domingo, 13 de setembro de 2015

A CIDADE-ESTADO DE CINGAPURA

  A cidade-Estado de Cingapura é a nação que mais se destaca no Sudeste Asiático, apresentando indicadores sociais de países desenvolvidos. Com isenção fiscal, mão de obra barata e produção voltada para a exportação, esse país-cidade se transformou um sinônimo de prosperidade, numa região onde a pobreza e a miséria são marcantes. Juntamente com Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan, o país faz parte dos chamados "Velhos Tigres Asiáticos".
  Situado entre o estreito de Málaca (oeste) e o estreito de Cingapura (sudeste), que ligam os oceanos Índico e Pacífico, o país situa-se em uma área geográfica estratégica, pois está no percurso de rotas marítimas que ligam a Europa ao Extremo Oriente, à Indonésia e à Austrália. Sua localização tornou-se ainda mais importante a partir do fim do século XIX, com a abertura do Canal de Suez.
  Cingapura tinha sido uma parte de diversos impérios locais desde que foi habitada no século II d.C.. A Cingapura moderna foi fundada como um posto comercial da Companhia das Índias Orientais, por Sir Stamford Raffles, em 1819, com a permissão do Sultanato de Johor. Os britânicos obtiveram a soberania completa da ilha em 1824 e a cidade se tornou um dos Estabelecimento dos Estreitos britânicos em 1826.
Marina Bay Sands - Cingapura
HISTÓRIA
  A localização estratégica de Cingapura - ponto de apoio das rotas comerciais entre o Oceano Pacífico, a África e a Europa - sempre despertou o interesse de países capitalistas. 
  O início do povoamento da área correspondente à Cingapura teve início no século II d.C. Foi um posto avançado do império Srivijaya, chamado Temasek. Entre os séculos XVI e XIX, Cingapura fazia parte do Sultanato de Johor. Em 1613, invasores portugueses queimaram o povoamento e a ilha afundou no esquecimento durante dois séculos.
  Em 1812 foi ocupada pelos ingleses, que a mantiveram sob domínio até 1965, quando a ilha obteve a independência. Em 1819, Thomas Stamford Raffles chegou à ilha e assinou um tratado com o sultão Shah Hussein em nome da Companhia Britânica das Índias Orientais para desenvolver a parte sul de Cingapura, transformando-o num entreposto comercial britânico.
  Em 1824 toda a ilha se tornou uma possessão britânica num âmbito de um tratado adicional, pelo qual o sultão entregava Cingapura à Companhia Britânica das Índias Orientais, que ampliou e explorou o porto. Em 1826, tornou-se parte dos Estabelecimentos dos Estreitos, um grupo de colônias britânicas.
Mapa de Cingapura
  Durante a Segunda Guerra Mundial Cingapura foi dominada pelos japoneses, que expandiam sua influência por toda a Ásia, quando o Exército Imperial Japonês invadiu a Malásia, o que deu origem à Batalha de Cingapura. Os britânicos foram derrotados e renderam-se em 15 de fevereiro de 1942.
  Em 1946, após o fim do conflito, Cingapura voltou para o controle inglês, mas sua população passou a reivindicar sua independência.
  A primeira eleição geral em Cingapura ocorreu em 1955, e foi ganha pelo pró-independentista David Marshall, chefe da Frente de Trabalho. Exigindo um governo completamente independente, Marshall liderou uma delegação a Londres, mas o seu intuito foi recusado pelos britânicos. Demitiu-se quando retornou e foi substituído por Lim Yew Hock, cujas políticas convenceram o Reino Unido a conceder plena autonomia interna para Cingapura em todos os temas, exceto assuntos de defesa e relações internacionais.
  Nas eleições de maio de 1959 o partido Ação Popular obteve uma vitória esmagadora e imediatamente fez de Cingapura um Estado autônomo dentro da Commonwealth (Comunidade Britânica de Nações), com Lee Kuan Yew como primeiro-ministro.
  Em 31 de agosto de 1963, Cingapura declarou sua independência, antes de ingressar na então nova Federação da Malásia, junto com Malásia, Sabah e Sarawak.
  Em 9 de agosto de 1965, Cingapura ganhou sua soberania, tendo como presidente Yusof Ishak e Lee Kuan Yew como primeiro-ministro.
Centro do bairro de Bedok - Cingapura
GEOGRAFIA
  Cingapura é uma cidade-Estado localizada no extremo-sul da península da Indochina. Banhada pelas águas do estreito de Málaca, constitui rota marítima obrigatória para grandes navios mercantes da Ásia. É composta por 63 ilhas, possui uma área de 618 km² e estende-se por 48,8 quilômetros de leste-oeste e 22,9 quilômetros norte-sul, unindo-se ao continente asiático por uma ponte rodoferro-viária e por um aqueduto que lhe assegura o abastecimento de água.
  O relevo é de baixa altitude, com elevações que, em geral, não excedem os 150 metros. O ponto culminante dessa cidade-Estado é a colina Bukit Timah, com 163,63 metros, onde se encontra a Reserva Natural de Bukit Timah. O clima é o equatorial úmido, caracterizado pela pequena amplitude térmica anual e temperaturas que variam entre 22°C e 34°C.
  O sul de Cingapura, em torno da foz do rio Cingapura e que é agora a Área Central de Cingapura, costumava ser a única área urbana concentrada, enquanto o restante do terreno era de floresta tropical ou utilizado para a agricultura. Desde 1960, o governo vem construindo novas vilas residenciais em áreas periféricas, provocando o desmatamento e resultando em uma paisagem totalmente urbana.
Bukit Timah - ponto culminante de Cingapura
ECONOMIA
  Cingapura tem uma economia altamente desenvolvida baseada no livre-mercado. Com pequena área territorial e escassos recursos naturais, transformou-se num dos mais importantes centros financeiros asiáticos, com média de crescimento de 8,5% nos últimos 20 anos.
  Nas últimas décadas do século XX, o crescimento econômico foi intenso, e Cingapura firmou-se no cenário mundial como grande centro financeiro e industrial, com empresas de tecnologia avançada e exportação de produtos de alto valor agregado, como é o caso do setor de informática.
  A tradição comercial de Cingapura sempre atraiu pessoas do mundo todo.
  O comércio exterior de Cingapura é muito expressivo. Seus produtos de exportação são basicamente derivados de petróleo (conta com um dos maiores centros de refinação do mundo), borracha natural e maquinaria elétrica. Seu porto é o maior da Ásia e um dos mais movimentados do mundo.
  O comércio facilitou o desenvolvimento de um importante sistema bancário, que agilizava cada vez mais as trocas em um mercado mundial em pleno crescimento.
Mercado chinês em Cingapura
  Um dos grandes problemas de Cingapura é a escassez de recursos naturais. Há alguns anos a água dos esgotos é tratada e reaproveitada, inclusive para beber, e, de maneira geral, o país recorre às importações de matérias-primas, que são financiadas pelos enormes saldos comerciais obtidos com as exportações de produtos eletroeletrônicos.
  Após a independência, muitos recursos do comércio e das atividades bancárias passaram a ser investidos em indústrias dos mais variados setores: metalúrgico, elétrico, de informática, eletrodoméstico e químico.
  Mas o maior crescimento veio com os investimentos estrangeiros feitos por grandes transnacionais. Elas aproveitaram a mão de obra barata e a posição geográfica estratégica da ilha, que continuava a ser um importante ponto de passagem de navios e aviões da Europa com destino à Ásia, para abrir filiais e colocar parte de sua produção nessa região.
    Na década de 1970, a economia de Cingapura passou a gerar muitos empregos. Mesmo com os impostos mais baixos, a arrecadação do governo aumentou e permitiu investimentos na melhoria da qualidade de vida da cidade e das demais ilhas que compõem o país.
  Cingapura foi avaliada como o país com o maior número de empresas de economia familiar em todo o mundo, com milhares de expatriados estrangeiros que trabalham em empresas transnacionais.
Porto de Cingapura
POPULAÇÃO
  Cingapura apresenta-se como um país cosmopolita, reunindo grande diversidade de povos e culturas. O país sempre recebeu imigrantes de outras nações da região em busca de emprego e melhores condições de vida. Entre os seus habitantes é possível encontrar malaios, indianos, chineses e árabes. Cada uma dessas etnias apresenta traços fisionômicos bem específicos, e elas também se diferenciam por viverem em bairros próprios, que podem ser facilmente identificados pelo aspecto de suas construções, por suas lojas e restaurantes típicos. Além desses grupos étnicos, encontram-se também descendentes de portugueses, holandeses e ingleses.
Mercado indiano em Cingapura
POLÍTICA
  Apesar do seu elevado padrão de vida, o sistema político de Cingapura é um dos mais autoritários do mundo. O país convive com forte censura, e ainda existem situações que lembram o passado longínquo, como penas de chibatadas para pequenos furtos.
  Atualmente Cingapura é uma república parlamentarista, mas há apenas um partido político no país. Seu sistema político é extremamente fechado. Há uma censura bastante rigorosa à imprensa, bem como severos regulamentos para manter a disciplina, se alguém os viola, recebe punição. Quem joga sujeira na rua ou não dá descarga ao utilizar banheiros públicos recebe multa. Quem danifica propriedades públicas ou alheias é punido com chibatadas.
  Não há julgamentos e há leis que restringem a liberdade de expressão que podem produzir má vontade ou causar desarmonia dentro da sociedade multirracial e multirreligiosa. A atividade criminosa é geralmente punida com pesadas sanções, incluindo multas pesadas ou cárcere, e também existem leis que permitem a pena capital por homicídio qualificado ou tráfico de drogas.
  A maior parte do poder executivo cabe ao Conselho de Ministros, chefiado pelo Primeiro-Ministro. Ao cargo de Presidente de Cingapura, historicamente cerimonial, foram concedidos alguns poderes de veto a partir de 1991, por algumas decisões-chave, tais como o uso de reservas nacionais e da nomeação de cargos judiciais.
Parlamento de Cingapura
ALGUNS DADOS DE CINGAPURA
NOME OFICIAL: República de Cingapura
CAPITAL: Área Central de Cingapura
Centro financeiro de Cingapura
GENTÍLICO: cingapurense, cingapurano
LÍNGUA OFICIAL: inglês (principal), malaio (nacional), mandarim e tamil
GOVERNO: República Parlamentarista
INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido
Fundação: 29 de janeiro de 1819
Autogoverno: 3 de junho de 1959
Fusão com a Malásia: 16 de setembro de 1963
Separação da Malásia: 9 de agosto de 1965
LOCALIZAÇÃO: Sudeste Asiático
ÁREA: 618 km² (177°)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2015): 4.717.841 habitantes (117°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 7.634,04 habitantes/km² (2°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
PIB (Banco Mundial 2013): US$ 267,941 bilhões (38°). Obs: o PIB (Produto Interno Bruto), representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
IDH (ONU 2014): 0,901 (9°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
Mapa do IDH dos países
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU 2012): 84,1 anos (3°). Obs: a expectativa de vida ou esperança de vida, expressa a probabilidade de tempo de vida média da população. Reflete as condições sanitárias e de saúde de uma população.
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU 2005-2010): 1,19% (113°). Obs: o crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma determinada população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU 2005-2010): 9,17/mil (181°). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2007): 4,28/mil (186°). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook 2013): 1,92/mil (1°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (Nações Unidas 2015): 1,26 filhos/mulher (197°). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook 2014): 95,9% (86°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook 2005-2010): 100% (1°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
PIB PER CAPITA (FMI 2013): US$ 54.775 (8°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população.
MOEDA: Dólar de Cingapura
RELIGIÃO: crenças populares chinesas (42,7%), islamismo (18,4%), budismo (14,5%), cristianismo (12,3%), hinduísmo (5%), sem religião e ateísmo (4,7%), outras religiões (2,4%).
DIVISÃO: administrativamente, Cingapura está dividida em cinco regiões, que são subdivididas em áreas de planejamento urbano.
Mapa com as cinco regiões administrativas de Cingapura
FONTE: Perspectiva geografia, 9 / Cláudia Magalhães ... [et al.]. - 2. ed. - São Paulo: Editora do Brasil, 2012. - (Coleção perspectiva).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog