BOO-BOX

ANUNCIAD

BOO-BOX

ANUNCIAD

terça-feira, 13 de novembro de 2012

AS PRECIPITAÇÕES

  O Sol aquece a Terra, causando a evaporação da água da superfície do planeta, como a água dos mares, dos rios, do corpo dos animais e dos vegetais.
  O vapor de água, ao alcançar maiores altitudes, condensa-se, transformando-se em gotículas de água líquida que formam as nuvens.
  A chuva é a precipitação da água das nuvens.
  As chuvas podem ser classificadas em três tipos:
  • Chuva de convecção - causada por aquecimento solar diferencial do solo (intensa insolação) e das camadas de ar mais baixas, principalmente no fim do verão. A intensidade de chuva pode ser elevada, mas em geral é de curta duração. Acontece com frequência, principalmente na Amazônia.
  • Chuva frontal ou ciclônica - causada pelo ar quente invadindo o ar frio ou vice-versa. O ar quente é forçado para cima, provocando precipitações de longa duração sobre áreas extensas. Predomina em áreas temperadas, subtropicais e tropicais.
  • Chuva orográfica - causada por ar úmido sendo forçado para cima por uma barreira física, como as montanhas de uma linha costeira (Serra do Mar, por exemplo). Portanto, é um tipo de chuva provocada pelo relevo, que faz com que o ar se eleve para poder ultrapassá-lo. Como resultado, o ar úmido se resfria, formando gotinhas que se tornam pesadas e caem. As áreas onde acontece esse tipo de chuva são as encostas de cadeias montanhosas.
  • Neve - a neve é um tipo de precipitação que se dá quando as temperaturas estão abaixo de 0°C. Por causa do frio intenso, o vapor de água das nuvens se congela e cai em forma de flocos de gelo, formando a neve.
 
  • Granizo - as chuvas de granizo acontece pelo congelamento das gotículas de água existentes nas nuvens. Quando uma camada de ar mais frio encontra uma nuvem, há o congelamento dessas gotículas, que se precipitam na forma de granizo.
FONTE: Castellar, Sônia. Geografia: uma leitura do mundo: introdução, 6° ano / Sônia Castellar, Valter Maestro. -- 1. ed. -- São Paulo: Quinteto Editorial, 2009. -- (Coleção geografia)

2 comentários:

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

Carnaúba dos Dantas RN (TAUTOCRÓSTICO)


Carnaúba conferente
Arte abrangente
Rota renascente
Nota nutriente
Artista afluente
Única urgente
Boa benevolente
Amante ardente...

Dádiva diferente
Ordem ocorrente
Segue somente...

Deus decente
Alma assistente
Na nascente
Tenta transparente
A arte adquirente
Sócia saliente...


Poeta Francis Perot

MARCIANO DANTAS disse...

Obrigado por acessar o meu blog e pela bela poesia sobre a minha querida e amada cidade.

Pesquisar este blog

Carregando...