segunda-feira, 16 de setembro de 2024

OS CONFLITOS NO LAGO CHADE

   Na maioria dos casos, os países situados na região do Sahel africano - localizado ao sul do Deserto do Saara - são divididos entre uma porção norte, onde vivem populações islamizadas que praticam o pastoreio nômade e seminômade em áreas de clima árido ou semiárido, e uma porção sul, tradicionalmente dedicada à agricultura. Há muito tempo, essa divisão tem sido a causa de conflitos internos nos Estados da região e motivo de tensão entre países vizinhos.

  Recentemente, as mudanças climáticas, que se traduzem em avanço da desertificação e em escassez de água na região, vêm contribuindo para o aumento da pobreza e o acirramento da violência nas comunidades rurais, facilitando a ação de grupos terroristas. Foi o que aconteceu na bacia do Lago Chade.

Mapa do Lago Chade

  A bacia do Lago Chade abrange territórios de Níger, Nigéria, Camarões e Chade. Cerca de 40 milhões de pessoas dependem da água do lago para suas atividades agrícolas e pastoris. O Lago Chade sempre passou por ciclos naturais periódicos de cheia e seca que faziam variar significativamente seu volume. Entretanto, na década de 1960 era considerado um dos maiores corpos-d'água do mundo. Desde então, porém, o lago encolheu mais de 90% de sua dimensão original, o que não pode ser explicado pelos ciclos naturais.

  A degradação do lago, um dos maiores desastres ambientais da história recente, foi causada por muitos fatores. O aumento do rebanho e o pisoteio constante das frágeis pastagens do semiárido causaram erosão e ocasionaram o avanço do deserto, assim como o consumo excessivo de água para irrigação das plantações. Além disso, em decorrência das mudanças climáticas, o cinturão da chuva tropical que incidia sobre a bacia do Chade se moveu para o sul, resultando em menor precipitação sobre o lago e seus arredores. Como resultado, o Lago Chade, que tinha 25 mil km² no início da década de 1960, hoje cobre pouco menos de 1,3 mil km².

  Por causa da falta de água e da redução da produção de alimentos, milhões de pessoas sofrem com desnutrição e fome na região. A violência entre agricultores e pastores se acirrou, passando a ser incentivada, também, pelas redes internacionais de contrabando de armas. No rastro da pobreza, cresce a atuação do Boko Haram.

Evolução da extensão do Lago Chade
REFERÊNCIA:

WIKIPÉDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wik/Lago_Chade. Acesso em: 16/09/2024.


Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog