sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O PAPEL DAS EMPRESAS GLOBAIS

  A atuação de multinacionais passou a garantir que boa parte da produção de alimentos realizada nos países da periferia do sistema capitalista ficasse sob o controle dessas empresas. Elas atuam em todo o globo, aproveitando as matérias-primas baratas dos países pobres e o poder de consumo dos países ricos. Além de obterem grandes lucros, essas empresas garantem o abastecimento alimentar dos habitantes dos países ricos onde estão sediadas.
  Normalmente, os países investem no aumento da produtividade agrícola e na expansão das áreas internas destinadas ao plantio, como forma de garantir seu abastecimento alimentar.
  Apesar de a importação de alimentos baratos ser, em geral, vantajosa para os países desenvolvidos, os que têm produtores competindo no comércio interno ou externo têm adotado mecanismos protecionistas, como barreiras sanitárias ou tarifárias.
  Segundo dados divulgados em 2009, as cinco maiores empresas de alimentos do mundo estão sediadas na Suíça, na Holanda, nos Estados Unidos e na França, sendo duas delas nos Estados Unidos.
FONTE: Geografia, 3° ano: ensino médio / organizadores: Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena - 1. ed. - São Paulo: Edições SM, 2010. - (Coleção ser protagonista).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog