quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AS AGROINDÚSTRIAS

  A agropecuária é o núcleo central da produção agrícola e representa o processo de cultivo de plantas e de criação de animais. Normalmente, é o campo que fornece os produtos para a indústrias de transformação e os alimentos in natura (em sua forma natural) para o consumo.
  Assim, a agropecuária é composta pela agricultura (que se divide em lavouras temporárias e permanentes), pela pecuária (criações de aves, gado etc.) e pelo extrativismo comercial.
  Há vários tipos de agroindústria: 
1. Agroindústria de processamento - transforma os produtos vindos da agropecuária em bens de consumo. São exemplos disso o setor têxtil e de vestuário (com a transformação do algodão e de outras fibras naturais), o setor alimentício (sucos, bebidas, café, leite, alimentos processados etc.) e a agroindústria florestal (madeira, papel, celulose, móveis etc.).
Produtos da agroindústria de processamento
2. Agroindústria de bens de capital - responde pela produção de insumos e instrumentos que possibilitam o aumento da produtividade na agricultura. Estão nesse ramo industrial a produção de tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas, os sistemas de irrigação, as indústrias de fertilizantes, corretivos e defensivos, a produção de ração animal e a de sementes melhoradas, mudas etc.
Máquinas agrícolas - fazem parte da agroindústria de bens de capitais
3. Agrosserviços - estão ligados ao desenvolvimento de serviços que influem diretamente na produção agropecuária. O agrosserviço divide-se em três ramos distintos:
a) Agrosserviço de preparação e logística - nele se incluem casas de beneficiamento para frutas frescas (laranjas, maçãs, uvas etc.), o setor de armazenamento (silos, armazéns, depósitos etc.), estruturas de seleção e empacotamento (para arroz, feijão, milho, batata, cebola etc.) e o setor de transporte (para produtos perecíveis, hortifrútis e cargas em geral).
Silos agrícolas - compreende os agrosserviços de preparação e logística
b) Agrosserviço de aprimoramento e ampliação - está associado à prestação de serviços especializados na gestão e no aprimoramento dos negócios agropecuários, tais como a manutenção de equipamentos agrícolas (assistência técnica, oficinas etc.), o planejamento e gerenciamento financeiro e contábil, serviços de terraplenagem e pesquisa e desenvolvimento para a agropecuária (adaptação de tecnologia etc.).
Crédito Agrícola - corresponde ao agrosserviço de aprimoramento e ampliação
c) Agrosserviço transacional e de distribuição - engloba pessoas e estruturas especializadas na comercialização dos produtos agropecuários, tais como atacadistas e varejistas, feiras livres e empresas de exportação, bolsas de mercadorias etc.
Comercialização de produtos agrícolas - corresponde ao agrosserviço de distribuição
FONTE: Geografia, 1° ano: ensino médio / organizadores: Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena - 1. ed. - São Paulo: Edições SM, 2010. - (Coleção ser protagonista).

Um comentário:

Unknown disse...

parabens gostei muito foi util demais

ADSENSE

Pesquisar este blog