domingo, 25 de outubro de 2020

O PLANETA VÊNUS

   Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e, além do Sol e da Lua, é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a Antiguidade.

  Também chamado de Estrela Dalva, Estrela da Manhã, Estrela Vespertina e Joia do Céu, é considerado um planeta irmão da Terra. Isso decorre em virtude das similaridades de massa, densidade e volume entre ambos.

  Vênus orbita em torno do Sol a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vênus, equivalente a Afrodite. É considerado um planeta telúrico (terrestre), sendo coberto por uma camada opaca de nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, impedindo que a sua superfície seja vista do espaço na luz visível.

  Vênus possui a mais densa atmosfera entre todos os planetas do Sistema Solar, sendo constituído principalmente de dióxido de carbono. O planeta não possui um ciclo de carbono para fixar o carbono em rochas ou outros componentes da superfície, nem parece ter qualquer vida orgânica para absorvê-lo como biomassa. A primeira missão à Vênus data de 1961. Chamou-se Venera 1 e era soviética.

Imagem obtida por radar da superfície de Vênus

  Acredita-se que no passado Vênus possuía oceanos como os da Terra, que se evaporaram quando a temperatura se elevou, restando uma paisagem desértica, seca e poeirenta, com muitas pedras em forma de placas. A água provavelmente se dissociou e, devido à inexistência de um campo magnético, o hidrogênio foi arrastado para o espaço interplanetário pelo vento solar. A pressão atmosférica na superfície do planeta é 92 vezes a da Terra.

Animação mostrando o eixo de rotação de Vênus

  A superfície venusiana foi objeto de especulação até que alguns dos seus segredos foram revelados pela ciência planetária no século XX. O solo apresenta evidências de extenso vulcanismo e o enxofre na atmosfera pode indicar que houve algumas erupções recentes. Entretanto, a falta de evidência de fluxo de lava acompanhando algumas das caldeiras visíveis permanece um enigma. O planeta possui poucas crateras de impacto, demonstrando que a superfície é relativamente jovem, com idade de aproximadamente 300-600 milhões de anos. Não há evidência de placas tectônicas, possivelmente porque a crosta é muito forte para ser reduzida, sem água para torná-la menos viscosa. Em vez disso, Vênus pode perder seu calor interno em eventos periódicos de reposição da superfície.

Como podemos ver Vênus no início da noite

  Vênus tem 12.104 km de diâmetro. A superfície é coberta de lava e composta principalmente de dióxido de carbono e ácido sulfúrico, os quais formam nuvens densas responsáveis pelo fenômeno do efeito estufa. É isso que faz a temperatura aumentar a níveis suficientes para derreter o chumbo. Pelo menos 97% da composição atmosférica de Vênus é de dióxido de carbono. O restante é composto de nitrogênio e traços de dióxido de enxofre, vapor d'água, monóxido de carbono, argônio, hélio, neônio, cloreto de hidrogênio e fluoreto de hidrogênio. A temperatura de Vênus é de 482 ºC. A velocidade orbital desse planeta é de 35 km/h e a excentricidade orbital é circular, sendo considerada a menos excêntrica do Sistema Solar.

Crateras de impacto na superfície de Vênus


2 comentários:

Unknown disse...

Ótimo artigo

José Bonifácio Boni. disse...

O PLANETA-H2, denominado primitivamente e indevidamente de VÊNUS "A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA," quente 500 graus célsius... Lamacento e Borbulhante... Fedorento a enxofre... Na verdade desconhecido tanto pelos das ciências-ainda-a-avançar quanto pelos das religiões-ainda-a-desestagnar, já que habitado pelos inferiores SERES ELEMENTARES H2, de facto é... Inferiores a nós SERES ELEMENTARES H3 que habitamos o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 que chamam erradamente de TERRA já que TERRA sempre foi é e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA... Além de dizer, também provo no meu blog DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, tratar-se do infernal-submundo, para onde de forma decaída e não ELEVADA, decairão os COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS chamados primitivamente de ESPÍRITOS que movem os corpos dos maus desse nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 indevidamente TERRA, para moverem outros corpos mais desgraçados por lá. O COMBO ENEGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS e não ESPÍRITO do demônio ADOLF HITLER, decerto move outro corpo, mais desgraçado por lá.

ADSENSE

Pesquisar este blog