sábado, 7 de março de 2015

O MONTE RUSHMORE, NO ESTADO DE DAKOTA DO SUL - EUA

  O Estado de Dakota do Sul, localizado na porção centro-oeste dos Estados Unidos, compunha em 1852 o Território de Dakota, que incluía também o atual Estado de Dakota do Norte, separados em 1889 e declarados estados.
  Essas terras foram ocupadas originalmente por povos nativos das tribos akirara, cheyenne e, posteriormente, pelos índios sioux, também conhecidos como dakota, termo que significa "amigo" na língua sioux.
  Dakota foi um dos últimos territórios a ser ocupado pelos Estados Unidos após a implantação do Homestead Act em 1863. O ato governamental concedia lotes de terra sem nenhum custo aos agricultores que para lá se dispusessem a se fixar e produzir. Esses assentamentos, associados à expansão ferroviária, provocaram inúmeros confrontos entre o Estado e os nativos sioux, contrários à construção de ferrovias e à presença de agricultores em suas terras.
Os Estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul e o Monte Rushmore
  Em 1883, após inúmeros confrontos entre brancos e índios, o governo dos Estados Unidos e as lideranças sioux assinaram o Tratado de Lamarie, criando uma grande reserva indígena em suas terras. Porém, mais tarde, com a descoberta de ouro na reserva, o governo rompeu o tratado e enviou tropas lideradas pelo General George A. Custer para invadi-la. Os sioux, sob a liderança de Touro Sentado (Sitting Bull) e Cavalo Louco (Crazy Horse), combateram as forças de ocupação, porém, foram derrotados em 1877 e o povo nativo foi confinado a pequenas reservas espalhadas pela região.   Na atualidade, Dakota do Sul destaca-se pela produção agrícola, pela oferta de serviços e pela atividade turística. Uma de suas maiores atrações turísticas é o Monte Rushmore, montanha esculpida com as esculturas de quatro presidentes dos Estados Unidos e localizada no município de Keystone. Voltados para sudeste, os bustos dos presidentes são iluminados durante a maior parte do dia pelos raios do sol. A obra demorou 15 anos para ser concluída, sendo iniciada pelo escultor Gutzon Borglum em 1923 e foi concluída somente em 1941, por seu filho Lincoln. A escolha teve como propósito transformar os afloramentos graníticos no Santuário da democracia americana.
Cidade de Keystone, Dakota do Sul - EUA
  É no Monte Rushmore onde estão esculpidos os rostos de quatro Presidentes dos Estados Unidos: George Washington (o primeiro presidente dos EUA), Thomas Jefferson (autor da Declaração de Independência dos EUA), Theodore Roosevelt (que conquistou maior conhecimento e liberdade de expressão), e Abraham Lincoln (que lutou pela paz do país durante toda a guerra civil norte-americana).
  O monumento é uma das atrações turísticas mais conhecidas dos Estados Unidos, rendendo ao Estado de Dakota do Sul o cognome de The Mount Rushmore State. Os gigantescos rostos de 15 a 21 metros de altura foram construídos com antigos instrumentos de engenharia, marretas e martelos. Está localizada a uma altura de 150 metros, na região de Black Hills (região montanhosa, localizada no interior das Grandes Planícies americanas. Geologicamente, é considerado como parte das Montanhas Rochosas, e é uma região considerada sagrada pelos nativos americanos, sendo descritos por eles como uma "ilha de árvores em um mar de grama"). O monte foi designado, em 19 de outubro de 1966, um distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos, bem como um Memorial Nacional.
Construção dos rostos dos ex-presidentes no Monte Rushmore
  Toda a área do Memorial Nacional do Monte Rushmore é de 1.278 hectares (5,17 km²). A montanha mais alta na região é a Harney Peak, com 2.207 metros.
  A ideia de esculpir no monte a figura de várias personalidades do velho oeste americano foi do historiador Doane Robinson, da Sociedade Histórica de Dakota do Sul, sendo uma dessas personalidades Búfalo Bill. Gutzon Borglum - pintor e escultor - gostou do projeto, mas propôs que a homenagem fosse feita a ex-presidentes do país, com o intuito de atrair a atenção e o apoio dos sempre patrióticos americanos. O conselho foi aceito e a construção das imensas faces dos ex-presidentes começou em 1927.
  O granito do Monte Rushmore está entre as pedras mais duras do mundo. Por isso, 90% das rochas, cerca de 450 mil toneladas, foram retiradas com dinamite.
Visão aérea do Monte Rushmore
  Em um canyon por trás dos rostos esculpidos, foi instalada uma câmara em 1998, contendo um cofre com 16 painéis de porcelana de esmalte. Os painéis incluem o texto da Declaração de Independência e da Constituição dos Estados Unidos, biografia dos quatro presidentes e a de Borglum, além da história dos EUA. A câmara foi criada com o intuito de ser a entrada de um projeto chamado "Salão dos Registros", mas que nunca foi iniciado.
  Todo o memorial passou por uma reforma em 1998, que durou dez anos com o objetivo de melhorar o ambiente para os turistas. Foram feitas amplas instalações para os visitantes e calçadas, um centro de visitantes, o Museu Lincoln Borglum, e a Trilha Presidencial. A manutenção do memorial requer que, anualmente, alpinistas escalem o monte para monitorar e selar as fissuras causadas pela erosão.
Visão noturna das esculturas do Monte Rushmore
  Apesar de ser uma obra tão importante, o Monte Rushmore, até hoje, está no meio de uma grande polêmica com os nativos norte-americanos, já que os Estados Unidos tomaram a área da tribo Lakota Sioux, depois da Guerra de Black Hills, em 1878. O Tratado do Fort Laramie, de 1868, já havia entregue Black Hills para a tribo sioux perpetuamente. Membros do Movimento Indígena Americano fizeram uma ocupação do monumento em 1971. Entre os participantes estavam jovens ativistas, idosos, crianças e o xamã (sacerdote espiritual) Lakota John Deer Lame Fire, que colocou um cajado de oração no topo da montanha. Um memorial chamado Crazy Horse Memorial está sendo construído em um outro lugar também em Black Hills, para homenagear um líder nativo americano, além de ser uma resposta ao Monte Rushmore. Pretende-se fazer uma escultura maior do que as do monte.
Monumento em construção do Crazy Horse Memorial
  O monumento também provoca polêmica por alegações de que ele exprime o tema da superioridade racial legitimada pela ideia do Destino Manifesto. Os quatro presidentes escolhidos por Borglum estavam ativos durante o período em que os Estados Unidos anexaram terras dos nativos americanos. Além disso, o próprio Gutzon Borglum era um membro do Ku Klux Klan (nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos).
  Em maio de 2012, James Anaya, relator especial das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas, realizou a primeira investigação oficial sobre a situação dos nativos americanos que vivem nos Estados Unidos. As recomendações de Anaya incluem a devolução de algumas terras para tribos indígenas americanas, incluindo toda a Black Hills.
Panorama de Black Hills
FONTE: Araújo, Regina. Observatório de geografia / Regina Araújo, Ângela Corrêa da Silva, Raul Borges Guimarães. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2009.

4 comentários:

Unknown disse...

Grata pela gama de informações!!!! Surpreendente!!!!! Parabéns!!!!!!

Silvina Leal Miyata

Unknown disse...

Grata pela gama de informações!!!! Surpreendente!!!!! Parabéns!!!!!!

Silvina Leal Miyata

Keyce disse...

Eu achei muito interessante seu artigo.
Neste interim gostaria de ter disponível as fontes e referências bibliográfica.

desde já agradeço

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Obrigado Keyce, fonte está no final da postagem

ADSENSE

Pesquisar este blog