quinta-feira, 23 de julho de 2020

OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES E TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL


  Os meios de comunicação transmitem mensagens, informações e ideias.
 Eles possibilitam a interação entre as pessoas, empresas, grupos sociais e políticos e órgãos governamentais. Por isso, a presença de meios de comunicação contribui para a integração do território nacional. O desenvolvimento da alta tecnologia ligada à informática, à telefonia e às fibras ópticas, entre outros meios e recursos, é responsável pela comunicação em tempo real na internet. As transmissões televisivas também são feitas em tempo real, via satélite, interligando até mesmo os lugares mais distantes.
  As inovações tecnológicas avançam rapidamente, barateiam os produtos e popularizam o uso de aparelhos de telefonia celular, microcomputadores, laptops, entre outros.
Figurinha que apresenta a evolução dos meios de comunicação
  O telefone foi introduzido no Brasil em 1877, poucos meses depois da exposição de Filadélfia. O primeiro aparelho foi fabricado nas oficinas da Western and Brazilian Telegraph Company, especialmente para Dom Pedro II. Foi instalado no Palácio Imperial de São Cristóvão localizado na Quinta da Boa Vista, hoje o Museu Nacional do Rio de Janeiro, e era ligado às casas ministeriais, esta sendo a primeira linha telefônica brasileira. No mesmo ano, começou a funcionar uma linha telefônica ligando a loja O Grande Mágico, na Rua do Ouvidor, de propriedade de Leon Rodde, ao Quartel do Corpo de Bombeiros.
  No início do século XX, o serviço de telefonia era restrito a poucas cidades. Em 1907, havia apenas 15 mil linhas telefônicas no país, quase 80% delas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
  Somente em 1965 foi criada a Intelbras, empresa com a responsabilidade de integrar e ampliar o sistema nacional de telefonia. Até esse período, era necessária a ajuda de uma telefonista para completar a chamada de um telefone para outro.
Primeiro telefone do Brasil, que atualmente se encontra no Museu Imperial de Petrópolis - RJ
  A introdução do rádio no Brasil, em  7 de setembro de 1922, mudou os costumes da população, interligou o território nacional e este ao mundo. Esse meio de comunicação se popularizou rapidamente e, nas décadas de 1930 e 1940, famílias inteiras reuniam-se em volta dele para ouvir o noticiário, as novelas radiofônicas e os grandes cantores populares.
  A primeira transmissão foi um discurso do então presidente Epitácio Pessoa,  durante a comemoração do Centenário da Independência do Brasil. Porém, a instalação do rádio de fato ocorreu apenas em 20 de abril de 1923, com a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Transmissão do Programa "A Voz do Brasil", de 25/09/1978
  Na década de 1930 começou a era comercial do rádio, com a permissão de comerciais na programação, trazendo a contratação de artistas e desenvolvimento técnico para o setor. Com o surgimento das Radionovelas e da popularização da programação, na década de 1940, começou a chamada era de ouro do rádio brasileiro, que trouxe um impacto na sociedade brasileira semelhante ao que a televisão produz hoje.
  Com a criação da televisão, o rádio passou por transformações, os programas de humor, os artistas, as novelas e os programas de auditório são substituídos por músicas e serviços de utilidade pública. Na década de 1960, surgiram as rádios FMs, que trouxeram mais músicas para os ouvintes.
Carmem Miranda (1909-1955) - uma das estrelas da era de ouro do rádio brasileiro
  No dia 18 de setembro de 1950, a televisão uniu a imagem ao som e promoveu novos hábitos na sociedade brasileira, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando, assim, o primeiro canal de televisão no país. Quatro meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro. Desde então, a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. Posteriormente, na década de 1970, com a comunicação via satélite, iniciaram-se as transmissões de televisão em rede nacional.
Transmissão do discurso de Getúlio Vargas no Primeiro de Maio de 1951, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
  No início do século XX, o sistema de telecomunicações no Brasil era controlado por empresas particulares. Durante os anos 1960, esse sistema passou a ser responsabilidade do Estado. Nos anos 1990, essa atividade foi privatizada, ou seja, as empresas de propriedade do Estado responsáveis de executá-las, foram vendidas em leilões para empresas privadas.
  A expansão das telecomunicações e da computação na década de 1990 possibilitou a criação de novas aplicações de caráter social para a infraestrutura de telefonia e de outros serviços correlatos. No setor de educação, as principais inovações estão associadas à combinação de televisão, em especial aos telecursos, com atividades em sala de aula e com o uso da internet.
Evolução dos meios de comunicações
  Dentre os meios de  telecomunicações, a internet tem se destacado por sua conectividade e importância nas relações sociais e no mundo do trabalho. De forma inédita, ela passou a viabilizar a interação entre as pessoas, em diferentes lugares, praticamente em tempo real.
  A adoção da internet no Ensino Básico traz como benefícios o acesso do estudante a fontes de informação para a realização de trabalhos escolares e para seu enriquecimento cultural, além de colocá-lo em contato com fatos e fenômenos sociais de outros países.
  O uso da internet é também eficaz como instrumento de interação entre a administração do estabelecimento de ensino, o aluno e a família, fora do horário escolar. No Ensino Técnico, o instrumental de telecomunicações facilita as atividades complementares e a interação entre aluno e instrutor. No Ensino Superior, possibilita formas alternativas de ensino, inclusive com interação a distância entre profissionais e alunos, teleconferências e intercâmbio de experiências entre acadêmicos. É no ensino à distância, porém, que reside o melhor potencial de aproveitamento das telecomunicações na educação.
Esquema de como funciona a Internet
  A internet possibilitou, enfim, o acesso do cidadão e do profissional a serviços de seu interesse e a informações cuja recuperação era, antes, muito complexa. Os tribunais, por exemplo, oferecem o acompanhamento de protocolo e de andamento de processos via internet, facilitando a sua tramitação. O próprio Governo Federal, através da inciativa do Governo Eletrônico, pretende tornar disponíveis na internet todos os serviços que independam da presença física do cidadão para serem levados a termo.
  Como qualquer meio de comunicação, a internet necessita de infraestrutura física para funcionar: redes de fibra óptica, cabos submarinos, servidores de dados, satélites, entre outros dispositivos. Esses componentes estão distribuídos de forma desigual pelo Brasil e pelo mundo.
  O acesso à internet teve crescimento acelerado nos últimos anos, mas ainda se concentra em algumas regiões. Segundo levantamento do CGI (Comitê Gestor de Internet) em 2019, cerca de 70% da população brasileira estava conectada à internet. Porém, no Nordeste e no Norte, esse número é menos de 60%, enquanto que no Sudeste mais de 80% da população tem acesso à Internet.
O uso da internet no Brasil

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