sexta-feira, 27 de abril de 2012

AS ILHAS FIJI

  A República de Fiji ou Fidji, é um país insular da Oceania que faz fronteira marítima com Tuvalu e com o território francês de Wallis e Futuna a norte, com Tonga a leste e o território francês da Nova Caledônia, com Vanuatu e com as Ilhas Salomão a oeste. A sul, a terra mais próxima corresponde às ilhas neozelandesas de Kermadec, mas estão bastante afastadas.
Mapa da Oceania
COLONIZAÇÃO
  Evidências arqueológicas mostram que os primeiros colonos de Fiji chegaram navegando das Ilhas Santa Cruz (politicamente são parte das Ilhas Salomão, mas seu ecossistema de florestas úmidas é o mesmo de Vanuatu) nas primeiras migrações do povo ancestral conhecido como Lápita (os descendentes diretos desse povo hoje são os melanésios) para o crescente, berço da cultura polinésia, Fiji-Tonga-Samoa, em 1500 a.C. Os primeiros habitantes de Fiji chegaram de Santa Cruz muito tempo antes das ilhas serem descobertas por exploradores europeus. As ilhas Vanua Levu e Viti Levu, as principais do arquipélago de Fiji, foram descobertas em 6 de fevereiro de 1643 pelo navegador holandês Abel Tasman. As outras ilhotas que compõem o arquipélago foram descobertas no século seguinte pelo explorador inglês James Cook. Os europeus só estabeleceram o primeiro posto de colonização em 1804.
Ilha de Vanua Levu - Fiji
INDEPENDÊNCIA
  As ilhas ficaram sob o controle do Reino Unido em 1874, com o estatuto de colônia. Em 1970 foi dada a independência ao país. O governo democrático foi interrompido por dois golpes militares em 1987, provocados por uma percepção por parte das restantes comunidades de que o governo era dominado pela comunidade indo-fijiana (indiana). Em virtude desses golpes militares, o arquipélago é expulso da Comunidade Britânica.
POLÍTICA
  Uma Constituição proclamada em 1990 garantiu o controle do país pela população fijiana, mas garantiu que os melanésios se tornassem majoritários no país. Em 1992 ocorrem eleições, que são vencidas pelo Partido Político Fijiano. Uma revisão realizada em 1997 tornou a Constituição de Fiji mais equitativa. Realizaram-se eleições livres e pacíficas em 1999, que resultaram num governo liderado por um indo-fijiano. Um ano mais tarde, o governo foi deposto por um golpe de Estado liderado por George Speigth, um nacionalista fijiano de linha dura. A democracia foi instalada em finais de 2000 e Laisenia Qarase, que liderava um governo interino desde o golpe, foi eleito primeiro-ministro.
Laisenia Qarase
  Para um país do seu tamanho, Fiji tem forças armadas excepcionalmente eficientes, e tem sido um contribuinte importante em missões de paz das Nações Unidas em vários pontos do globo.
  Em dezembro de 2006, o general Frank Bainimarama deu um golpe de Estado e depôs o governo do primeiro-ministro Laisenia Qarase. O ex-presidente da Associação de Médicos de Fiji, Jona Senilagakali assumiu como primeiro-ministro transitório até a formação de um governo interino. Austrália e Nova Zelândia protestaram contra o golpe, o governo neozelandês anunciou sanções contra Fiji. Em 1º de setembro de 2009, Fiji foi expulsa da Comunidade das Nações.
Dr. Jona Senilagakali
GEOGRAFIA
  O arquipélago de Fiji consiste de 322 ilhas, um terço das quais são desabitadas. As duas ilhas mais importantes são Viti Levu e Vanua Levu. É em Viti Levu que se situa a capital, Suva, e onde vivem quase três quartos da população. As ilhas são montanhosas, com picos que se erguem aos 1.324 metros no Monte Vitória ou Tomanici na língua fidjiana, na área central da ilha Viti Levu, e cobertas por florestas tropicais. Outras cidades importantes são Labasa, Lautoka, Nadi e Savusavu.
Paisagem de Fiji
ECONOMIA
  A economia de Fiji é uma das mais desenvolvidas do Oceano Pacífico. A exportação de açúcar, as remessas de dinheiro feitas por fijianos residentes no exterior, e o turismo, (300 a 400 mil turistas por ano visitam o país) são as suas principais fontes de receita do país. Entretanto, após o golpe de Estado de dezembro de 2006, Fiji tem enfrentado dificuldades: o movimento turístico caiu, e espera-se uma redução de 6% dos empregos neste setor como consequência desta queda.
  O açúcar fijiano tem como destino principal a União Europeia, porém, a exportação desse produto foi afetado após a decisão da UE de cortar subsídios. Em 2007, a ajuda econômica da UE ao país foi suspensa, enquanto o governo que assumiu o poder após o golpe de Estado não estabelecer um cronograma para novas eleições.
Cana-de-açúcar - um dos principais produtos agrícolas de Fiji
DADOS GERAIS DE FIJI
NOME OFICIAL: República de Fiji

INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido

Proclamada: 10 de outubro de 1970
Reconhecida: 10 de outubro de 1970
LOCALIZAÇÃO: Oceania
CAPITAL: Suva
ÁREA: 18.274 km² (152º)
POPULAÇÃO (ONU - 2011): 931.741 habitantes (155º)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA (ONU): 50,98 hab./km² (124°)
CIDADES MAIS POPULOSAS (2010):

Templo de Suva
Suva: 206.631 habitantes
Suva - capital e maior cidade de Fiji
Nadi: 60.623 habitantes
Centro de Nadi - segunda maior cidade de Fiji
Lautoka: 50.583 habitantes
Lautoka - terceira maior cidade de Fiji
LÍNGUA: nas ilhas Fiji são falados três idiomas, que são as línguas oficiais do país: o fijiano, idioma dos habitantes nativos das ilhas, o inglês, devido à colonização britânica no século XIX, e uma variante do hindi, chamada hindi fijiano ou hindustani fijiano, trazida por imigrantes indianos.
IDH (ONU - 2011): 0,688 (100°)
PIB (FMI - 2011): US$ 3,546 bilhões (154°)
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2005/2010): 68,8 anos (119°)
MORTALIDADE INFANTIL (ONU - 2005/2010): 19,5/ mil (94°)
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA WORLD FACTBOOK - 2008): 52% (110°)
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (PNUD - 2007/2008): 94,4% (74°)
MOEDA: dólar fijiano
RELIGIÃO (2010): segundo dados de 2005, 57% dos fijianos são cristãos, composto por 45% de protestantes no total da população. Cerca de 34% praticam o hinduísmo e 7% é islâmica. Os líderes tribais dessas ilhas costumavam praticar atos de canibalismo como forma de ritual; as pessoas que eram comidas eram consideradas especiais na comunidade, e talheres próprios eram utilizados nessa cerimônia, que não podiam ser utilizados para comer outros alimentos.
DIVISÃO: o arquipélago de Fiji está dividido em quatro divisões administrativas, que por sua vez estão subdivididas em 14 províncias. Cada divisão é chefiada por um Comissário, indicado pelo governo de Fiji. As divisões são basicamente agrupamentos de províncias e possuem poucas funções administrativas. Cada província possui uma Câmara Provincial que podem, dentro de suas províncias, criar leis e impostos, sujeitos a aprovação do governo de Fiji.
  O governo de Fiji também é responsável pela nomeação do Roko Tui, chefe executivo da Câmara Provincial.
  A ilha de Rotuma, ao norte do arquipélago, tem status de dependência. Ela está incluída na Divisão Oeste para fins estatísticos, porém, administrativamente, ela possui autonomia interna com sua própria câmara e poderes para legislar sobre a maioria dos assuntos locais.

FONTE: Wikipédia

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog