sábado, 14 de abril de 2012

O GOLFO DO PETRÓLEO

  O petróleo é um hidrocarboneto fluido, constituído pela sedimentação e gradual decomposição de microorganismos marinhos vegetais e animais (o plâncton) em mares rasos, baías, golfos e lagunas. No Golfo Pérsico, ao longo do tempo geológico, as oscilações do nível do oceano formaram um mar raso, no qual se depositou grande quantidade de plâncton.
  Finas camadas de material de erosão, transportado desde as montanhas pelas águas do Tigres e do Eufrates, sedimentaram o plâncton. Essa é a origem das jazidas que concentram perto de três quartos das reservas conhecidas de petróleo do planeta.
Imagem de satélite feito pela Nasa do Golfo Pérsico
  A Arábia Saudita, sozinha, possui mais de 20% das reservas de petróleo comprovadas do mundo, ou seja, das reservas submetidas a estudos geológicos que mediram seu volume com probabilidade de 90% ou mais de certeza. Somados, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes Unidos possuem quase 40% dessas reservas.
  A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) foi criada por iniciativa desses países, em 1960. A Opep destinava-se a transferir o poder de fixar os preços do petróleo para os países exportadores.
Países-membros da Opep
  A estratégia era estabelecer cotas máximas de produção para os países integrantes, a fim de regular a oferta mundial do produto. Na década seguinte, entre 1973 e 1980, a Opep conseguiu impor grandes aumentos nos preços internacionais do petróleo. Atualmente ela tem 11 países-membros, dos quais seis localizam-seno "golfo do petróleo".
  "Golfo Pérsico", a denominação usada em quase todo o mundo, só é aceita por um dos países costeiros: o Irã, que corresponde à antiga Pérsia. Nos outros países utiliza-se a denominação "golfo Árabe".
  A vida econômica e política dos países do Golfo organiza-se, principalmente, em torno do petróleo. Eles estão entre os maiores exportadores mundiais do produto e as rendas petrolíferas sustentam elites abastadas que controlam os Estados.
  O "golfo do petróleo" é uma zona de frequentes conflitos. As tensões políticas da área decorrem das rivalidades entre as três potências do Golfo - Irã, Iraque e Arábia Saudita - e da interferência de grandes potências mundiais, especialmente os Estados Unidos.
Poços de petróleo queimando no deserto do Kuwait durante a Guerra do Golfo entre o Iraque e o Kuwait em 1991
FONTE: Magnoli, Demétrio
Estudos de geografia, 9° ano / Demétrio Magnoli. -- 1. ed. -- São Paulo: Atual, 2008. 

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog