quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CULTURA OCIDENTAL

As civilizações ou culturas no sentido amplo, são uma importante forma de identidade que existe na população mundial. Elas constituem uma identidade cultural bem mais ampla do que as diversas nações ou as etnias. As civilizações constituem agrupamentos de sociedades nacionais com determinados traços culturais em comum: origem dos idiomas, crenças religiosas, tipo de organização das famílias, relações entre os indivíduos e o Estado etc. Uma civilizaçãoé a identidade mais ampla de um povo.
Civilização Ocidental
  A civilização ocidental é herdeira dos antigos gregos e romanos. Nasceu na Europa e atualmente é dominante em vários continentes e regiões da superfície terrestre: Europa - principalmente a Ocidental -, América Anglo-Saxônica, Austrália e Nova Zelândia, onde essa civilização existe em sua forma pura ou inquestionável. Predomina, também, na Europa Oriental, na Rússia e outras nações europeias da  CEI (Ucrânia, Belarus, Armênia etc.), em Israel, na América e até no Japão.
  A civilização ocidental convive com outras culturas que ainda hoje têm grande peso: no Japão, com culturas orientais; nos diversos países latino-americanos, com culturas indígenas ou pré-colombianas (México, Bolívia, Paraguai), e até negro-africanas, por causa do grande número de escravos trazidos na época da colonização (Haiti, República Dominicana, Jamaica); em Israel, com a forte presença do judaismo; na Europa Oriental, com culturas eslavas cristã-ortodoxas.
 Igreja Ortodoxa na Estônia. Fonte: portalsaofrancisco.com
  Dos gregos, a civilização ocidental recebeu especialmente a filosofia; dos romanos, o direito e o próprio alfabeto latino. As principais religiões ocidentais são monoteístas (que crêem em um só Deus): o judaismo e o cristianismo, este representado pela Igreja Católica, pelas igrejas ortodoxas orientais e pelas diversas igrejas protestantes ou evangélicas - luteranas, presbiterianas, batistas, adventistas, pentecostais etc.
 Praça São Pedro - Vaticano. Símbolo do catolicismo. Fonte: Rede Vida
   O papel da religião na cultura ocidental é relativamente pequeno: existe ai um grande número de ateus e agnósticos - doutrina que só aceita o que pode ser demonstrado logicamente - provavelmente muito maior do que em qualquer outra civilização. O Ocidente só passou a conhecer a democracia e os direitos do ser humano quando se libertou do domínio da religião, no século XVIII. a partir daí, adotou-se a ideia de que o futuro das nações ou dos indivíduos pertence a eles próprios, às suas ações e opções, e não mais a Deus ou qualquer outra forma de destino predeterminado (astros, linhas da mão, santos etc).
 Obra na Capela Sistina feita por Michelangelo.Fonte: arte.wordpress.com
  A concepção de natureza dominante nessa cultura é problemática: o ser humano seria um ser privilegiado e a natureza estaria a seu dispor, existiria para servi-lo. Na cultura ocidental, há uma separação e oposição entre o ser humano (visto como sujeito) e natureza (objeto).
  Com o desenvolvimento do capitalismo, nascido na Europa a partir do comércio, a civilização ocidental sofreu profundas modificações e se expandiu para todo o globo.
  Uma ideia materialista de progresso - entendido como o acúmulo incessante de bens e obras - é básica para essa civilização. O grande objetivo que ela procura alcançar e levar ao restante do mundo é o progresso material, que consiste em modificar constantemente a natureza realizando obras que a humanizam (derrubada das matas para "civilizar" a área, construção de pontes, estradas, portos, edifícios etc.).
Desmatamento na Amazônia - típico da ideia materialista. Fonte: IBAMA
   A civilização ocidental produziu obras grandiosas: unificou o planeta, encurtou as distâncias com o desenvolvimento dos meios de transportes e de comunicações, aprimorou o padrão de consumo os povos, especialmente do Primeiro Mundo, expandiu a atividade industrial por quase todo o globo etc. Mas gerou também a grande maioria dos problemas que atualmente afetam a humanidade: a poluição gigantesca, as armas atômicas, as enormes desigualdades de nível de vida entre as pessoas e de desenvolvimento entre as nações etc.
Desigualdade social - uma das características da sociedade de consumo. Fonte: Geografia para Todos.
  Tanto o capitalismo quanto o ideal socialista são produtos da civilização ocidental. Foi nela que pôde surgir o ser humano como indivíduo, como agente de direitos democráticos, que ele próprio conquista por meio de conflitos e lutas. Isso é original e específico da civilização ocidental: a maioria das demais culturas valoriza o indivíduo em favor da comunidade, do coletivo. Esse fato impede a valorização do cidadão e o desenvolvimento dos direitos democráticos.
  O peso da tradição é muito forte nas culturas em geral. Na ocidental, ao contrário, é mais intenso o contínuo de mudanças, de inovações, de aventuras.
  Isso ajuda a explicar porque essa civilização se expandiu para todo o globo, ao contrário de outras civilizações, como a chinesa que, no século XV, tinha maiores conhecimentos da arte de navegar e fora a primeira a usar explosivos. Mas os chineses preferiram voltar-se para si mesmos, preocupados em manter ou conservar o que já existia, sem aspirar as inovações e conquistas.
Fonte: VESENTINI, José William Geografia: geografia geral e do Brasil, volume único. São Paulo: Ática, 2005.


3 comentários:

ELSCHWARTZ disse...

PARABENIZO PELO SEU EXCELENTE INFORMATIVO, PERMITINDO A TODOS OS NAVEGADORES DESTA MÁQUINA DE CONHECIMENTO UMA PLENA REALIZAÇÃO DE CULTURA. SIGA EM FRENTE MEU CARO PROFESSOR. O BRASIL\BRASILEIRO AGRADECE

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Obrigado Elschwartz por acompanhar meu blog, e peço que se você precisar de algum assunto ou mesmo se tiver algum assunto pode mandar. Abraços.

Anônimo disse...

muito inteligente !!!!

ADSENSE

Pesquisar este blog