sábado, 26 de novembro de 2011

PARQUE EÓLICO DE RIO DO FOGO

  O Parque Eólico de Rio do Fogo é o terceiro maior parque eólico do Brasil. Fica localizado na cidade de Rio do Fogo - RN, distante cerca de 81 km de Natal. Esse parque eólico tem 62 aerogeradores e capacidade instalada para produzir 49,3 Mega Watts (MW), ou 800 KW para cada um dos 62 aerogeradores distribuídos em uma enorme área de dunas, relativamente próximo à praia. Foi inaugurado em julho de 2006 e à época era o maior da América Latina.
  O estado do Rio Grande do Norte é visto como o maior potencial do país para gerar energia eólica, e tem ventos soprando a favor de pelo menos 17 municípios em estágio de desenvolvimento regular ou moderado, a exemplo de João Câmara, Touros e Galinhos. Esses ventos prometem levar, até essas cidades, um surto de crescimento sem precedentes, gerando emprego e renda, principalmente em áreas como a construção civil, operação e manutenção de equipamentos.
VANTAGENS DA GERAÇÃO EÓLICA PARA O SETOR ELÉTRICO E O MEIO AMBIENTE
  Dentre os fatores que favorecem a produção de energia eólica estão:  energia a partir de uma fonte renovável; contribuição para a diversificação da matriz energética brasileira;  rápida implantação; potencial de geração de crédito de carbono. O vento é uma fonte de combustível limpa e renovável, não causa nenhum tipo de poluição na atmosfera ou no meio ambiente, e sempre vai existir. Usinas de energia podem queimar combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, que são fontes de energia que se acabam e são poluentes. As turbinas eólicas não produzem emissões atmosféricas que causam problemas de efeito estufa ou chuva ácida.
BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS
  Desenvolvimento de uma área de baixa aptidão agrícola; geração de postos de trabalho durante a obra e a fase de operação e manutenção; novos arranjos produtivos (o turismo, principalmente); maior visibilidade do município.
DESVANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA
  Uma das desvantagens é a poluição sonora, onde o vento bate nas pás das hélices, que podem assustar as aves em migração; nem sempre há vento gerando no local onde está sendo implantada a energia eólica; provoca a poluição visual, pois modifica a paisagem; entre outros.
FONTE: Felipe. José Lacerda Alves. Economia Rio Grande do Norte: estudo geo-histórico e econômico: ensino médio / José Lacerda Alves Felipe, Edilson Alves de Carvalho. - João Pessoa: Editora Grafset, 2002.

4 comentários:

wania martins disse...

Professor, boa noite! Meu nome é Wania Martins e sou professora de Meio Ambiente no Senac RN. Por gentileza, você sabe me dizer como agendar uma visita no parque eólico ? É possível isto, há alguém para explicar o funcionamento das turbinas, etc etc? Se vc tiver o nome do contato, tel ou e-mail eu agradeço e, independente de qualquer resposta me coloco à disposição para ajudá-lo também. Abraços Wania Martins e-mail: falecomwania@uol.com.br

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Olá, Wânia, boa noite. Em primeiro lugar gostaria de agradecer por ter acessado meu blog e se possível pudesse divulgar o mesmo para os seus alunos ou mesmo amigos ficaria muito grato. Olhe Wânia, o Parque Eólico de Rio do Fogo é de responsabilidade da Iberdrola e para fazer uma visita ao parque você tem que agendar com o pessoal do Iberdrola Cosern. O email para contato é:liu@iberdrola.com.br obrigado

Anônimo disse...

Você tem informação sobre outros parques eólicos?

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Eu vou procurar e colocarei, abraços

ADSENSE

Pesquisar este blog