segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OS TRANSGÊNICOS E A BIOTECNOLOGIA

  Os transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGM) são seres vivos que tiveram seus caracteres hereditários (genes) alterados por meio de material genético de outras espécies, obtendo-se, assim, características diferentes das que se manifestaram naturalmente. Os OGM podem tornar uma planta resistente a pragas ou a certos tipos de defensivos e aumentar sua capacidade de adaptação climática.
  Os principais argumentos contrário aos usos dos OGM dizem respeito a dúvidas sobre a segurança de seu consumo e a possíveis riscos ao meio ambiente. Além disso, o fato de a tecnologia dos transgênicos ser dominadas por poucas empresas no mundo pode levar vários países a ficarem dependentes delas.
  As empresas de biotecnologia cobram royalties pelo uso de suas sementes modificadas. Desse modo, todos aqueles que as adquirem são obrigados a pagar por seu uso e ficam impedidos de produzir suas próprias sementes para o plantio seguinte. O controle exercido por essas empresas multinacionais pode fragilizar a soberania alimentar de um país.
  O governo brasileiro, durante algum tempo, proibiu o cultivo da soja transgênica, o que foi revisto após grande pressão das empresas que vendiam as sementes e dos agricultores que buscavam um aumento na produtividade.
  Outro ponto importante e motivo de reivindicação é o direito do consumidor de saber quais os alimentos são transgênicos ou os que contêm em sua composição, o que poderia ser especificado no rótulo das mercadorias.
Exemplo de como as empresas que produzem alimentos transgênicos devem informar ao consumidor a origem dos seus produtos
  Em defesa dos alimentos transgênicos, as empresas de biotecnologia alegam que seria uma alternativa aos problemas de sustentabilidade na agricultura, pois poderia ser empregados no combate à fome no mundo, em função da melhoria expressiva da produtividade agrícola. Pregam ainda que a engenharia genética pode proporcionar melhor uso do solo e dos potenciais biológicos na agricultura. No entanto, hoje o desenvolvimento na área de biotecnologia está concentrado em apenas 15 empresas de atuação mundial, das quais 13 são sediadas nos Estados Unidos.
Mapa da produção de transgênicos no mundo
  Outro fator a ser considerado é que a fome não é, em essência, um problema decorrente da deficiência na produção alimentar, mas sim da escassez de renda para obter alimentos. A produção mundial de alimentos é suficiente para alimentar a população mundial. No entanto, a concentração de riquezas impede a superação da carência alimentar que acomete principalmente países da África Subsaariana, da América Latina e de algumas regiões da Ásia.
FONTE: Geografia, 3° ano: ensino médio / organizadores: Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena - 1. ed. - São Paulo: Edições SM, 2010. - (Coleção ser protagonista).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog