segunda-feira, 13 de julho de 2015

TRINIDAD E TOBAGO

  Trinidad e Tobago é um Estado soberano insular do Caribe, situado ao lado da costa nordeste da Venezuela e a sul de Granada, nas Pequenas Antilhas. Faz fronteira marítima com Barbados a nordeste, a Guiana a sudeste, com a Venezuela a sul e a oeste. Situa-se na confluência do mar do Caribe com o oceano Atlântico. O país possui uma área de 5.130 km² e uma população estimada de 1.249.546 habitantes. A ilha de Trinidad é a maior e mais populosa, representando 94% da área do país e 96% do total de habitantes.
  Trinidad e Tobago eram colônias espanholas até passarem, em 1802, para o domínio inglês, obtendo a independência apenas em 1962.
Mapa de Trinidad e Tobago
GEOGRAFIA
  Localizado no sul do mar do Caribe, Trinidad e Tobago é formado por duas ilhas principais, que dão nome ao país, e por outras ilhotas. Trinidad situa-se a apenas 12 quilômetros da costa venezuelana - geologicamente é uma extensão da América do Sul. Tobago, localizada a 34 quilômetros a noroeste de Trinidad, é de origem vulcânica. A ilha de Trinidad possui uma área de 4.830 km² e a ilha de Tobago possui uma área de 300 km².
  O relevo de Trinidad é caracterizado por três cadeias de montanhas baixas que se estendem de leste a oeste ao redor do território em cujo centro existe uma planície onde se desenvolve a cultura da cana-de-açúcar. Parte da costa leste e oeste apresenta formação de terrenos pantanosos. O ponto culminante do país é o Monte Del Aripo, com 941 metros de altitude, que integra a cadeia de montanhas do noroeste. Ao norte do país, as montanhas são cobertas por florestas.
Montanhas da ilha de Trinidad
  Tobago, cuja capital é Scarborough, possui maravilhosas praias e barrancos de coral ao redor da ilha, cujo centro é montanhoso, enquanto no sul e na costa oeste localizam-se as planícies.
  O clima do país é o tropical com temperaturas elevadas durante o ano todo, variando entre 25°C e 38°C, com duas estações bem definidas: uma seca, de janeiro a maio, e outra chuvosa, de junho a dezembro, e o país encontra-se fora da rota dos furacões.
Paisagem da ilha de Tobago
HISTÓRIA
  Os habitantes originais de Trinidad e Tobago eram índios das nações aruaques e caraíbas e, provavelmente, migraram do continente. A principal atividade de subsistência dos aruaques era o cultivo do milho. Os caraíbas eram pescadores, navegadores e guerreiros.
  As ilhas, descobertas durante o ciclo europeu das Grandes Navegações ou Expansão Marítima, foram mais uma das conquistas de Cristóvão Colombo, em sua terceira viagem ao continente, em 1498, dando à Espanha, o direito de ser o primeiro país a colonizar o território de Trinidad e Tobago. Desde então, a população nativa foi sistematicamente dizimada. Os sobreviventes foram assimilados pela cultura imposta pelos conquistadores. Em 1632, Trinidad foi ocupado pelos holandeses, mas logo em seguida foi tomado pelos espanhóis.
Scarborough - capital da ilha de Tobago
  Em Trinidad e Tobago, a colonização se estabeleceu de forma semelhante a outras colônias ultramarinas. Devido ao período denominado "Ciclo da cana-de-açúcar", os europeus estavam interessados em investir nas plantations, nos grandes canaviais. As ilhas foram usadas como polos produtores de cana com mão de obra escrava.
  Com o declínio do mercantilismo (que se baseava no sistema de colônia e na produção baseada no escravagismo) a importância dos territórios além-mar esvaziava-se. Em Trinidad e Tobago, a escravidão foi abolida em 1833 e o problema da mão de obra nas lavouras foi resolvido com a chegada dos imigrantes hindus e, posteriormente, chineses.
  Território bastante cobiçado, Trinidad foi disputada pelos franceses e ingleses. Tobago foi alvo de investidas mais intensas: além dos franceses e ingleses, os alemães também disputaram o território.
  Em 1797, Trinidad foi anexada à coroa inglesa e o mesmo ocorreu com Tobago, em 1814. Em 1888, foi formalizada a união de Trinidad e Tobago.
Localização de Trinidad e Tobago
  Em 1956 é fundado o Movimento Nacional do Povo (PNM), liderado por Eric Williams. O território ingressa na Federação das Índias Ocidentais em 1958. Em 1962, ocorreu a independência do país associado à Comunidade Britânica e Williams torna-se o primeiro-ministro. A prisão de estudantes negros, em 1970, desencadeia violentos protestos, liderados pelo movimento Black Power. Esses protestos só terminam quando Williams decreta estado de emergência.
  A partir de 1973, cresce a exportação de petróleo e o governo investe no setor social. Em 1976 foi proclamada a República, e em 1981 Williams morre. O PNM, desgastado pela queda do preço do petróleo, perde as eleições de 1986 para a Aliança Nacional pela Reconstrução (NAR), cujo líder, Arthur Robinson, é nomeado primeiro-ministro.
Eric Williams (1911-1981)
ECONOMIA
  A economia de Trinidad e Tobago gira em torno do petróleo e do gás natural, que são responsáveis por mais de 70% de suas exportações. O rendimento per capita está entre os mais elevados da região do Caribe.  A partir da década de 1970, com a descoberta de petróleo e gás natural, o país deixou de ter uma economia de base agroexportadora (principalmente açúcar) e se tornou exportador de petróleo, atividade controlada por transnacionais.
  Com a exploração do petróleo e do gás natural, a agricultura foi praticamente abandonada, pois os agricultores procuraram emprego na indústria turística e petrolífera. Mesmo assim, as culturas dominantes continuam a ser a cana-de-açúcar, o coco, o arroz, a laranja, a banana, o milho, o cacau e o café.
Arima - com uma população estimada em 2015 de 32.755 habitantes, é a quarta maior cidade de Trinidad e Tobago
  A indústria extrativa resume-se ao asfalto natural, e os demais tipos de indústrias engloba o amoníaco, o cimento, o metanol, a cerveja e o rum. Os principais parceiros comerciais de Trinidad e Tobago são os Estados Unidos, o Reino Unido, a Jamaica e a Alemanha.
  Tobago se destaca pelo turismo, devido à enorme variedade de sua fauna, com cerca de 210 pássaros tropicais.
  O país conquistou a reputação de ser um local de excelente investimento para as empresas internacionais. Um setor de ponta tem sido, nos últimos quatro anos, o do gás natural. A economia se beneficia de uma baixa taxa de inflação e de superávits comerciais.
Praia em Tobago
POPULAÇÃO
  A população de Trinidad e Tobago é formada principalmente por dois grupos: os afro-americanos (descendentes de africanos em territórios da América), que somam cerca de 43%, e os descendentes de indianos, 40%. Os imigrantes indianos chegaram às ilhas após a abolição da escravidão africana em 1834, estimulados pelos colonizadores ingleses para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar. Além desses dois grupos, há ainda europeus, chineses e outros, o que gera tensões étnicas no país.
  Trinidad, ilha de maior extensão territorial (4.800 quilômetros quadrados), abriga a maioria da população, que é constituída principalmente de descendentes de escravos africanos, além de imigrantes indianos e chineses. Tobago, por sua vez, possui cerca de 330 quilômetros quadrados, entretanto, nessa ilha são encontradas as mais belas praias do país. 
Paisagem de Trinidad
ALGUNS DADOS SOBRE TRINIDAD E TOBAGO
NOME OFICIAL: República de Trinidad e Tobago
CAPITAL: Port of Spain
Visão geral de Port of Spain
GENTÍLICO: trinitário, trinitino, trinitário-tobaguense e tabaguiano
LÍNGUA OFICIAL: inglês
GOVERNO: República Parlamentarista
INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido, em 31 de agosto de 1962
LOCALIZAÇÃO: América Central Insular (Pequenas Antilhas)
ÁREA: 5.130 km² (165°)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2015): 1.249.546 habitantes (149°)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 243,57 habitantes/km² (33°). Obs: a densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressa pela relação entre a população total e a superfície de um determinado território.
CIDADES MAIS POPULOSAS (Estimativas 2015):
Chaguanas: 84.752 habitantes
Chaguanas - maior, mais desenvolvida e industrializada cidade de Trinidad e Tobago
San Fernando: 50.951 habitantes
San Fernando - segunda maior cidade de Trinidad e Tobago
Port of Spain: 49.756 habitantes
Centro de Port of Spain - capital e terceira mais populosa de Trinidad e Tobago
PIB (Banco Mundial 2013): US$ 23,837 bilhões (99°). Obs: o PIB (Produto Interno Bruto), representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano).
IDH (ONU 2014): 0,766 (64°). Obs: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais, variando de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e PIB per capita. A classificação é feita dividindo os países em quatro grandes grupos: baixo (de 0,0 a 0,500), médio (de 0,501 a 0,800), elevado (de 0,801 a 0,900) e muito elevado (de 0,901 a 1,0).
Mapa do IDH dos países
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU 2012): 74,8 anos (79°). Obs: a expectativa de vida ou esperança de vida, expressa a probabilidade de tempo de vida média da população. Reflete as condições sanitárias e de saúde de uma população.
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU 2005-2010): 0,37% (175°). Obs: crescimento vegetativo, crescimento populacional ou crescimento natural é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma determinada população.
TAXA DE NATALIDADE (ONU 2005-2010): 13,07/mil (141°). Obs: a taxa de natalidade é a porcentagem de nascimentos ocorridos em uma população em um determinado período de tempo para cada grupo de mil pessoas, e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE (CIA World Factbook 2007): 10,57/mil (56°). Obs: a taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, em uma determinada região por um período de tempo e é contada de maior para menor.
TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (CIA World Factbook 2013): 26,57/mil (106°). Obs: a taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem no primeiro ano de vida entre mil nascidas vivas em um determinado período, e é contada de menor para maior.
TAXA DE FECUNDIDADE (CIA World Factbook 2014): 1,71 filhos/mulher (170°). Obs: a taxa de fecundidade refere-se ao número médio de filhos que a mulher teria do início ao fim do seu período reprodutivo (15 a 49 anos), e é contada de maior para menor.
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (CIA World Factbook 2014): 98,6% (53°). Obs: essa taxa refere-se a todas as pessoas com 15 anos ou mais que sabem ler e escrever.
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook 2005-2010): 13%(191°). Obs: essa taxa refere-se a porcentagem da população que mora nas cidades em relação à população total.
PIB PER CAPITA (FMI 2013): US$ 20.610 (39°). Obs: o PIB per capita ou renda per capita é o Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado lugar dividido por sua população. É o valor que cada habitante receberia se toda a renda fosse distribuída igualmente entre toda a população.
MOEDA: Dólar de Trinidad e Tobago
RELIGIÃO: 62,8% de cristãos (sendo 28,6% de católicos, 19% de protestantes, 9,5% de anglicanos e 5,7% de outras religiões cristãs), 24,3% de hindus, 7,2% de islâmicos, 3,5% seguem outras religiões e 2,2% sem religião ou ateus.
DIVISÃO: Trinidad e Tobago está dividido política e administrativamente em 14 corporações municipais (municipalidades) em Trinidad e uma Assembleia Legislativa regional em Tobago.  O sistema de governo local é diferente em cada ilha. Em Trinidad as 14 municipalidades são divididas em duas cidades, três burgos ou municípios e nove regiões, todas com os mesmos poderes e responsabilidades. Em Tobago, a Assembleia Legislativa proporciona maior poder, responsabilidade e autonomia à ilha.
Mapa da divisão regional de Trinidad e Tobago
FONTE: Adas Melhem
Expedições geográficas / Melhem Adas, Sérgio Adas. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2011. 

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog