sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A CORRENTE MARÍTIMA DE HUMBOLDT

 

  O norte do Chile apresenta climas árido e semiárido por causa da corrente marítima fria de Humboldt. Ela impede a chegada de massas de ar úmidas provenientes do Oceano Pacífico ao continente.

  A corrente de Humboldt, também chamada de corrente do Peru, nasce próximo à Antártida, e é a corrente mais fria do mundo, com uma temperatura aproximada de 7º°C inferior à temperatura média do oceano na mesma latitude.

  A corrente de Humboldt resfria o ar atmosférico, provocando a condensação do vapor de água de massas de ar úmidas provenientes do oceano e causando chuvas. Quando essas massas de ar atingem o norte do território chileno, já perderam a umidade e se tornaram massas de ar secas. É aí que surge o deserto do Atacama, considerado o deserto mais árido do mundo.

Corrente de Humboldt

  Alexander von Humboldt foi um naturalista, cientista e viajante alemão que viveu entre 1769 e 1859. Durante a sua vida fez várias expedições, inclusive no continente americano. Em 1802, foi à costa americana do Pacífico. No litoral peruano, numa área de clima tropical, deparou com pinguins e um clima intrigantemente fresco.

  Humboldt mediu a temperatura da água no litoral de Callao (Peru), de onde saiu para Guayaquil (Equador). Graças à corrente marítima que vem do sul do Chile, essa viagem costeira levava 5 dias, muito rápido para a época, mas a volta podia demorar semanas.

  A corrente era conhecida desde o século XVI, mas o cientista foi o primeiro a verificar que suas águas eram bem mais frias que as águas que as circundavam.

  A baixa temperatura impede a evaporação e deixa a umidade relativa do ar baixa, deixando a massa de ar seca e ajudando a formar o clima seco do deserto do Atacama.

Vale da Lua, no deserto do Atacama - é considerado o deserto mais seco do mundo devido à atuação da corrente de Humboldt

  Durante o fenômeno El Niño, a corrente de Humboldt desaparece e deixa em seu lugar uma corrente quente, diminuindo o plâncton e aumentando as precipitações pluviométricas na costa sul-americana do Pacífico. Suas águas têm características diferentes das águas oceânicas. Por terem outra temperatura, salinidade, coloração e densidade, elas não se misturam facilmente com as águas do mar por onde passam.

  Com essas e outras observações, Humboldt concluiu que a corrente tinha origem no Polo Sul e era a responsável pelas temperaturas amenas no litoral sul-americano do Pacífico.

Esquema mostrando o efeito da corrente de Humboldt

  Graças às águas frias, à baixa salinidade e ao plâncton - seres microscópicos que vivem em suspensão nos meios aquáticos e servem de alimentos para alguns animais -, transportados pela corrente de Humboldt, a costa da América do Sul banhada pelo Oceano Pacífico, apresenta um dos ecossistemas marinhos de maior riqueza no mundo. Isso permite a região ter uma fauna marinha diversificada e torna os litorais, especialmente do Peru e do Chile, muito piscosos.

  Com alimento em abundância, a costa oeste da América do Sul atraem muitos cardumes, principalmente sardinhas, anchovas e carapaus do Pacífico.

  Dentre os animais encontrados nessa região, estão: pardelas-de-pata-rosada, lobos-marinhos, o pinguim-de-humboldt, entre outros, animais típicos da Antártida. O pinguim de Humboldt é encontrado na costa do Chile, e tem esse nome em homenagem à Alexander von Humboldt.

Pinguim-de-humboldt (Spheniscus humbolditi)

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada. O artigo foi muito útil, além de demasiadamente instigante!

ADSENSE

Pesquisar este blog