domingo, 4 de dezembro de 2011

PAISAGENS DO CENTRO-SUL

  Os fatores naturais são responsáveis pelas paisagens distintas que compõem o Centro-Sul. Ocupando quase dois terços do território brasileiro, predominam no Centro-Sul os planaltos. Nessa região também há planícies e depressões.
  As maiores altitudes são registradas nas serras e chapadas, em destaque: Chapada do Espigão Mestre, Serra do Espinhaço, Serra da Canastra, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar, Serra do Paranapiacaba e Serra Geral.
  As planícies se concentram principalmente no litoral, porém a de maior extensão, a Planície do Pantanal, está localizada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Serra do Mar
  Devido à presença de climas úmidos e relevo planáltico, os rios dessa região são, na sua maioria caudalosos e com grande potencial hidráulico. Também são aproveitados para o fornecimento de água e de alimentos para irrigar plantações, como áreas de lazer e vias de transporte.
  Entre as bacias hidrográficas brasileiras que se localizam nessa região, duas delas estão inteiramente no Centro-Sul, são elas:
  • Bacia Platina - formada pelas bacias dos rios Parná, Paraguai e Uruguai. Por estar localizada, predominantemente, numa região de planalto, os rios dessa bacia apresentam muitas cachoeiras e são utilizadas para a construção e obtenção de energia elétrica. Para viabilizar a navegação em alguns rios, foram construídos eclusas. A bacia do rio Paraná apresenta o maior potencial hidráulico do país. No rio Paraná está a Usina Binacional de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil. Além dessa usina, dezenas de outras fornecem energia para a região Centro-Sul, em que estão os maiores centros urbanos e econômicos do país. O rio Paraguai, que atravessa a Planície do Pantanal, deságua no rio Paraná, e este, pouco antes de chegar ao oceano Atlântico, recebe as águas do rio Uruguai, originando o rio da Prata. Por essa bacia escoa grande parte dos produtos comercializados pelo Mercosul.
Hidrovia Tietê-Paraná. Importante via de escoamento fluvial do Centro-Sul
  • Bacias do Sul-Sudeste - formadas por várias bacias hidrográficas menores localizadas a partir de São Paulo em direção ao sul do Brasil. A bacia do rio Itajaí, em Santa Catarina, é a mais importante dessas bacias hidrográficas.
Rio Itajaí, em Blumenau - SC
  Infelizmente, muitos rios que atravessam as médias e grandes cidades dessa região estão poluídos por esgotos domésticos e dejetos industriais lançados em suas águas, como é o caso do rio Tietê, em São Paulo, do rio Guaíba, em Porto Alegre, e do rio Doce, que atravessa os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de vários outros que encontram-se na mesma situação.
Poluição do rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus - SP
O clima e a vegetação do Centro-Sul
  Os efeitos da latitude, combinados com o relevo e a continentalidade, são responsáveis pela diversidade climática do Centro-Sul, que apresenta cinco tipos climáticos: o equatorial, o tropical úmido, o tropical semiúmido, o tropical de altitude e o subtropical.
  A diversidade climática permitiu a formação de diferentes formações vegetais na região.
  O clima equatorial ocorre em pequena área do norte do Centro-Sul. Caracteriza-se pelas altas temperaturas, com médias térmicas em torno de 26°C, e pela alta pluviosidade durante o ano todo.
Cuiabá - MT.
  O clima tropical úmido é o que ocorre na faixa litorânea do Espírito Santo, em parte de São Paulo e no Rio de Janeiro. Apresenta temperaturas em torno de 20°C e 24°C e chuvas superiores a 2000 mm ao ano. Esse tipo climático é influenciado pela massa de ar tropical atlântica, que traz umidade durante o ano todo para as faixas litorâneas do Sul e Sudeste. No litoral nordestino, durante o outono e principalmente no inverno, o avanço da massa polar atlântica forma frentes frias, aumentando o índice de chuvas nesse período.
Paranapiacaba - SP. Localizado em área de clima tropical úmido, é um dos municípios que mais chove no Brasil
  O clima tropical semiúmido é típico da porção norte do Centro-Sul, ocorrendo em áreas do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e centro-norte de São Paulo. Esse tipo climático apresenta inverno seco e verão chuvoso, com médias de temperaturas entre 20°C e 28°C e índices pluviométricos próximos de 1500 mm. Recebe, durante o período do verão, as massas de ar tropical atlântica e equatorial continental, trazendo umidade para a porção central do país. No período do inverno, o recuo dessas massas faz com que o índice pluviométrico seja menor.
Goiânia - GO. Localizado em área de clima tropical semiúmido
  O clima tropical de altitude ocorre em áreas onde o relevo é mais elevado, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Caracteriza-se por apresentar temperaturas mais suaves, com média em torno de 18°C.
Campos do Jordão - SP. Com 1628 metros de altitude, é o município mais alto do Brasil
  O clima subtropical é predominante na porção sul da região, isto é, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e em uma pequena área de São Paulo. Nessa área de clima subtropical, as quatro estações do ano são mais bem definidas. As chuvas são distribuídas regularmente e as temperaturas médias estão entre 18°C e 24°C. O inverno é frio na maior parte dessa área, podendo até nevar em algumas delas.
São Joaquim - SC. Município localizado em área de clima subtropical
  Essa região sofre a influência das massas de ar vindas da Antártica. Como não existem barreiras naturais que possam impedir que elas avancem sobre a região, acabam influenciando o clima da porção sul, tornando-o, frequentemente, muito frio durante o inverno. Em algumas cidades da região, os termômetros chegam a registrar temperaturas baixas, até mesmo abaixo de 0°C. Ocorrem mudanças bruscas de temperatura, mesmo no período do verão, quando chegam as chamadas "frentes frias".
Neve em Gramado - RS
  Diferentes domínios climáticos possibilitaram a presença de variasdas formações vegetais no Centro-Sul, principalmente a floresta tropical e atlântica, a mata de araucárias, o cerrado, os campos, além da vegetação litorânea e do complexo do Pantanal. Todas as transformações que ocorreram nesse espaço geográfico, comprometeram a cobertura vegetal original, que foi intensamente substituída pelas atividades agropecuárias e pelo intenso processo de ocupação humana pelo qual a região passou, especialmente nos dois últimos séculos.
Queimada em área que era coberta pela mata de araucárias no Paraná
FONTE: Geografia / Cláudia Magalhães ... [et al.]. - São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção perspectiva)

Um comentário:

Unknown disse...

Queria saber uma descrição sobre a paisagem do Centro-Sul ?

ADSENSE

Pesquisar este blog