sábado, 3 de dezembro de 2011

O CENTRO-SUL DO BRASIL

  A região Centro-Sul do Brasil é formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, além da maior parte do estado de Minas Geraise parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins, e pequena parte dos estados da Bahia, Piauí e Maranhão.
  Até meados do século XVII, a porção hoje conhecida como Nordeste era a área mais desenvolvida do país. O declínio da produção açucareira, aliado à descoberta de ouro e pedras preciosas na região de Minas Gerais, provocou intensa migração rumo ao interior do Brasil. Ao longo dos caminhos da mineração, foram surgindo povoados que se transformaram em cidades.
Ouro Preto - antiga Vila Rica. Cidade que surgiu a partir do ciclo do ouro
  A região mineradora de Minas Gerais tornou-se o centro econômico do Brasil, em razão da riqueza gerada pelo ouro e pela grande quantidade de pessoas que se dirigiam à região atraídas pelo desejo de enriquecimento.
  Nessa época, o dinamismo econômico de Minas Gerais era tanto que impulsionava até mesmo a economia do sul do país, que também conheceu um importante desenvolvimento econômico, em razão da atividade pecuária e do tropeirismo.
  No tropeirismo, o gado bovino era transportado para a região das minas para alimentar o grande contingente de pessoas que trabalhavam na garimpagem, além de mulas para serem utilizadas no transporte de cargas.
Tropeirismo - importante atividade no período do ciclo do ouro
  Com o esgotamento das jazidas, em meados do século XVIII, e a falta de estímulos causada pelos altos impostos cobrados pelo governo português, a população mineira aos poucos foi se dedicando às lavouras de café, principalmente no sul de Minas Gerais, à criação de gado nas fazendas da região e à atividade têxtil. Uma parcela da população migrou para o estado de São Paulo, que já vinha se destacando com a cultura cafeeira, recebendo também trabalhadores de outros estados brasileiros. É com o desenvolvimento no estado de São paulo que o café passa a ser o principal produto de exportação do Brasil. A primeira mão de obra nas lavouras de café foi de africanos escravizados e seus descendentes, que mais tarde foi substituída pela dos imigrantes.
Café - principal produto de exportação do Brasil do século XIX até a metade do século XX
  A cafeicultura provocou a ocupação de terras no estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, parte de Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná. Para esses estados, dirigiram-se pessoas de várias partes do país, além de um grande número de europeus, principalmente italianos, que vieram trabalhar nas lavouras de café. A cafeicultura criou uma classe de aristocracia rural e foi responsável pela construção de ferrovias destinadas ao transporte do produto até o porto de Santos, de onde era embarcado para a Europa.
Porto de Santos
  O cultivo do café também propiciou o crescimento de várias cidades e transformou a cidade de São Paulo no centro econômico do Brasil. O café também foi responsável pelo desmatamento da Mata Atlântica, onde grandes áreas de florestas foram derrubadas para ceder espaço à plantação das mudas desse produto.
  A partir da segunda metade do século XIX, o governo brasileiro, interessado em povoar o sul do país, resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, principalmente alemães, italianos e eslavos (poloneses, russos e ucranianos), oferecendo-lhes oportunidades para se tornarem proprietários de terras, principalmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
  Para os imigrantes que se estabeleceram no estado de São Paulo, não havia a oferta da posse da terra. Eles vieram para trabalhar como assalariados nas lavouras de café. Enquanto nos outros estados desenvolvia-se a agricultura em pequenas propriedades e surgiam colônias de imigrantes, em São Paulo, boa parte do dinheiro obtido com o café propiciou o aparecimento de indústrias e a consequente urbanização da região. No início do século XX, chegaram os primeiros japoneses nas lavouras cafeeiras, principalmente no estado de São Paulo.
Imigrantes japoneses na colheita do café na primeira metade do século XX
  A efetiva ocupação e o povoamento das terras dos atuais estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorreram principalmente após 1949, com as áreas de colonização criadas pelo governo, que visava expandir as fronteiras agrícolas e impulsionar o povoamento rumo ao interior do Brasil.
  Por determinação do presidente Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil de 1956 a 1961, foi construída a cidade de Brasília, para sediar a nova capital do país, transferida do Rio de Janeiro. A construção da nova capital atraiu um grande número de trabalhadores, principalmente nordestinos, para a região central do Brasil. Com a inauguração da cidade, milhares de funcionários públicos foram transferidos do Rio de Janeiro para lá. Outras pessoas, atraídas pelo surgimento de uma nova cidade, também mudaram-se para a região. A transferência da capital para o interior do país, foi um fator de destaque no estímulo ao povoamento e à integração dessa região com outras áreas do território brasileiro.
Brasília - sua construção permitiu uma maior interiorização do Brasil
  Atualmente, alguns fatores se destacam em relação à região Centro-Sul: a grande concentração populacional, um alto grau de urbanização, um grande número de indústrias, uma atividade agropecuária moderna. Essa é a área que mais se desenvolveu e se industrializou no país, responsável pelo escoamento de boa parte da produção interna. Também é a região que abriga mais da metade da população brasileira. Contudo, as desigualdades também estão presentes nessa região, que concentra o maior número de favelas, elevados índices de desemprego e violência urbana, além de problemas de poluição ambiental.
Poluição no céu de São Paulo
FONTE: Geografia / Cláudia Magalhães ... [et al.]. - São Paulo: Editora do Brasil, 2009. (Coleção perspectiva)

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog