sexta-feira, 5 de abril de 2013

A ATIVIDADE INDUSTRIAL NA CHINA

  Apesar de ainda ter 60% da população ocupada em atividades agrárias, o motor da economia chinesa atual é movido principalmente pela atividade industrial. Os produtos industriais predominam na pauta de exportações.
  Atualmente, a China detém uma das cinco maiores indústrias siderúrgicas do globo. Produtos químicos, locomotivas, navios e tratores também ampliaram a escala de produção.
Indústria siderúrgica em Pequim - China
  As indústrias de bens de consumo conquistaram destaque no mercado internacional, principalmente a têxtil, a alimentícia, a de brinquedos, a de calçados e a de eletroeletrônicos. Esses setores receberam grandes investimentos de empresas estrangeiras, que instalaram filiais nas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais).
  Nos últimos anos, a China tem conquistado os setores industriais de maior desenvolvimento tecnológico. O grupo chinês Lenovo é proprietário do setor de computadores pessoais da IBM e um dos maiores fabricantes mundiais desses produtos. O setor automobilístico de capital totalmente chinês, como a Chery, Geely e Brilliance Auto, começa a dominar o mercado externo.
Fábrica de automóveis na China
  A localização industrial, desde o processo de transformações econômicas adotadas por Deng Xiaoping, concentrou-se nas regiões litorâneas. Essas regiões, que abrigam a maior população urbana do país, dirigem sua produção para o mercado externo.
  Posteriormente, o governo chinês passou a estimular também a instalação industrial no interior do país. Desde então, diversas cidades situadas ao longo do rio Yang-Tsé-Kiang estão se industrializando.
Mapa econômico da China
FONTE: LUCCI, Elian Alabi. Geografia: homem & espaço, 9° ano / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco. 23. ed. - São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog