sexta-feira, 13 de abril de 2012

A TROPOSFERA E A RADIAÇÃO SOLAR

  A atmosfera é uma camada de gases que envolve a superfície terrestre, com espessura entre 750 e 1000 km. Ela é mantida ao redor do planeta por meio da força da gravidade que é exercida pela Terra. Entre os gases que a compõem, predominam o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%). Apenas 1% desse meio é formado por outros gases - argônio, hélio, neônio, ozônio e dióxido de carbono - além de vapor de água.
  A concentração dos gases atmosféricos, no entanto, varia de acordo com a altitude, originando diferentes camadas na atmosfera.
Camadas da atmosfera
Troposfera - é a camada mais baixa da atmosfera, estende-se até cerca de 15 km de altitude. É nessa camada que ocorre a maioria dos fenômenos atmosféricos.
Estratosfera - vai da troposfera até cerca de 50 km de altitude. Nela, a aproximadamente 22 km de altitude, encontra-se a camada de gás ozônio (O₃), responsável pela filtração dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
Mesosfera - se estende da estratosfera até aproximadamente 80 km. É a camada da atmosfera com as temperaturas mais baixas (pode chegar a - 90°C).
Termosfera - vai da mesosfera até cerca de 500 km de altitude. É uma camada muito importante para a comunicação humana, porque contém grande quantidade de gases ionizados que refletem alguns tipos de ondas de rádio.
Exosfera - última das camadas atmosféricas, a exosfera se estende da termosfera até o espaço exterior. É a camada na qual, em geral, posicionam-se os satélites artificiais.
Exosfera 
  Entre as camadas atmosféricas, a que possui maior importância para os estudos geográficos é a troposfera. Nela ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, como as tempestades, os ventos, as chuvas, as precipitações de neve ou granizo e a formação de geadas. Muitos desses fenômenos influenciam diretamente não apenas o cotidiano das pessoas como também as atividades econômicas de um país.
  Além disso, pode-se dizer que as características físicas dessa camada atmosférica - como a temperatura do ar (com média global de 15°C) - os gases que a compõem e a presença de poeira e vapor de água em suspensão são alguns dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento da vida em nosso planeta e, portanto, pela existência da biosfera terrestre.
Troposfera - a principal camada da atmosfera
A IMPORTÂNCIA DA RADIAÇÃO SOLAR
  O principal fator desencadeante dos fenômenos atmosféricos na troposfera é a distribuição desigual da radiação solar sobre a superfície terrestre. A insolação desigual das partes do planeta cria diferentes zonas térmicas. Assim, nas regiões localizadas entre os trópicos (zona tropical), áreas de menor latitude, os raios solares incidem sobre a superfície dos oceanos e continentais quase de maneira perpendicular, aquecendo-os intensamente. Consequentemente, essas superfícies acabam irradiando grande quantidade de calor para o ar atmosférico. Por isso, as temperaturas nessas regiões são geralmente mais altas que em outras durante a maior parte do ano.
  Nas regiões localizadas em latitudes médias (zonas temperadas), a incidência da radiação solar varia bastante conforme a estação do ano, sendo mais intensa no verão e mais branda no inverno, o que resulta em temperaturas respectivamente altas e baixas nessas estações.
  A insolação diminui em direção às regiões de maior latitude. Assim, nas zonas polares, a incidência dos raios solares é bastante difusa, o que leva as superfícies a irradiar pouco calor para o ar atmosférico. Isso faz com que nessas regiões as temperaturas médias sejam as mais baixas do planeta.
Isotermas - linhas que unem os pontos com a mesma média de temperatura
FONTE: Boligian, Levon
Geografia espaço e vivência, volume único / Levon Boligian, Andressa Turcatel Alves Boligian. -- 3. ed. -- São Paulo: Atual, 2011. 

10 comentários:

F. Adriano Silva disse...

Muito bom o seu blog, parabéns.

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Obrigado Adriano

Willian disse...

seu blog e muito bom gostei parabéns.

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Valeu William, obrigado

Eunice disse...

Parabéns professor seu blog é bom demais!

Lah disse...

Me ajudou. Obrigada!

Lah disse...

Me ajudou. Obrigada!

Unknown disse...

Me ajudou bastante,valeu e demas seu blog.

Unknown disse...

Adorei

Marciano Dantas de Medeiros disse...

obrigado

ADSENSE

Pesquisar este blog