terça-feira, 22 de novembro de 2011

OS CONFLITOS EM CHIAPAS - MÉXICO

  Os estados de Chiapas, Oaxaca e Guerrero são considerados as regiões mais carentes do México. Habitados principalmente por camponeses descendentes de indígenas, esses estados promoveram um grande movimento popular armado na década de 1990.
  Em 1982, formou-se em Chiapas o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), que reivindicava a manutenção das línguas, dos costumes e das tradições indígenas, o direito de cultivar a terra, além de melhorias nos setores econômico e social. A organização teve um expressivo crescimento, pois recebeu a adesão de diversas comunidades indígenas da região.
Sub-comandante Marcos - líder do EZLN
  Em 1994, explodiu a rebelião em Chiapas. Os integrantes do EZLN utilizaram armas de todos os tipos, desde pedaços de madeira e espingardas de ar comprimido até metralhadoras de última geração. Quinze dias após o início da rebelião, o governo federal mexicano tomou a iniciativa do cessar-fogo. Em todo o país ocorreram manifestações de apoio ao movimento de Chiapas, assim como de protestos contra o Nafta.
  Em 1996, o governo mexicano propôs alguns acordos garantindo direitos e autonomia aos indígenas, os quais foram ratificados no ano de 2001.
  Desde o início do movimento, os rebelados zapatistas declararam que não lutavam para se separar do México, mas apenas para manter suas raízes indígenas e garantir autonomia e melhores condições de vida.
Protesto de zapatistas em Palenque - Chiapas
 FONTE: Geografia, 3° ano: ensino médio / organizadores: Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena - 1. ed. - São Paulo: Edições SM, 2010. - (Coleção ser protagonista)

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog