quinta-feira, 31 de outubro de 2019

AS COMMODITIES

  O comércio mundial de produtos agropecuários abrange tanto os produtos alimentícios (cereais, frutas, carne, laticínios etc.) como as matérias-primas para a indústria e o setor energético. Essa comercialização acontece principalmente na forma de commodities, cujos preços são estabelecidos em escala internacional nas bolsas de mercadorias, como as de Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, e Londres, no Reino Unido.
  Commodity corresponde a produtos de qualidade e características uniformes, que não são diferenciados de acordo com quem os produziu ou de sua origem, sendo seu preço uniformemente determinado pela oferta e procura internacional. Originalmente, o termo proveniente da língua inglesa (plural em inglês: "commodities") significava qualquer mercadoria, mas passou a ser utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária na bolsa de valores.
  As commodities são usadas na compra e venda de mercadorias fungíveis, como por exemplo o petróleo, a resma de papel, leite, cobre e outros tipos de metais, madeira (derivada do desmatamento ou não) e plantas para usos medicinais).
  As commodities são produzidas em grande escala, com pouca intervenção da indústria química para sua existência. Entre as commodities mais comuns estão as que servem como matéria-prima para a produção de outros bens. Um exemplo são as agrícolas, chamadas de soft commodities, como a soja, o açúcar e o milho. O ouro, ferro e cobre estão junto às mercadorias mais negociadas e são commodities de extração ou minerais, denominadas hard commodities.
  A variação dos preços das commodities reflete em toda a economia, já que são matérias-primas utilizadas para fabricação de diversos produtos. Em caso de elevação, os alimentos ficam mais caros, prejudicando os consumidores - especialmente a população mais pobre, em geral, que destina grande parte de sua renda para a aquisição de alimentos.
Soja - um exemplo de commoditie
  O mercado mundial de commodities é controlado por um restrito conjunto de tradings companies (do inglês trade, negociar, e company, empresa; empresa comercial que atua como intermediária entre empresas que vendem e outras que compram), que são, principalmente, transnacionais. Elas possuem grande poder, influenciam a formação de preços no mercado internacional, o valor dos fretes marítimos para transportá-los etc. No Brasil, as tradings de commodities atuam na comercialização de soja, milho, açúcar e álcool, café, algodão e outros produtos e, nos últimos anos, tem atuado na aquisição de usinas de açúcar e álcool, e no financiamento de sementes, agrotóxicos e fertilizantes para o agronegócio.
  Países que são grandes exportadores de produtos agropecuários, mas que, ao mesmo tempo, não se destacam enquanto produtores e exportadores de produtos industrializados estão mais susceptíveis e vulneráveis à oscilação dos preços das commodities. Essa característica se aplica principalmente aos países em desenvolvimento, como também aos emergentes, que em geral são economias dependentes da produção e exportação de commodities, como é o caso do Brasil.
Minério de ferro
  O uso da terra em diversos países é influenciado pelo mercado internacional de commodities agropecuárias. Áreas que eram usadas para a produção de alimentos tradicionais, visando atender às necessidades de suas populações, foram substituídas pela agricultura comercial, voltada à produção de commodities para o mercado externo.
  No Brasil, além desse fato, deve-se considerar que a expansão da fronteira agropecuária em direção ao Cerrado e à Floresta Amazônica, nas regiões Centro-Oeste e Norte, ocorreu também pela grande procura por essas commodities nos mercados interno e externo - soja, algodão, milho, carne etc.
  O comércio mundial de commodities agropecuárias se destina, sobretudo, a abastecer a indústria de alimentos, e não à venda in natura. A indústria a transforma em diversos produtos, os alimentos industrializados - enlatados, empacotados e engarrafados -, que são comercializados junto à crescente população urbana. Daí decorre a importância da agropecuária para a sociedade urbano-industrial.
  Nas cidades, então, a obtenção de produtos alimentícios é realizada principalmente por meio de relações comerciais mediadas pelo dinheiro, isto é, aqueles são comprados por quem possui poder de compra; diferentemente, portanto, de relações no campo, onde o produtor pode plantar ou criar animais para o seu próprio sustento e da sua família - e comercializar o excedente. O crescimento populacional e a urbanização, por conseguinte, têm exigido aumento da produção agropecuária, que tem ocorrido com apoio do desenvolvimento científico e tecnológico aplicado à produção rural.
Exploração de petróleo - o petróleo é um exemplo de commoditie mineral
FONTE: Adas, Melhem
Expedições geográficas: manual do professor / Melhem Adas, Sérgio Adas. - 3. ed. - São Paulo: Moderna, 2018.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog