atividade de grupo para atribuição de nota;
c) conversar com a turma sobre suas observações, a partir dos registros feitos, fazendo crítica à participação dos alunos depois de dada a nota;
d) discutir com a turma as suas observações e definir, a partir do debate, como essas diferentes participações poderão interferir na avaliação final;
e) atribuir notas baixas aos alunos cujo registro da observação foi considerado negativo pelo professor, criticando, diante da turma, as atitudes desses alunos.
18) Para Tardif, o saber docente é um saber plural, oriundo da formação profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores); de saberes disciplinares (saberes que correspondem aso diversos campos do conhecimento e emergem a tradição cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano). Assinale a alternativa que expressa o pensamento do autor:
a) a prática docente é desprovida de saber, e plena de saber-fazer;
b) o saber docente está somente do lado da teoria, ao passo que a prática é portadora de um falso saber baseado em crenças, ideologias, ideias preconcebidas;
c) os professores são apenas transmissores de saberes produzidos por outros grupos;
d) os saberes de experiência garantem sucesso no desenvolvimento das atividades pedagógicas;
e) o saber é produzido fora da prática e, portanto, sua relação com a prática só pode ser uma relação de aplicação.
19) Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, e orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental dizem que as escolas deverão estabelecer, como norteadoras de suas ações pedagógicas:
I. os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;
II. os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática;
III. os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.
Marque as afirmativas corretas:
a) I, apenas;
b) I e II, apenas;
c) I e III, apenas;
d) II e III, apenas;
e) I, II e III.
a) inclusão das escolas estaduais rurais no processo;
b) supressão de redação na prova de língua portuguesa;
c) utilização de itens pré-testados e elaborados a partir das Matrizes de Referência;
d) participação, por adesão, da rede estadual e da rede particular;
e) assunção das despesas das adesões das redes municipal e particular do governo estadual.
15) O IDEB é um índice de desenvolvimento da educação básica criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Sobre o IDEB, é correto afirmar que:
a) é calculado com base, exclusivamente, na taxa de rendimento escolar dos alunos;
b) é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica;
c) é um índice de rendimento escolar cujo resultado é usado como critério na concessão de bolsas de estudos;
d) permite um mapeamento geral da educação brasileira, e seu resultado define a concessão de aumentos orçamentários para as escolas;
e) representa a iniciativa pioneira de reunir, em um só indicador, três conceitos igualmente importantes: desempenho de alunos, fluxo escolar e desempenho docente.
16) Antônio, aluno que poderia chamar de "bom aluno", sempre muito quieto e dedicado. Certo dia, durante uma atividade de grupo, Rodrigo chama-o agressivamente de homossexual. Diante da situação e percebendo que Antônio temia represálias de Rodrigo, a atitude mais adequada de um professor com o compromisso de enfrentar "deveres e os dilemas éticos da profissão" é:
a) suspender os trabalhos em andamento para discutir o incidente crítico;
b) repreender o agressor imediatamente e mandá-lo para a direção já com uma indicação;
c) retirar o agressor e agredido de sala para que se entendam sem atrapalhar o andamento da aula;
d) dirigir-se ao aluno agressor sem interromper as atividades e retirá-lo de sala, mandando-o à direção;
e) chamar a autoridade administrativa para a sala de aula a fim de dar providências disciplinares ao agressor.
17) Em uma atividade de grupo numa aula de Língua Portuguesa, o professor observara vários comportamentos diferentes em relação à participação dos alunos: num dos grupos, Maria falava sem parar e não permitia a participação dos demais; em outro, José não falava nada, apenas escrevia; noutro, todos conversavam sobre alguma coisa que não parecia o assunto a ser debatido. Num quarto grupo, os alunos sequer falavam, pois todos estavam desenvolvendo individualmente e por escrito a solicitação do professor, havia, ainda, um quinto e um sexto grupo que não despertaram maior atenção no professor. Usar esses registros para proceder a uma avaliação mediadora pressupõe a seguinte atitude do professor:
a) sancionar e premiar os alunos segundo suas observações, apresentando seus registros como justificativa das notas atribuídas;
b) desconsiderar a atividade realizada e, após a crítica às diferentes participações, propor uma nova atividade de grupo para atribuição de nota;
c) conversar com a turma sobre suas observações, a partir dos registros feitos, fazendo crítica à participação dos alunos depois de dada a nota;
d) discutir com a turma as suas observações e definir, a partir do debate, como essas diferentes participações poderão interferir na avaliação final;
e) atribuir notas baixas aos alunos cujo registro da observação foi considerado negativo pelo professor, criticando, diante da turma, as atitudes desses alunos.
18) Para Tardif, o saber docente é um saber plural, oriundo da formação profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores); de saberes disciplinares (saberes que correspondem aso diversos campos do conhecimento e emergem a tradição cultural); curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano). Assinale a alternativa que expressa o pensamento do autor:
a) a prática docente é desprovida de saber, e plena de saber-fazer;
b) o saber docente está somente do lado da teoria, ao passo que a prática é portadora de um falso saber baseado em crenças, ideologias, ideias preconcebidas;
c) os professores são apenas transmissores de saberes produzidos por outros grupos;
d) os saberes de experiência garantem sucesso no desenvolvimento das atividades pedagógicas;
e) o saber é produzido fora da prática e, portanto, sua relação com a prática só pode ser uma relação de aplicação.
19) Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, e orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental dizem que as escolas deverão estabelecer, como norteadoras de suas ações pedagógicas:
I. os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;
II. os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da Criticidade e do respeito à Ordem Democrática;
III. os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, e da Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais.
Marque as afirmativas corretas:
a) I, apenas;
b) I e II, apenas;
c) I e III, apenas;
d) II e III, apenas;
e) I, II e III.
GABARITO
1 - C 2 - B 3 - B 4 - D 5 - A 6 - D 7 - E 8 - C 9 - C 10 - A 11 - D 12 - C 13 - A 14 - C 15 - B 16 - A 17 - D 18 - D 19 - E
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