quarta-feira, 9 de maio de 2012

FOCOS DE CONFLITOS NO LESTE EUROPEU

  Com o fim da Guerra Fria e a derrocada do socialismo no Leste Europeu, alguns países dessa região mergulharam em conflitos étnicos e turbulências políticas.
  A região dos Balcãs, cadeia montanhosa situada no sudeste da Europa, foi ocupada durante séculos por diversos povos de religiões diferentes (católica, ortodoxa e islâmica), que se enfrentaram em diversas ocasiões.
Região dos Balcãs
  As hostilidades que serviram de estopim para o início da Primeira Guerra Mundial ocorreram nessa região. Em 1908, os sérvios, com o apoio da Rússia, entraram em conflito com a Áustria, com a finalidade de conter o expansionismo austríaco que havia anexado a Bósnia-Herzegovina. A Sérvia, por sua vez, também pretendia se expandir e formar a Grande Sérvia, Estado que reuniria os povos eslavos. O assassinato do herdeiro do trono austríaco por um nacionalista sérvio, em Saravejo, na Bósnia em 1914, acirrou as tensões e deflagrou a Primeira Grande Guerra.
Arquiduque Francisco Ferdinando momentos antes de ser assassinado em Saravejo
  A dissolução da antiga Iugoslávia começou em 1991, depois de uma violenta guerra civil entre os grupos étnicos que disputavam os territórios do país. A Iugoslávia foi formada em 1929 pela junção dos reinos sérvio, croata e esloveno, reunindo muitas etnias. O processo de fragmentação da Iugoslávia deu origem a sete novos Estados: Bósnia-Herzegóvina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Sérvia, Montenegro e Kosovo.
Mapa da distribuição étnica e religiosa da região dos Balcãs
  Conheça um pouco mais sobre esse processo de fragmentação e sobre os países que dele resultaram:
  • Eslovênia: por apresentar composição étnica mais homogênea (91% de eslovenos), foi o primeiro país a conseguir independência, em 1991. Após a dissolução da Iugoslávia e de uma breve guerra, o país estabilizou-se e, a partir de 2004, passou a integrar a União Europeia.
  • Croácia: conseguiu a independência após uma guerra civil (1991-1992) entre croatas e a minoria sérvia. Sua entrada na União Europeia continua condicionada ao fim da intolerância étnica e da corrupção.
  • Macedônia: embora existindo tensões étnicas entre cristãos, ortodoxos e a minoria muçulmano-albanesa, conseguiu a independência de forma pacífica em 1991.
  • Bósnia-Herzegóvina: declarou sua independência em 1992. Imediatamente, teve início uma violenta guerra civil, que terminou em 1995 graças à intervenção da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os conflitos entre croatas, sérvios e muçulmanos causaram milhares de mortes e tornaram refugiados 2,5 milhões de pessoas. Até 2009, o país continuava sob mediação internacional e vigilância de soldados da Força da União Europeia, o que impedia negociações para a sua entrada nessa comunidade.
  • Montenegro: manteve-se unido à Sérvia com o nome de República Federal da Iugoslávia até 1992, quando passou a chamar-se Sérvia-Montenegro. As tensões com os separatistas de Kosovo cresceram em 1998. Montenegro se separou pacificamente da Sérvia em 2006; no mesmo ano iniciou conversações para ingresso na União Europeia.
  • Sérvia: unida até 2006 a Montenegro, foi palco de conflitos entre bósnios, eslovenos, croatas e sérvios, entre 1991 e 1995.
  • Kosovo: era inicialmente uma província autônoma da Sérvia, possui uma população composta de 90% de albaneses muçulmanos. Em 1998, os albaneses de Kosovo reivindicaram a independência e foram reprimidos por tropas sérvias. Esse massacre étnico deixou um saldo de muitos albaneses mortos. A província administrada pela ONU desde então declarou sua independência em fevereiro de 2008. A independência de Kosovo foi reconhecida por muitos países, entre os quais os Estados Unidos e a maior parte dos membros da União Europeia. Entretanto, Espanha, Chipre, Romênia, Bulgária, Grécia e Eslováquia não reconhecem Kosovo como Estado independente, talvez temendo que ele se torne um exemplo para as minorias étnicas de seus próprios países. Na América do Sul, Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai e Venezuela também se posicionaram contra a existência de Kosovo.
Pristina - capital de Kosovo 
  Outros movimentos separatistas ainda persistem na Europa. Os bascos, etnia localizada entre a Espanha e a França, continuam lutando para formar um país independente. Na Irlanda do Norte (também chamada de Ulster), a maioria da população é protestante e pretende continuar sob o domínio do Reino Unido; já a minoria católica, após 30 anos de luta pela autonomia e integração com a Irlanda (ou Eire, país de maioria católica), aceitou um acordo de paz iniciado em 1998 e concluído em 2007.
Região do País Basco
FONTE: Terra, Lygia. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil / Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.

Um comentário:

CÉSAR !!! disse...

Perfeita essa matéria

ADSENSE

Pesquisar este blog