quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MOLDÁVIA

  A República da Moldávia é um pequeno país da Europa Oriental, limitado a norte, leste e sul pela Ucrânia e a oeste pela Romênia.
HISTÓRIA
  O território da atual Moldávia foi habitado na antiguidade pelos dácios. Localizada sobre uma rota estratégica entre a Ásia e a Europa, a Moldávia tem sido vítima de numerosas invasões.
  No fim da Idade Média, a Moldávia compreendia todo o território povoado majoritariamente por romenos, localizados entre os montes Cárpatos, ao oeste, e o rio Dniester, ao leste. No século XIV, tendo por núcleo a Bucovina, constituiu-se o principado da Moldávia, que foi vassalo do Grande Ducado da Lituânia, na primeira parte do século XV, e invadido e ocupado pelos turcos em 1512.
Principado da Moldávia
  Nessa época, o Reino da Moldávia era um importante centro regional de poder. Ocupava a Bessarábia, a Moldávia Ocidental e a Bucovina. A partir do século XVI, teve sucessivos suseranos (senhores feudais) húngaros, lituanos, romenos e turcos. Em 1812 a região foi dividida pelo Tratado de Bucareste: a Bessarábia, localizada entre os rios Prut e Dniester, foi entregue pelo Império Turco-Otomano à Rússia. Em 1878, a Romênia proclamou a independência e uniu-se com a Moldávia Ocidental. Os russos controlaram a Bessarábia até a Primeira Guerra Mundial. Em 1818, a Bessarábia uniu-se à Romênia.
Moldávia dentro do contexto europeu
  Durante o domínio russo, uma forte política de russificação foi implementada, com a substituição do alfabeto latino pelo chirilico, com deportações de populações locais e a sua substituição por nacionais russos.
  Durante a Primeira Guerra Mundial cerca de 300 mil bessarábicos foram enviados ao recém formado exército russo em 1917. Acompanhando a Revolução Russa de 1917, um parlamento bessarábico, proclamou a República Democrática da Moldávia dentro do Estado Federal Russo, e formou seu governo no dia 21 de dezembro desse mesmo ano. A Bessarábia proclamou sua independência da Rússia em fevereiro de 1918, e sob proteção do exército romeno, que havia entrado na região em janeiro, o Parlamento Bessarábico (Staful Tarii) decidiu com 86 votos a favor, 3 contra e 36 abstenções, a união com o Reino da Romênia. Essa união foi logo reconhecida pelo Tratado de Paris (1920), sendo que a recém Rússia comunista não reconheceu o domínio romeno sobre a Bessarábia devido a antigas reivindicações dessa região.
Regiões da Moldávia
  No Tratado de Kellogg-Briand de 1928 e no Tratado de Londres de 1933, a União Soviética e a Romênia concordaram em relação ao princípio da não-violência para tratar de suas disputas territoriais. Numa tentativa de afastar a influência russa, as autoridades romenas permitiram que a língua de formação e educação fossem qualquer uma desejada, para que a longo prazo fossem substituindo a língua russa pela romena nas cidades.
  Em 1939, às vésperas do início da Segunda Guerra Mundial, a URSS e a Alemanha assinaram o Pacto Molotov-Ribbentrop no qual, secretamente, está inserida a intenção de anexação de diversos territórios, dentre os quais a Bessarábia, que já havia estado sob o domínio russo.
Divisão da Europa entre comunistas e nazistas pelo Pacto Molotov-Ribbentrop
  Com o encerramento do conflito, Moscou garantiu sua soberania sobre a Bessarábia, que, juntamente com um pedaço do território da Ucrânia, a Transnítria, deu origem à República Democrática da Moldávia.
  No fim da Segunda Guerra Mundial, a Moldávia, que foi incorporada à Romênia no passado, tornou-se parte da União Soviética. Em 1991, a Moldávia conquistou sua independência da União Soviética. Entretanto, forças russas ficaram no país para dar apoio ao povo eslavo, predominantemente russos e ucranianos, que anunciaram a criação da República da Transnítria. A Moldávia, um dos países mais pobres da Europa, elegeu um comunista como seu líder em 2001.
República da Transnítria - a parte em vermelho
GEOGRAFIA
  A maior parte do país encontra-se entre dois rios, o Prut e o Dniester. O solo rico e o clima continental temperado (com verões quentes e invernos relativamente leves) tornaram possível o desenvolvimento agrícola da região, fazendo do país um dos maiores produtores e fornecedores de produtos agrícolas da região.
Rio Dniéster
  A fronteira oeste da Moldávia é formado pelo rio Prut, que se conecta ao Danúbio antes de desembocar no mar Negro. Na parte nordeste do país, o Dniéster é o principal rio, atravessando-o de norte a sul. Apesar da proximidade com o mar Negro, o país não possui litoral. A parte norte da Moldávia é bem montanhosa, porém, o ponto mais elevado, o Dealul Balanesti, mede apenas 430 metros.
Dealul Balanesti - ponto mais elevado da Moldávia
POLÍTICA
  A Moldávia é uma república democrática representativa parlamentar, segundo o qual o Primeiro-Ministro é o chefe de Governo, e de um sistema multipartidário. O poder executivo é exercido pelo Governo. O poder legislativo é exercido tanto pelo Governo como pelo Parlamento. O poder judicário é independente do executivo e do legislativo. A posição da república da Transnítria, as relações com a Romênia e a adesão à União Europeia dominam a agenda política. O parlamento é composto por 101 membros, eleitos de quatro em quatro anos, bem como o Presidente da República.
Palácio do Governo da Moldávia
ECONOMIA
  A Moldávia é um dos países mais pobres da Europa, apesar de seu desenvolvimento econômico recente. A economia depende fortemente do tabaco, vinho, legumes, girassol e frutas. Esses cultivos dependem, em grande parte, das condições naturais. O seu subsolo possui poucos minérios, fazendo com que o país dependa basicamente dos produtos agrícolas. Todas as necessidades energéticas relativas ao petróleo, carvão mineral e gás natural são satisfeitas através da importação da Rússia, principalmente.
Rio Prut durante o inverno
  Com a entrada do país na União Europeia, iniciou-se um acelerado processo de industrialização, especialmente a alimentícia (vinho e açúcar refinado), a produção de refrigeradores, confecções, materiais de construção e maquinaria agrícola.
  O turismo é incipiente e a maior atração turística são as minas de Cricova, cujo complexo subterrâneo de túneis abriga a maior adega do mundo, com mais de 120 km de armazéns de vinho.
Cricova - mina de vinho da Moldávia
  Como tem sucedido no resto das antigas repúblicas que formaram a União Soviética, a economia moldava tem sofrido um forte retrocesso depois da independência. O conflito da República da Moldávia com a zona rebelde de Trans-Dniéster ou Transnítria tem agravado ainda mais a situação.
VEJA ALGUNS DADOS DA MOLDÁVIA
NOME OFICIAL: República da Moldávia
INDEPENDÊNCIA: 27 de agosto de 1991, da União Soviética
LOCALIZAÇÃO: Europa Oriental
CAPITAL: Chisinal
Portas de Chisinal
ÁREA: 33.851 km²  (136º)
POPULAÇÃO (ONU - 2011): 4.324.450  habitantes (122º)

DENSIDADE DEMOGRÁFICA (ONU): 127,75 hab./km² (59°)
CIDADES MAIS POPULOSAS (2010):
Chisinal: 683 mil de habitantes
Chisinal - capital e maior cidade da Moldávia
Tiraspol: 203.337 habitantes
Tiraspol - segunda maior cidade da Moldávia
Balti: 156.754 habitantes
Balti - terceira maior cidade da Moldávia
LÍNGUA: língua moldávia (romeno)
IDH (ONU - 2010): 0,649 (111°)
PIB (FMI - 2010): U$ 5,810 bilhões (139°)
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2005/2010):68,9 anos (118º)
MORTALIDADE INFANTIL (ONU - 2005/2010): 15,8/ mil (78°)
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA WORLD FACTBOOK - 2008): 42% (131°)
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (PNUD - 2007/2008): 99,2% (17°)
MOEDA: leo moldávio
RELIGIÃO (2010): cristãos ortodoxos (maioria).
DIVISÃO: a República da Moldávia é dividida administrativamente em 32 condados ou distritos, três municípios (Chisinau, Balti e Tighina) e duas regiões autônomas (Gagaúzia e Transnítria), esta última tendo declarado unilateralmente sua independência. Os distritos são: Anenii Noi, Barasabeasca, Briceni, Cahul, Cantemir, Calarasi, Causeni, Cimislia, Criuleni, Douduseni, Drochia, Dubarasi, Edinet, Falesti, Floresti, Goldeni, Hincesti, Ialoveni, Leova, Nisporeni, Ocnita, Orhei, Rezina, Riscani, Singerei, Soroca, Straseni, Soldanesti, Stefan Voda, Taraclia, Telenesti e Ungheni.
FONTE:Bigotto, José Francisco. Geografia sociedade e cotidiano: espaço mundial 2, 9º ano / José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza Vitiello, Maria Adailza Martins de Albuquerque. -- 2. ed. -- São Paulo: Escala Educacional, 2009.
Wikipédia

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog