quinta-feira, 12 de março de 2020

AS ESTAÇÕES DO ANO

  As estações do ano são primavera, verão, outono e inverno. Cada uma delas tem duração aproximada de três meses, contemplando, portanto, os doze meses do ano.
  Na órbita que a Terra descreve ao redor do Sol, há quatro posições que indicam o início e o fim de cada estação. Duas delas recebem o nome de solstício - ocorrem nos dias 21 de dezembro e 21 e junho -, e as outras duas recebem o nome de equinócio - dias 21 de março e 23 de setembro.
  Inicialmente, o ano era dividido em duas partes:
  • o período quente (em latim "ver") era dividido em três partes: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e umidade moderadas; o Tempo Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidades elevadas; e o Estivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa umidade.
  • o período frio (em latim "hiems") era dividido em duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual; e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.
Diagrama que representa as estações do ano
  Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionados com a influência da translação associada à mudança no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em quatro estações. Porém, em certas culturas, o ano é dividido em cinco estações, como a China. Países como a Índia, divide o ano em três estações: uma quente, uma fria e uma chuvosa.
  Já no continente africano, países como Angola, só tem duas estações: a das chuvas, quente e úmida; e a cacimbo, seca e ligeiramente mais fresca, principalmente à noite.
Figura esquemática que mostra as estações do ano
  A palavra "solstício" significa "Sol que se detém". Por causa da inclinação do eixo terrestre e da posição da Terra em relação ao Sol, no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o solstício de verão no Hemisfério Sul e o solstício de inverno no Hemisfério Norte: os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. Nessa data, o Hemisfério Sul tem o dia mais longo do ano, quando se inicia o verão; o Hemisfério Norte tem o dia mais curto do ano, marcando o início do inverno.
  Em 20 ou 21 de junho acontece o contrário: solstício de inverno no Hemisfério Sul e solstício de verão no Hemisfério Norte. Neste dia os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. É o início do verão no Hemisfério Norte, com o dia mais longo que a noite, e no Hemisfério Sul tem início o inverno, com a noite mais longa e o dia mais curto (as datas podem variar dependendo do ano bissexto).
Insolação da Terra no ano de 2013
  A palavra "equinócio" significa "dias e noites iguais", ou seja, indica que a duração do período claro (dia) é igual à do período escuro (noite). Os equinócios ocorrem em 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro, quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, iluminando os dois hemisférios.
  O equinócio de 20 ou 21 de março anuncia o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Já o equinócio de 22 ou 23 de setembro marca o início do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul. Essas datas podem variar decorrente do ano bissexto.
  Na zona tropical, por exemplo, onde está localizada a maior parte do território brasileiro, é mais difícil perceber as diferenças entre uma estação e outra. Essa é a zona de maior insolação do planeta, o que mantém a temperatura do ar atmosférico elevada durante o ano todo. Apenas nos estados brasileiros situados ao sul do Trópico de Capricórnio e em lugares situados em altitudes mais elevadas o inverno é mais frio.
  Na zona temperada, as estações do ano são bem definidas: no inverno, as temperaturas são baixas e pode nevar em muitos lugares; no outono e na primavera, as temperaturas ficam amenas; e, no verão, elas costumam ser mais elevadas.  Nas zonas polares, as quatro estações do ano também não são bem demarcadas. As temperaturas são sempre baixas, geralmente inferiores a 0 ºC.
Figura esquemática que mostra uma planta durante as 4 estações do ano
  As estações do ano se repetem todos os anos. Os povos antigos já as percebiam e regulavam suas atividades diárias em função delas: o plantio, a colheita, a época de se proteger do frio etc. No entanto, as estações do ano não são bem definidas em todos os lugares da Terra, pois variam de acordo com a latitude.
  O inverno é a estação mais fria das quatro estações do ano nos climas temperados. O inverno no Hemisfério Norte é chamado "inverno boreal", e o do Hemisfério Sul é chamado "inverno austral".
  No inverno, as noites são mais longas que os dias, visto que a incidência de raios solares é menor. Durante essa estação, várias espécies de aves migram do seu lugar de origem para outras áreas com o intuito de fugir do frio.
  No Hemisfério Norte o inverno tem início no dia 21 ou 22 de dezembro e termina com o equinócio da primavera, no dia 20 ou 21 de março (dependendo do ano bissexto). No Hemisfério Sul, o inverno tem início no dia 20 ou 21 de junho e vai até o dia 22 ou 23 de setembro, quando se inicia a primavera.
Inverno na região temperada - as plantas ficam ociosas
  A primavera é a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre.
  A primavera do Hemisfério Norte é chamada de "primavera boreal" e a do Hemisfério Sul é chamada de "primavera austral". A primavera boreal tem início no dia 20 ou 21 de março e termina no dia 20 ou 21 de junho. A primavera austral tem início no dia 22 ou 23 de setembro e termina no dia 21 ou 22 de dezembro.
Primavera na região temperada - as plantas voltam a crescer
  O verão caracteriza-se por ser a estação mais quente do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas, os dias são mais longos e as noites são mais curtas. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.
  No Hemisfério Norte, o verão é chamado de "verão boreal" e no Hemisfério Sul é chamado "verão austral". O verão boreal tem início com o solstício de verão, que acontece no dia 20 ou 21 de junho, e termina no dia 22 ou 23 de setembro com o equinócio de outono (dependendo do ano bissexto). O verão austral tem início no dia 21 ou 22 de dezembro e vai até o dia 20 ou 21 de março, quando ocorre o equinócio do outono.
Verão nas regiões temperadas - nessa época as plantas crescem
  O outono é a estação do ano que sucede ao verão e antecede o inverno. É caracterizado por queda na temperatura e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (exceto nas regiões próximas ao Equador).
  O outono no Hemisfério Norte é chamado de "outono boreal" e no Hemisfério Sul é chamado de "outono austral". O outono boreal tem início no dia 22 ou 23 de setembro e termina no dia 21 ou 22 de dezembro. O outono austral tem início no dia 20 ou 21 de março e termina no dia 20 ou 21 de junho.
Nas regiões temperadas durante o outono, as árvores ficam amareladas e liberam suas folhas

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog