sexta-feira, 2 de agosto de 2019

O GOLFO PÉRSICO E A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

  O Golfo Pérsico está localizado no Oriente Médio, como um braço do Mar da Arábia, entre a Península da Arábia e o Irã. Trata-se de um mar interior com cerca de 233.000 km², ligado ao mar da Arábia a leste pelo Estreito de Ormuz e pelo Golfo de Omã, e com seu limite a oeste marcado pelo delta do Xatalárabe, chamado Arvand-Rood pelos iranianos, que carrega as águas dos rios Tigres e Eufrates.
  Os países com litoral banhado pelo Golfo Pérsico são: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar (que ocupa a península avançada sobre o golfo), Barein (uma ilha no golfo), Kuwait, Iraque e Irã. Todos estes países (com exceção do Iraque e do Irã), formam uma união econômica denominada Conselho de Cooperação do Golfo.
Mapa do Golfo Pérsico
  Existem diversas ilhas no golfo, algumas das quais são contestadas por estados vizinhos.
  O nome "Golfo Pérsico" foi emprestado de numerosas línguas antigas (inclusive o grego), sendo utilizado amplamente desde a Antiguidade, em razão de ali ter existido a Nação-Estado da Pérsia (onde hoje é o Irã).
  Em meados da década de 1960, com o surgimento do nacionalismo árabe, os países da região passaram a chamar o golfo de "Golfo da Arábia". O Irã, então, enviou duas petições para as Nações Unidas (em 1971 e 1984) exigindo o reconhecimento oficial da região como "Golfo Pérsico".
  A maioria dos países denomina a região "Golfo Pérsico", mas alguns países árabes usam o termo "Golfo da Arábia" ou simplesmente "o Golfo", havendo ainda uma proposta para o denominar "o golfo entre o Irã e a Península Arábica". O Irã tem feito uma campanha para garantir que o golfo seja oficialmente conhecido como Golfo Pérsico e não como Golfo da Arábia.
  Em outubro de 2018, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual, como agência das Nações Unidas, registra em certificado oficial o Golfo Pérsico, baseado no Acordo de Lisboa para a Proteção de Denominações de Origem e seu Registro Internacional. O reconhecimento desse nome no Certificado de Registro da Pérola do Golfo Pérsico indicava o reconhecimento do nome da massa de água como tal. De acordo com este acordo baseado no direito internacional, nenhum país, governo ou organização pode usar outro nome para se referir ao Golfo Pérsico.
Navio petroleiro em chamas no Golfo Pérsico
  As maiores reservas de petróleo do mundo estão localizadas na região do Golfo Pérsico. Nesta região estima-se que existam aproximadamente 741 mil barris em jazidas de petróleo. A dinâmica das placas tectônicas é, em parte, responsável por essa grande concentração de petróleo.
  Durante a Era Mesozoica, e particularmente no período Cretáceo, quando a maior parte do petróleo se formou, a área do Golfo Pérsico era uma ampla e estável plataforma marinha que se estendia a leste da África, onde incontáveis micro-organismos viviam nas águas superficiais do oceano. Os restos desses organismos se acumularam com os sedimentos, no fundo desse oceano, e foram soterrados. Então, começou o complexo processo de formação das camadas geradoras de petróleo.
Distribuição dos campos petrolíferos do Golfo Pérsico
  Como consequência da abertura do Mar Vermelho e do Golfo de Aden, durante a Era Cenozoica, a placa da Arábia foi se afastando do nordeste da África e subductando sob o território do Irã. Como os sedimentos da passiva margem continental foram inicialmente subductados, durante os primeiros estágios da colisão entre Arábia e Irã, o calor quebrou as moléculas orgânicas e permitiu que o petróleo recém-formado migrasse para o seu interior. A subducção continuada, e a colisão com o Irã, dobrou as rochas, criando armadilhas estruturais para acumulação do petróleo. Assim, a vasta área ao sul da zona de colisão (conhecida como sutura de Zagros) é uma importante região petrolífera mundial.
Dubai - uma das cidades banhadas pelo Golfo Pérsico
REFERÊNCIA: Torrezani, Neiva Camargo
Vontade de saber geografia, 8º ano / Neiva Camargo Torrezani. 2. ed. - São Paulo: FTD, 2015

Um comentário:

Salvador disse...

Excelente exposição. Eu estava querendo saber por que há tantas reservas de petróleo no Golfo Pérsico e essa explicação foi importante.

ADSENSE

Pesquisar este blog