domingo, 27 de maio de 2012

RIO+20

  Neste ano, completam-se duas décadas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ou Eco-92. Em comemoração aos 20 anos dessa conferência, o Brasil sediará entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20, que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Seção, em 2009.
  O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Reunião da Eco-92
A Conferência terá dois temas principais:
  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
  A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
O desenvolvimento sustentável será um dos principais temas da Rio+20
Os preparativos para a Conferência
  A Resolução 64/236 da Assembleia-Geral das Nações Unidas determinou a realização da Conferência, seu objetivo e seus temas, além de estabelecer a programação das reuniões do Comitê Preparatório (conhecidas como "PrepComs"). O Comitê vem realizando seções anuais desde 2010, além de "reuniões intersessionais", importantes para dar encaminhamento às negociações. Além das "PrepComs", diversos países têm realizado "encontros informais" para ampliar as oportunidades de discussão dos temas da Rio+20.
Rio de Janeiro
  O processo preparatório é conduzido pelo Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais e Secretário-Geral da Conferência, Embaixador Sha Zukang, da China. O Secretário da Conferência conta ainda com dois Coordenadores-Executivos, a Senhora Elizabeth Thompson, ex-Ministra de Energia e Meio Ambiente de Barbados, e o Senhor Brice Lalonde, ex-Ministro do Meio Ambiente da França. Os preparativos são complementados pela Mesa Diretora da Rio+20, que se reúne com regularidade em Nova York e decide sobre questões relativas à organização do evento. Fazem parte da Mesa Diretora, representantes dos cinco grupos regionais da ONU, com a co-presidência do Embaixador Kim Sook, da Coreia do Sul, e do Embaixador John Ashe, de Antígua e Barbuda. O Brasil, na qualidade de país-sede da Conferência, também está representado na Mesa Diretora.
Sha Zukang - Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais
  Os Estados-membros, representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até o dia 1° de novembro de 2011 para enviar ao Secretário da Conferência propostas por escrito. A partir dessas contribuições, o Secretário preparará um texto-base para a Rio+20, chamado "zero draft" ("minuta zero" em inglês), o qual está sendo negociado em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012.
  A ideia da realização dessa Conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU.
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - idealizador da Rio+20
  No mesmo período da reunião oficial da Rio+20, o Rio de Janeiro sediará, também, a Cúpula dos Povos: um evento que contará com debates, palestras e uma porção de outras atividades, sobre os mesmos temas da Conferência da ONU, mas que serão promovidos por grupos da sociedade civil - como ONGs e empresas.
  A ideia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos.
FONTE: www.rio20.gov.br

2 comentários:

bebeto disse...

não acredito em nada do que se faz essas reuniões,é que com o petróleo como o principal meio de energia se faz pouco pra substituir o mesmo.EU VEJO O FUTURO MAS EM CIMA DO MURO.

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Obrigado Bebeto por acessar e comentar no meu blog

ADSENSE

Pesquisar este blog