domingo, 7 de janeiro de 2018

A COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL (SADC)

  Historicamente ocupada e dividida pelas potências europeias, a África é formada por mais de 50 países, onde muitas das fronteiras foram traçadas arbitrariamente pelos colonizadores europeus. Longe de ser um espaço homogêneo, no continente africano há cerca de 800 grupos étnicos, cada qual com sua língua e cultura.
Dodoma - capital da Tanzânia
  Na África, são muitas as riquezas naturais; as paisagens geográficas são mais diversificadas que as de qualquer outro continente. Por outro lado, é o continente mais pobre: cerca da metade de sua população vive abaixo da linha de pobreza. Em muitos países, a maior parte das exportações vem de apenas um produto, como petróleo ou minérios. O nível de industrialização do continente africano é o menor do mundo. Tudo isso torna os países do continente bastante vulneráveis à variação de preços.
Harare - capital do Zimbábue
  Os países africanos são muito diferentes uns dos outros, tanto nos aspectos socioeconômicos quantos nos naturais. Países como Líbia, Tunísia, Argélia, África do Sul e Egito têm indicadores sociais razoáveis. Mas há um grande número de países que apresentam profundos problemas econômicos e sociais, como Serra Leoa, Mali e Etiópia. As grandes desigualdades internas, a dependência econômica, a carência de infraestrutura, o baixo nível de industrialização, as guerras, a fome e a pobreza explicam as dificuldades dos processos de integração do continente africano.
Maputo - capital de Moçambique
  Há vários blocos regionais africanos, como a Comunidade Econômica e Monetária da África Central (EMCCA, em inglês) e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas, em inglês). O mais importante deles é a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, do inglês Southern African Development Community).
Antananarivo - capital de Madagascar
  Criada em 17 de outubro de 1992, com a participação inicial de nove integrantes, a SADC reúne atualmente 15 países. Sua sede fica em Gaborone, em Botsuana, e é de grande importância para o desenvolvimento econômico da região, assim como a estabilização política.
Lusaka - capital de Zâmbia
  Fazem parte do bloco: Angola, África do Sul, Botsuana, República Democrática do Congo (RDC), Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. As línguas oficiais do bloco são o inglês, o francês e o português.
Sede da SADC, em Gaberone - Botsuana
  A SADC originou-se a partir da transformação da SADCC (Southern Africa Development Co-ordination Conference ou Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral), que foi criada em 1980 e que contava com nove países-membros. Esta transformação ocorreu na cidade de Windhoek, Namíbia, e foi motivada pelo fim do regime do apartheid na África do Sul.
  Os países da SADC somam uma população de cerca de 330 milhões de habitantes e um PIB de aproximadamente 612 bilhões de dólares, valor importante, especialmente levando-se em conta as economias dos restantes dos países africanos.
Luanda - capital de Angola
  A África Austral enfrenta muitos problemas, tanto naturais, como secas pronunciadas, quanto econômicos (carência de indústrias, etc.) e sociais (pobreza, doenças como AIDS, etc.). Existem muitas desigualdades na região: quanto à renda per capita, por exemplo, há países onde ela é 20 vezes superior à dos mais pobres.
Victória - capital de Seychelles
  A região busca o desenvolvimento econômico através de fatores como a exploração dos recursos naturais, grande potencial energético (petróleo, carvão, biomassa, energia solar, energia eólica), infraestrutura, além da vasta população, proporcionando mão de obra e mercado consumidor.
Lilongwe - capital do Malawi
  O país mais importante do bloco é a África do Sul, que responde por mais de 60% da riqueza produzida pelo conjunto regional - é um país emergente que faz parte do Brics (bloco que representa a sigla dos principais países emergentes do globo - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Gaborone - capital de Botsuana
  Mesmo sendo pobre em petróleo, pois apenas Angola é um grande produtor, a região é riquíssima em recursos minerais, como ouro, diamantes e platina, em grande parte ainda a serem explorados.
Kinshasa - capital da República Democrática do Congo
  A criação da SADC inspirou-se na conveniência da união de esforços para a formação de um conjunto forte, especialmente em se tratando de países pobres ou em desenvolvimento. Além disso, o crescimento do capitalismo, a partir dos anos 1990, impõe a constituição de blocos regionais para estimular o comércio interno e fortalecer a participação do conjunto no competitivo mercado global.
Cidade do Cabo - capital legislativa da África do Sul
  A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral foi criada com base em alguns princípios: igualdade para todos; solidariedade, paz e segurança; direitos democráticos; benefícios mútuos; entre outros. A partir daí, foram estabelecidos seus objetivos, dentre os quais se destacam:
  • promover o desenvolvimento econômico, reduzir a pobreza, melhorar a qualidade de vida dos povos e prover auxílio aos mais necessitados;
  • estimular a complementaridade entre os programas nacionais e regionais;
  • reforçar e consolidar afinidades culturais, históricas e sociais de longa data entre povos da região;
  • aumentar a participação da mulher em todas as instâncias da sociedade, incluindo cargos governamentais, abolir práticas sexualmente discriminatórias e instituir leis que garantam igualdade de direitos entre homens e mulheres;
  • redução e unificação das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países-membros;
  • promover o desenvolvimento sustentável dos países do bloco.

Maseru - capital de Lesoto
  Quando a Comunidade foi criada, seus países-membros almejavam estabelecer, como finalidade maior, o livre-comércio entre eles para, no futuro, instituir um mercado comum, seguindo o modelo da União Europeia, com alguns aspectos do Mercosul.
Port Louis - capital de Maurício
  Apesar dos grandes avanços obtidos, como no combate à AIDS e, especialmente, no aumento do comércio intrarregional, o objetivo principal da SADC está longe de ser alcançado.
Windhoek - capital da Namíbia
  O principal parceiro econômico externo da Comunidade é a União Europeia, mas, nos últimos anos, a China tem feito grandes investimentos na região, especialmente em obras de infraestrutura.
Mbabane - capital da Suazilândia
REFERÊNCIA: Moreira, Igor
Viva: geografia: volume 3: ensino médio / Igor Moreira. Curitiba: Positivo, 2016.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog