sábado, 5 de fevereiro de 2011

QUESTÕES DE GEOGRAFIA – PROFº MARCIANO DANTAS
1)Sobre a globalização e regionalização do espaço mundial, leia as assertivas abaixo e assinale se verdadeiro (V) ou Falso (F):
(   ) A indústria, a produção, a empresa e a fábrica deixam de ser fenômenos nacionais e passam a integrar a dinâmica produtiva global da competição locacional, intensificando a interdependência e o aprofundamento da integração econômica entre as nações.
(  ) As novas tecnologias de informação, computação e telecomunicação redefinem as formas de produção, comercialização de bens industriais e de serviços e as relações culturais consolidando uma organização espacial global instável e flexível.
(   ) As intervenções, acordos, incentivos, tarifas e/ou subsídios adotados pelos governos na economia globalizada como efeito da instalação das firmas multinacionais têm efeitos marginais em algumas regiões e noutras apresentam vantagens competitivas.
(   ) Nos processos de regionalização mundial, a relação Estado, riqueza e território continua a exercer papel preponderante frente as relações com o capital financeiro internacional de modo que subsidia, por um lado a produtividade privada, por outro o desenvolvimento de uma infra-estrutura pública.
(   ) A lógica da acumulação flexível é resultado da rigidez do fordismo-keynesianismo que rege cada vez mais as economias, as políticas e as sociedades nacionais, ou seja, os rumos de seu desenvolvimento.
A sequência correta corresponde à alternativa:
a)   F-F-V-F-V     b) V-V-V-F-F      c) F-V-V-V-F  d)  V-V-F-V-F         e) V-F-V-F-V
2)   Os movimentos separatistas - regionais, religiosos e étnico-nacionais - são marcas que reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranquilamente, enquanto que, em outros, há graves conflitos e movimentos de resistências sociais que acabam tencionando e redefinindo os territórios. Nesse sentido, associe cada movimento citado, na 1ª coluna, ao respectivo significado descrito, na 2ª coluna:
1ª Coluna
(1)  Milícia Janjaweed
(2)  Fundamentalismo Islâmico
(3)  Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farc
(4)  Zapatistas
(5)  Al Qaeda
2ª Coluna
( ) Movimento que impõe o terrorismo internacional. Tem ramificações mundiais com muitos recursos financeiros e destacada atuação na Tchetchênia, Birmânia, Eritréia, Uzbequistão, Argélia e Bósnia. Seu núcleo é formado por ex-mujahedines, os combatentes que lutaram na "guerra santa" contra a ocupação soviética no Afeganistão de 1979 até 1989, o grupo egípcio Al-Jihad e outros grupos islâmicos.
(   ) Grupo de origem árabe que nos anos 70 combateu grupos rebeldes no sul do Sudão e, nos últimos anos vem transformado Darfur, oeste do Sudão, numa região de sérios conflitos contra a população de origem africana ligadas a tribos nativas do sul. O interesse em manter o controle na extração de petróleo apoiado por militares islâmicos vem promovendo uma rotina diária de destruições de vilarejos, assassinatos de mulheres e crianças, e escassez de alimentação.
(   ) Movimento político-religioso expansivo de reconstrução de suas identidades em múltiplos territórios, contextos sociais e institucionais distintos, do qual são exemplos Irã, Egito, Argélia, Tunísia, Sudão, Bangladesh, Indonésia, Arábia Saudita.
A sequência correta é:
a)   2, 3 e 4                b) 1, 3 e 4      c) 5, 2, e 3   d)  5, 1 e 2        e) 2, 4 e 5
3)   Leia o texto a seguir.
“As cidades cresceram muito, concentrando milhões de pessoas que se encontram em busca de sobrevivência. Hoje, no mundo, a população urbana supera a população rural. As megacidades alcançam cifras impensáveis. A população de Tóquio em 2007 era superior a trinta e cinco milhões de habitantes. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as maiores cidades do mundo.”
Em relação ao processo de urbanização mundial e brasileiro, assinale a alternativa correta:
a)   O fenômeno da urbanização mundial ocorre de forma bastante desigual, sendo que nos países desenvolvidos, esse processo é mais recente;
b)   O rápido processo de urbanização dos países subdesenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial contribuiu para agravar os problemas urbanos, tendo em vista a proliferação das submoradias, do desemprego e da grande pressão pelos serviços públicos;
c)   Embora o processo de urbanização brasileiro tenha sido muito intenso nas últimas décadas, não se verifica em nosso país a formação de áreas conurbadas;
d)   A megapolização é um fenômeno típico dos países desenvolvidos.
4)   Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infra-estrutura comuns, define a:
a)   Metropolização            b) Área metropolitana             c)  Rede urbana     d)   Megalópole                  e) Cidade global
5)   Existem diversas modalidades de energia que são utilizadas pelo homem. Dessas, uma se caracteriza pela utilização do calor interno do planeta. Esse calor, que aciona turbinas elétricas, gera a modalidade de energia conhecida como a energia:
a)   Geotérmica         b) Solar    c) das marés     d)   eólica             e) nuclear
6)   Estudando sobre os biomas da Terra, um aluno lê o seguinte: Ocorre no hemisfério Norte, entre as latitudes 50ºN e 60ºN. Os invernos são rigorosos e os verões quentes. Apresenta uma formação florestal homogênea, pois é formada quase só por coníferas, que possuem folhas aciculares, resistentes e perenes. Refletindo sobre as informações do fragmento, o aluno conclui que estas são características do bioma:
a)   Taiga     b) pradaria     c) tundra     d) estepes
7)   A intensa emissão de poluentes oriundos das indústrias, dos transportes e das demais atividades que promovem a queima de carvão mineral e de derivados do petróleo tem contribuído para a ocorrência, com mais intensidade, de um determinado fenômeno atmosférico que provoca vários danos à sociedade, destacando-se a destruição de importantes monumentos históricos. O fenômeno atmosférico a que o texto faz referência é denominado de:
a) inversão térmica    b) efeito estufa   c) ilha de calor      
d) chuva ácida           e) buraco na camada de ozônio
8) Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Este fato se deve:
a)   À inclinação do eixo terrestre.
b)   Ao movimento de rotação terrestre.
c)   Ao movimento de translação terrestre.
d)   À maior proximidade do sol no verão.
e)   A diferença de latitude entre esses países e o Brasil.
9) A África do Sul está a 2 horas adiantada em relação ao Meridiano de Greenwich. Sabendo-se que o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2010 foi realizado no dia 11 de junho, às 16 horas (horário sulafricano), que horas eram na capital alagoana na hora do início do jogo?
a)11 horas     b)13 horas     c) 16 horas      d) 18 horas
10) A Mitshubishi, a qual fabrica produtos diversos como carros, televisores e canetas, constitui um exemplo de qual das formas de oligopólio citados abaixo?
a) Holding;          b) Truste;     c) Cartel;             d) Conglomerado.
Gabarito 
 1 - b     2 - d     3 - b     4 - b     5 - a     6 - a     7 - d     8 - b     9 - a     10 - d

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog