terça-feira, 6 de outubro de 2020

A RESEX CHAPADA LIMPA

  Uma floresta com árvores frutíferas resiste imponente no coração do cerrado maranhense. O bacurizeiro alcança o teto da mata e se mostra superior em meio à vegetação retorcida de Chapada Limpa, no leste do Maranhão. Este imenso pomar selvagem por muito pouco não desapareceu para dar lugar ao agronegócio. Em vinte anos, 70 mil hectares de cerrado foram desmatados na região do baixo Parnaíba para o plantio de soja.

  A Reserva Extrativista Chapada Limpa é uma unidade de conservação federal do Brasil categorizada como reserva extrativista e criada por meio do Decreto Presidencial em 26 de setembro de 2007, numa área de 11.973,05 hectares, no município de Chapadinha, na região do rio Munim, no estado do Maranhão. Foi a quinta reserva extrativista do Maranhão e a primeira nos biomas Cerrado e Mata dos Cocais dentro do estado.

Rio Munim

  A reserva foi criada com o objetivo de proteger o modo de vida dos extrativistas e o uso sustentável do cerrado. Também buscou pôr fim a um longo período de tensão social na região entre fazendeiros e camponeses.

  Trata-se de uma área de extrema importância para a sobrevivência de distintas formas de vida, pois é uma área de transição de três biomas diferentes. Além do Cerrado, na Reserva Extrativista Chapada Limpa podem ser encontradas espécies típicas, tanto da Amazônia quanto da Caatinga.

Vegetação da Resex Chapada Limpa

  A dinâmica produtiva é tradicionalmente baseada no agroextrativismo. As comunidades que vivem na parte alta da chapada ou vizinhas a ela têm no bacuri o principal produto do extrativismo. As que moram nas porções baixas da região praticam o extrativismo de babaçu, como fonte de renda, e das palmeiras típicas de ambientes alagáveis (juçara, buriti e bacaba) e para consumo da família. Os moradores da região também praticam a agricultura de subsistência para suprimento de alimentos básicos, como arroz, feijão e milho.

  A criação da Resex Chapada Limpa foi estratégica para a conservação de um dos biomas mais ameaçados do país, sobretudo neste canto do leste maranhense. Serviu também para por fim ao um longo período de tensão social na região. A chapada esteve durante anos no meio de um conflito entre fazendeiros e camponeses. As populações tradicionais agora podem transitar livremente e usar de modo sustentável tudo o que o cerrado oferece.

Paisagem da Resex Chapada Limpa

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog