Trinidad e Tobago é um Estado soberano insular do Caribe, situado ao lado da costa nordeste da Venezuela e a sul de Granada, nas Pequenas Antilhas. Faz fronteira marítima com Barbados a nordeste, a Guiana a sudeste, com a Venezuela a sul e a oeste. Situa-se na confluência do mar do Caribe com o oceano Atlântico. O país possui uma área de 5.130 km² e uma população estimada de 1.249.546 habitantes. A ilha de Trinidad é a maior e mais populosa, representando 94% da área do país e 96% do total de habitantes.
Trinidad e Tobago eram colônias espanholas até passarem, em 1802, para o domínio inglês, obtendo a independência apenas em 1962.
O relevo de Trinidad é caracterizado por três cadeias de montanhas baixas que se estendem de leste a oeste ao redor do território em cujo centro existe uma planície onde se desenvolve a cultura da cana-de-açúcar. Parte da costa leste e oeste apresenta formação de terrenos pantanosos. O ponto culminante do país é o Monte Del Aripo, com 941 metros de altitude, que integra a cadeia de montanhas do noroeste. Ao norte do país, as montanhas são cobertas por florestas.
Tobago, cuja capital é Scarborough, possui maravilhosas praias e barrancos de coral ao redor da ilha, cujo centro é montanhoso, enquanto no sul e na costa oeste localizam-se as planícies.
O clima do país é o tropical com temperaturas elevadas durante o ano todo, variando entre 25°C e 38°C, com duas estações bem definidas: uma seca, de janeiro a maio, e outra chuvosa, de junho a dezembro, e o país encontra-se fora da rota dos furacões.
As ilhas, descobertas durante o ciclo europeu das Grandes Navegações ou Expansão Marítima, foram mais uma das conquistas de Cristóvão Colombo, em sua terceira viagem ao continente, em 1498, dando à Espanha, o direito de ser o primeiro país a colonizar o território de Trinidad e Tobago. Desde então, a população nativa foi sistematicamente dizimada. Os sobreviventes foram assimilados pela cultura imposta pelos conquistadores. Em 1632, Trinidad foi ocupado pelos holandeses, mas logo em seguida foi tomado pelos espanhóis.
Em Trinidad e Tobago, a colonização se estabeleceu de forma semelhante a outras colônias ultramarinas. Devido ao período denominado "Ciclo da cana-de-açúcar", os europeus estavam interessados em investir nas plantations, nos grandes canaviais. As ilhas foram usadas como polos produtores de cana com mão de obra escrava.
Com o declínio do mercantilismo (que se baseava no sistema de colônia e na produção baseada no escravagismo) a importância dos territórios além-mar esvaziava-se. Em Trinidad e Tobago, a escravidão foi abolida em 1833 e o problema da mão de obra nas lavouras foi resolvido com a chegada dos imigrantes hindus e, posteriormente, chineses.
Território bastante cobiçado, Trinidad foi disputada pelos franceses e ingleses. Tobago foi alvo de investidas mais intensas: além dos franceses e ingleses, os alemães também disputaram o território.
Em 1797, Trinidad foi anexada à coroa inglesa e o mesmo ocorreu com Tobago, em 1814. Em 1888, foi formalizada a união de Trinidad e Tobago.
Em 1956 é fundado o Movimento Nacional do Povo (PNM), liderado por Eric Williams. O território ingressa na Federação das Índias Ocidentais em 1958. Em 1962, ocorreu a independência do país associado à Comunidade Britânica e Williams torna-se o primeiro-ministro. A prisão de estudantes negros, em 1970, desencadeia violentos protestos, liderados pelo movimento Black Power. Esses protestos só terminam quando Williams decreta estado de emergência.
A partir de 1973, cresce a exportação de petróleo e o governo investe no setor social. Em 1976 foi proclamada a República, e em 1981 Williams morre. O PNM, desgastado pela queda do preço do petróleo, perde as eleições de 1986 para a Aliança Nacional pela Reconstrução (NAR), cujo líder, Arthur Robinson, é nomeado primeiro-ministro.
Com a exploração do petróleo e do gás natural, a agricultura foi praticamente abandonada, pois os agricultores procuraram emprego na indústria turística e petrolífera. Mesmo assim, as culturas dominantes continuam a ser a cana-de-açúcar, o coco, o arroz, a laranja, a banana, o milho, o cacau e o café.
A indústria extrativa resume-se ao asfalto natural, e os demais tipos de indústrias engloba o amoníaco, o cimento, o metanol, a cerveja e o rum. Os principais parceiros comerciais de Trinidad e Tobago são os Estados Unidos, o Reino Unido, a Jamaica e a Alemanha.
Tobago se destaca pelo turismo, devido à enorme variedade de sua fauna, com cerca de 210 pássaros tropicais.
O país conquistou a reputação de ser um local de excelente investimento para as empresas internacionais. Um setor de ponta tem sido, nos últimos quatro anos, o do gás natural. A economia se beneficia de uma baixa taxa de inflação e de superávits comerciais.
CAPITAL: Port of Spain
GENTÍLICO: trinitário, trinitino, trinitário-tobaguense e tabaguiano
LÍNGUA OFICIAL: inglês
GOVERNO: República Parlamentarista
INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido, em 31 de agosto de 1962
LOCALIZAÇÃO: América Central Insular (Pequenas Antilhas)
ÁREA: 5.130 km² (165°)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2015): 1.249.546 habitantes (149°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 243,57 habitantes/km² (33°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
CIDADES MAIS POPULOSAS (Estimativas 2015):
Chaguanas: 84.752 habitantes
San Fernando: 50.951 habitantes
Port of Spain: 49.756 habitantes
PIB (Banco Mundial 2013): US$ 23,837 bilhões (99°). Obs: o PIB (Produto Interno Bruto), representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
IDH (ONU 2014): 0,766 (64°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU 2012): 74,8 anos (79°). Obs: a expectativa de vida ou esperança de vida, expressa a probabilidade de tempo de vida média da população. Reflete as condições sanitárias e de saúde de uma população.
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU 2005-2010): 0,37% (175°). Obs: crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma determinada população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU 2005-2010): 13,07/mil (141°). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2007): 10,57/mil (56°). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook 2013): 26,57/mil (106°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (CIA World Factbook 2014): 1,71 filhos/mulher (170°). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook 2014): 98,6% (53°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook 2005-2010): 13%(191°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
PIB PER CAPITA (FMI 2013): US$ 20.610 (39°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população.
MOEDA: Dólar de Trinidad e Tobago
RELIGIÃO: 62,8% de cristãos (sendo 28,6% de católicos, 19% de protestantes, 9,5% de anglicanos e 5,7% de outras religiões cristãs), 24,3% de hindus, 7,2% de islâmicos, 3,5% seguem outras religiões e 2,2% sem religião ou ateus.
DIVISÃO: Trinidad e Tobago está dividido política e administrativamente em 14 corporações municipais (municipalidades) em Trinidad e uma Assembleia Legislativa regional em Tobago. O sistema de governo local é diferente em cada ilha. Em Trinidad as 14 municipalidades são divididas em duas cidades, três burgos ou municípios e nove regiões, todas com os mesmos poderes e responsabilidades. Em Tobago, a Assembleia Legislativa proporciona maior poder, responsabilidade e autonomia à ilha.
Trinidad e Tobago eram colônias espanholas até passarem, em 1802, para o domínio inglês, obtendo a independência apenas em 1962.
Mapa de Trinidad e Tobago |
GEOGRAFIA
Localizado no sul do mar do Caribe, Trinidad e Tobago é formado por duas ilhas principais, que dão nome ao país, e por outras ilhotas. Trinidad situa-se a apenas 12 quilômetros da costa venezuelana - geologicamente é uma extensão da América do Sul. Tobago, localizada a 34 quilômetros a noroeste de Trinidad, é de origem vulcânica. A ilha de Trinidad possui uma área de 4.830 km² e a ilha de Tobago possui uma área de 300 km².O relevo de Trinidad é caracterizado por três cadeias de montanhas baixas que se estendem de leste a oeste ao redor do território em cujo centro existe uma planície onde se desenvolve a cultura da cana-de-açúcar. Parte da costa leste e oeste apresenta formação de terrenos pantanosos. O ponto culminante do país é o Monte Del Aripo, com 941 metros de altitude, que integra a cadeia de montanhas do noroeste. Ao norte do país, as montanhas são cobertas por florestas.
Montanhas da ilha de Trinidad |
O clima do país é o tropical com temperaturas elevadas durante o ano todo, variando entre 25°C e 38°C, com duas estações bem definidas: uma seca, de janeiro a maio, e outra chuvosa, de junho a dezembro, e o país encontra-se fora da rota dos furacões.
Paisagem da ilha de Tobago |
HISTÓRIA
Os habitantes originais de Trinidad e Tobago eram índios das nações aruaques e caraíbas e, provavelmente, migraram do continente. A principal atividade de subsistência dos aruaques era o cultivo do milho. Os caraíbas eram pescadores, navegadores e guerreiros.As ilhas, descobertas durante o ciclo europeu das Grandes Navegações ou Expansão Marítima, foram mais uma das conquistas de Cristóvão Colombo, em sua terceira viagem ao continente, em 1498, dando à Espanha, o direito de ser o primeiro país a colonizar o território de Trinidad e Tobago. Desde então, a população nativa foi sistematicamente dizimada. Os sobreviventes foram assimilados pela cultura imposta pelos conquistadores. Em 1632, Trinidad foi ocupado pelos holandeses, mas logo em seguida foi tomado pelos espanhóis.
Scarborough - capital da ilha de Tobago |
Com o declínio do mercantilismo (que se baseava no sistema de colônia e na produção baseada no escravagismo) a importância dos territórios além-mar esvaziava-se. Em Trinidad e Tobago, a escravidão foi abolida em 1833 e o problema da mão de obra nas lavouras foi resolvido com a chegada dos imigrantes hindus e, posteriormente, chineses.
Território bastante cobiçado, Trinidad foi disputada pelos franceses e ingleses. Tobago foi alvo de investidas mais intensas: além dos franceses e ingleses, os alemães também disputaram o território.
Em 1797, Trinidad foi anexada à coroa inglesa e o mesmo ocorreu com Tobago, em 1814. Em 1888, foi formalizada a união de Trinidad e Tobago.
Localização de Trinidad e Tobago |
A partir de 1973, cresce a exportação de petróleo e o governo investe no setor social. Em 1976 foi proclamada a República, e em 1981 Williams morre. O PNM, desgastado pela queda do preço do petróleo, perde as eleições de 1986 para a Aliança Nacional pela Reconstrução (NAR), cujo líder, Arthur Robinson, é nomeado primeiro-ministro.
Eric Williams (1911-1981) |
ECONOMIA
A economia de Trinidad e Tobago gira em torno do petróleo e do gás natural, que são responsáveis por mais de 70% de suas exportações. O rendimento per capita está entre os mais elevados da região do Caribe. A partir da década de 1970, com a
descoberta de petróleo e gás natural, o país deixou de ter uma economia
de base agroexportadora (principalmente açúcar) e se tornou exportador
de petróleo, atividade controlada por transnacionais.Com a exploração do petróleo e do gás natural, a agricultura foi praticamente abandonada, pois os agricultores procuraram emprego na indústria turística e petrolífera. Mesmo assim, as culturas dominantes continuam a ser a cana-de-açúcar, o coco, o arroz, a laranja, a banana, o milho, o cacau e o café.
Arima - com uma população estimada em 2015 de 32.755 habitantes, é a quarta maior cidade de Trinidad e Tobago |
Tobago se destaca pelo turismo, devido à enorme variedade de sua fauna, com cerca de 210 pássaros tropicais.
O país conquistou a reputação de ser um local de excelente investimento para as empresas internacionais. Um setor de ponta tem sido, nos últimos quatro anos, o do gás natural. A economia se beneficia de uma baixa taxa de inflação e de superávits comerciais.
A população de Trinidad e Tobago é formada principalmente por dois grupos: os afro-americanos (descendentes de africanos em territórios da América), que somam cerca de 43%, e os descendentes de indianos, 40%. Os imigrantes indianos chegaram às ilhas após a abolição da escravidão africana em 1834, estimulados pelos colonizadores ingleses para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar. Além desses dois grupos, há ainda europeus, chineses e outros, o que gera tensões étnicas no país.
Trinidad, ilha de maior extensão territorial (4.800 quilômetros quadrados), abriga a maioria da população, que é constituída principalmente de descendentes de escravos africanos, além de imigrantes indianos e chineses. Tobago, por sua vez, possui cerca de 330 quilômetros quadrados, entretanto, nessa ilha são encontradas as mais belas praias do país.
Trinidad, ilha de maior extensão territorial (4.800 quilômetros quadrados), abriga a maioria da população, que é constituída principalmente de descendentes de escravos africanos, além de imigrantes indianos e chineses. Tobago, por sua vez, possui cerca de 330 quilômetros quadrados, entretanto, nessa ilha são encontradas as mais belas praias do país.
Paisagem de Trinidad |
ALGUNS DADOS SOBRE TRINIDAD E TOBAGO
NOME OFICIAL: República de Trinidad e TobagoCAPITAL: Port of Spain
Visão geral de Port of Spain |
LÍNGUA OFICIAL: inglês
GOVERNO: República Parlamentarista
INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido, em 31 de agosto de 1962
LOCALIZAÇÃO: América Central Insular (Pequenas Antilhas)
ÁREA: 5.130 km² (165°)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2015): 1.249.546 habitantes (149°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 243,57 habitantes/km² (33°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
CIDADES MAIS POPULOSAS (Estimativas 2015):
Chaguanas: 84.752 habitantes
Chaguanas - maior, mais desenvolvida e industrializada cidade de Trinidad e Tobago |
San Fernando - segunda maior cidade de Trinidad e Tobago |
Centro de Port of Spain - capital e terceira mais populosa de Trinidad e Tobago |
IDH (ONU 2014): 0,766 (64°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
Mapa do IDH dos países |
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU 2005-2010): 0,37% (175°). Obs: crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma determinada população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU 2005-2010): 13,07/mil (141°). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2007): 10,57/mil (56°). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook 2013): 26,57/mil (106°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (CIA World Factbook 2014): 1,71 filhos/mulher (170°). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook 2014): 98,6% (53°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook 2005-2010): 13%(191°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
PIB PER CAPITA (FMI 2013): US$ 20.610 (39°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população.
MOEDA: Dólar de Trinidad e Tobago
RELIGIÃO: 62,8% de cristãos (sendo 28,6% de católicos, 19% de protestantes, 9,5% de anglicanos e 5,7% de outras religiões cristãs), 24,3% de hindus, 7,2% de islâmicos, 3,5% seguem outras religiões e 2,2% sem religião ou ateus.
DIVISÃO: Trinidad e Tobago está dividido política e administrativamente em 14 corporações municipais (municipalidades) em Trinidad e uma Assembleia Legislativa regional em Tobago. O sistema de governo local é diferente em cada ilha. Em Trinidad as 14 municipalidades são divididas em duas cidades, três burgos ou municípios e nove regiões, todas com os mesmos poderes e responsabilidades. Em Tobago, a Assembleia Legislativa proporciona maior poder, responsabilidade e autonomia à ilha.
Mapa da divisão regional de Trinidad e Tobago |
FONTE: Adas Melhem
Expedições geográficas / Melhem Adas, Sérgio Adas. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário