segunda-feira, 7 de maio de 2012

O NORTE PRECISA DE IMIGRANTES

  "Até 2025, os países europeus precisam receber 159 milhões de novos imigrantes, enquanto os Estados Unidos necessitarão de outros 150 milhões, caso queiram evitar os efeitos do envelhecimento das populações sobre suas economias.
  No estudo 'Migrações de substituição: uma solução para as populações que envelhecem', técnicos da Divisão de População das Nações Unidas calculam que somente a entrada massiva de pessoas dos outros continentes permitirá à União Europeia (UE) manter o atual equilíbrio de quatro ou cinco pessoas economicamente ativas para cada pessoas fora do mercado de trabalho.
  Para manter o número de habitantes em idade ativa de 1995, a UE deveria importar 25 milhões de imigrantes. 'Temos consciência de que essas cifras são politicamente inaceitáveis para os europeus', explicou o diretor da Divisão de População da ONU, Joseph Chamie. 'Francamente não vejo outra solução que a de encarar os problemas de frente: as populações de todos os países do mundo estão envelhecendo a uma taxa alarmante, o que torna imprescindível considerar as consequências econômicas e sociais dessa realidade', destaca Chamie.
  A taxa atual de natalidade (1,4 filho por mulher em toda a Europa comunitária) está em clara queda em todo o mundo industrial, enquanto o aumento da esperança de vida completa o panorama do envelhecimento das populações dos países industrializados.
Taxa de natalidade dos países da União Europeia
  Os pesquisadores também levaram em conta para sua análise o objetivo desses países em sustentar um crescimento econômico comparável aos últimos anos e aumentos de produtividade equivalentes.
  A entrada tardia de jovens no mercado de trabalho, o aumento da esperança de vida e a baixa natalidade levariam os europeus a uma proporção de dois ativos para um não ativo em menos de 50 anos.
  Para superar a crise previsível, a UE precisa incorporar cerca de 159 milhões de pessoas em idade de trabalho, cabendo aos Estados Unidos recorrer a outros 150 milhões. Caso as tendências de hoje se mantivessem, em 2050 cerca de 47% da população europeia estaria aposentada e o número de pessoas com menos de 59 anos teria baixado em 11%. [...]"
FONTE: Enciclopédia do mundo contemporâneo. 3. ed. Milênio/Publifolha, 2002. p. 22

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog