segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

NIGÉRIA

  A Nigéria é o país mais populoso do continente africano. É rico em recursos naturais, principalmente petróleo, porém, essa riqueza não é distribuída de forma igualitária para a população, visto que grande parte dela vive abaixo da linha de pobreza. A cidade de Lagos, maior aglomeração urbana do país, sofre com a falta de serviços públicos e de infraestrutura, como moradia, alimentação, saúde, educação, transportes, entre outros.
  O país apresenta um quadro natural muito favorável às atividades humanas. Grande parte do seu território é abrangido pela bacia do Rio Níger, cujos vales fluviais oferecem bons solos para o uso agrícola.
  Nesse ambiente, que permite o cultivo das mais variadas plantas tropicais, favoreceu muito antes da era cristã uma admirável civilização, da qual descendem os iorubás do sul, um dos principais grupos étnicos entre os mais de 250 existentes no país, cuja cultura tem traços no Brasil.
A Nigéria é um país com muitas belezas naturais
  Muito antes de os colonizadores europeus, vindos pela costa, introduzirem o cristianismo e seduzirem as populações do sul, os povos do norte converteram-se ao islamismo, no século XI, por influência dos mercadores árabes, vindos do norte. Entre eles, os hauçás são os mais expressivos. Por outro lado, grupos minoritários do leste, como os ibos, permaneceram fiéis a suas crenças tradicionais.
HISTÓRIA
  A região onde está localizado a Nigéria abrigou, na Antiguidade, uma das mais avançadas civilizações da África Ocidental, a cultura nok (500 a.C.-200 a.C.). A partir do ano 1000, com a entrada da civilização kanem no país, que faziam rotas comerciais do norte da África, o norte da Nigéria começa a adotar a religião islâmica.
  O Império Kanem-Bornu dominou a parte norte da Nigéria por mais de 600 anos e, graças a esse império, houve uma grande prosperidade por meio da rota de comércio entre os bárbaros norte-africanos e os povos da floresta.
  Os reinos de Oyo, no sudoeste, e Benim, no sudeste, desenvolveram sistemas elaborados de organização política nos séculos XV, XVI e XVII.
Domínio do Império Kanem-Bornu

  Até 1471, navios portugueses haviam descido o litoral africano até o delta do Rio Níger. Em 1481, Portugal envia emissários para visitar a corte do Oba de Benim, no qual mantém laços estreitos por vários anos, usufruindo do monopólio comercial até o fim do séculos XVI.
  Entre os séculos XVII e XIX, comerciantes europeus estabeleceram portos costeiros objetivando lucrar com o tráfico negreiro, cujo escravos eram enviados para a América. Com o fim do tráfico de escravos, o comércio de negros foi substituído pelas commodities no século XIX. Os britânicos também começaram a manter laços comerciais com a região da atual Nigéria, concorrendo com os portugueses, onde conseguem hegemonia sobre o litoral no século XVIII.
  Em 1914, na fase do imperialismo, o Reino Unido promoveu a junção dos povos do norte e do sul e, desconsiderando seus antigos antagonismos, criou um Estado artificial que deu origem à atual Nigéria.
Divisão da Nigéria no início do século XX
  Devido ao crescimento do nacionalismo nigeriano no final da Segunda Guerra Mundial, o governo britânico iniciou um processo de transição da colônia para um governo próprio com base federal, concedendo a independência total em 1960, tornando a Nigéria um país com três regiões, cada uma contendo uma parcela de autonomia. As regiões criadas foram: Norte, Leste e Oeste. Em 1963, a Nigéria tornou-se uma república.
  No final dos anos 1960, os ibos, grupo dominante etnicamente na região Leste, se revoltaram contra a hegemonia muçulmana, formando um país independente com o nome de República de Biafra, dando início a uma sangrenta guerra civil no país, que durou três anos e terminou com sua derrota, além da morte de cerca de um milhão de pessoas e a reincorporação de Biafra ao país, em 1970.
Mapa da República de Biafra
  Em 1966, dois golpes sucessivos por diferentes grupos militares deixaram o país sob uma ditadura militar. Os líderes do segundo golpe tentaram aumentar o poder do governo federal, e substituíram os governos regionais por doze governos estaduais.
  Em 1975, um golpe pacífico levou Murtala Ramat Mohammed ao poder, que prometeu um retorno ao estado civil. Porém, em 13 de fevereiro de 1976, ele foi assassinado assumindo Olusegun Obasanjo. Uma nova Constituição foi promulgada em 1977 e eleições foram realizadas em 1979.
Murtala Ramat Mohammed
  Em 1983, a Nigéria retornou ao governo militar, através de um golpe de Estado que estabeleceu o Supremo Conselho Militar como o novo órgão regulamentador do país.
  Nas eleições de 1993, que foram canceladas pelo governo militar, o general Sani Abacha chegou ao poder e, após a sua morte, em 1998, Abdulsalami Abubakar, tornou-se o líder do SMC, agora conhecido como Conselho Provisório de Regulamentação. Abubakar anulou a suspensão da Constituição de 1979. Nas eleições de 1999 saiu vitorioso Olusegun Obasanjo.
GEOGRAFIA
  Localizada no Golfo da Guiné, a Nigéria possui suas principais cidades localizadas nas terras baixas do sul, onde oferece melhores condições de sobrevivência. O centro do país é composto de colinas e planaltos, já o norte é formado por terras baixas áridas. O país faz divisa como Benim, Níger, Chade e Camarões.
Mapa com as principais cidades da Nigéria
  A vegetação original acompanha os tipos climáticos dominantes, que variam de norte a sul, conforme o aumento da latitude: a floresta equatorial e tropical ocorrem no sul, que é afetado por chuvas sazonais oriundas dos ventos úmidos do oceano Atlântico, entre junho e setembro; na faixa central do país, ocorrem as savanas devido ao clima ser mais seco; no extremo-norte, o clima é o semiárido e as paisagens são típicas do Sahel.
Mapa da vegetação da Nigéria
  A hidrografia da Nigéria é formada por dois rios principais, formando três divisões: o Níger, que chega ao país oriundo do nordeste, e o Benue, oriundo do noroeste. A junção desses dois rios ocorre no centro, próximo à capital Abuja. Após a junção desses dois rios, o rio Níger flui para o sul até desaguar no Golfo da Guiné formando um grande delta.
Delta do Rio Níger
  No relevo da Nigéria, na parte central destacam-se os planaltos e colinas. Na divisa com o Camarões localiza-se parte do planalto ou maciço de Adamawa, que também é conhecido como Montanhas Gotel. Nesse local encontra-se o ponto culminante do país, o Chappal Waddi, com 2.419 metros. O norte é formado por terras baixas áridas. O sul é composto por planícies.
Chappal Waddi - ponto culminante da Nigéria
ASPECTOS DEMOGRÁFICOS DA NIGÉRIA
  A Nigéria é o país mais populoso do continente africano. Apesar de menos de 50% residir na zona urbana, cerca de 25 cidades do país possuem população superior a 100.000 habitantes e quatro cidades possuem população superior a 1 milhão de habitantes: Lagos é a cidade mais populosa do país e do do continente africano, com quase 10 milhões de habitantes; Kano, com mais de 4 milhões; Ibadan, com 3,9 milhões; e Kaduna, com 1,7 milhões de habitantes.
Kaduna - quarta maior cidade da Nigéria
  A Nigéria apresenta um elevado crescimento demográfico, graças às altas taxas de fecundidade, em média superiores a cinco filhos por mulher.
  A variedade de costumes, línguas e tradições entre os mais de 250 grupos étnicos, oferece ao país uma rica diversidade cultural. Porém, essa diversidade foi redesenhada com a presença do islamismo e do catolicismo, provocando conflitos entre esses dois grupos religiosos. Os principais grupos étnicos do país são: hauçá-fulani com 29%, iorubás e ibos com 20% cada, ijaw com 6,5% canúris com 4%, ibibios com 3,5%, annangs e tiv com 2% cada, e efik com 2%.
Principais grupos étnicos da Nigéria
ECONOMIA
  As atividades econômicas do país são diversificadas. Na agropecuária, que responde por um terço do PIB nacional, destacam-se as grandes lavouras comerciais de exportação - as plantations - de cacau, seringueira e dendê nas áreas úmidas do sul; de amendoim, nas áreas semiúmidas; de algodão no Sahel. A pecuária também se destaca no norte do país. O milho, o sorgo, a mandioca e o inhame, obtidos em cultivos de subsistência, constituem a base alimentar da população. O couro também está entre os principais produtos de exportação.
Agricultura de subsistência de mandioca na Nigéria
  Além de solos favoráveis, a Nigéria conta também com grandes recursos minerais em seu subsolo, como ferro, estanho, ouro diamante, carvão, gás natural e, principalmente, petróleo. Esses recursos, aliado à rica produção de energia hidrelétrica, favorecem a industrialização do país.
  O petróleo era explorado na Nigéria desde a sua condição de colônia inglesa. As terras sob domínio inglês eram divididas em duas partes: ao norte estava a Nigéria do Norte, que era administrada pela Companhia Real do Níger e que passou à Coroa Britânica em 1900; ao sul estava a Nigéria do Sul, que era comandada pela fusão da Oil Rivers Protectorate, empresa que explorava petróleo e exercia controle sobre a navegação nos rios e a colônia de Lagos.
  O petróleo responde por cerca de 90% das exportações do país. A China é a principal importadora desse produto, tendo feito, mediante parcerias com empresas nacionais, bilionários investimentos no solo nigeriano, sobretudo no setor petrolífero.
Mapa da África com os países que recebem mais investimentos chineses
  Apesar das riquezas produzidas e exportadas, metade da população da Nigéria vive abaixo da linha de pobreza. Assim como acontece com a maioria dos países africanos, a ambição do enriquecimento e os conflitos internos, facilitam a corrupção, que acaba beneficiando uma minoria em detrimento da maioria da população. A exploração de ouro e diamantes, favorecem apenas aos grupos ligados a contrabandistas que, muitas vezes, trocam as riquezas minerais por armas, que são usadas para armar os grupos rebeldes que lutam contra os governos africanos.
Favela Makoko, em Lagos - Nigéria
TENSÕES E CONFLITOS
  A geografia e a dinâmica social da Nigéria são produtos da conturbada história do país, marcada por desastrosas intervenções estrangeiras, assim como aconteceu em todo o continente africano. O país convive com permanentes tensões e frequentes conflitos etnorreligiosos, muitos deles armados e com milhões de mortes.
  A divisão etnorreligiosa tem ficado cada vez mais clara entre o norte muçulmano e o sul cristão, provocando o deslocamento de pessoas e a possibilidade de unificação do país. É comum milícias cristãs matarem muçulmanos residentes no sul, assim como cristãos residentes no norte, principalmente em Kano, serem massacrados por extremistas muçulmanos.
É comum atentados promovidos por milícias na Nigéria
  Desde 2002, os muçulmanos conseguiram implantar a Sharia, a rigorosa lei islâmica, nos 12 estados do norte, enquanto os 24 estados sulinos permanecem regidos pela legislação republicana.
  Nesse cenário de instabilidade, surgiu em 2006 um grupo rebelde pleiteando a independência do Delta do Níger, região muito rica em petróleo. Sua atuação inclui incêndios em instalações petrolíferas e sequestros de funcionários estrangeiros.
  Além dos conflitos internos, a Nigéria enfrentou uma prolongada disputa com Camarões envolvendo a soberania sobre a Península de Bakassi, região rica em petróleo. Em 2008 a Nigéria cedeu essa área em litígio ao seu vizinho do sul.
Península de Bakassi
ALGUNS DADOS SOBRE A NIGÉRIA
NOME: República Federal da Nigéria
CAPITAL: Abuja (825.534 habitantes - estimativa 2013)
Abuja - capital da Nigéria
LÍNGUA OFICIAL: inglês
GOVERNO: República Presidencialista
INDEPENDÊNCIA: do Reino Unido, em 1 de outubro de 1960
GENTÍLICO: nigeriano
LOCALIZAÇÃO: África Ocidental
ÁREA: 923.768 km² (31º)
POPULAÇÃO (ONU - Estimativa 2013): 174.507.539 habitantes (7º)
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 188,9
hab./km² (42º)
MAIORES CIDADES (Estimativa 2013):
Lagos: 9.684.987 habita
ntes
Lagos - maior cidade da Nigéria
Kano: 4.010.423 habitantes
Kano - segunda maior cidade da Nigéria
Ibadan: 3.987.245 habitantes 
Ibadan - terceira maior cidade da Nigéria
PIB (FMI - 2013): U$ 272,550 bilhões (36º)
IDH (ONU - 2012): 0,471 (153º)
EXPECTATIVA DE VIDA (ONU - 2005/2010): 50,26 anos (181º)
CRESCIMENTO VEGETATIVO (ONU - 2005-2010): 2,27% ao ano (39º)
MORTALIDADE INFANTIL (
CIA World Factbook - 2012): 74,36/mil (207º)
TAXA DE URBANIZAÇÃO (CIA World Factbook - 2011): 48% (119º)
TAXA DE ALFABETIZAÇÃO (Pnud - 2009/2010): 69,1% (138º)
PIB PER CAPITA (FMI - 2011): U$ 1.490 (134º)
MOEDA: Naira 

RELIGIÃO: cristianismo (47,2%), islamismo (42%), crenças tradicionais (10,5%), sem religião (0,3%).
DIVISÃO: a Nigéria é um Estado federal constituído por 36 estados. A capital, Abuja, localiza-se no território da Capital Federal, que não pertence a nenhum estado. Os estados são subdivididos em 774 Áreas de Governo Local (LGAs). O número em negrito corresponde ao estado. 1. Abia 2. Adamawa 3. Akwa Ibom 4. Anambra 5. Bauchi 6. Bayelsa 7. Benue 8. Borno 9. Cross River 10. Delta 11. Ebonvi 12. Edo 13. Ekiti 14. Enugu 15. Gombe 16. Imo 17. Jigawa 18. Kaduna 19. Kano 20. Katsina 21. Kebbi 22. Kogi 23. Kwara 24. Lagos 25. Nasarawa 26. Níger 27. Ogun 28. Ondo 29. Osun 30. Oyo 31. Plateau 32. Rivers 33. Sokoto 34. Taraba 35. Yobe 36. Zamfara.
FONTE: Ribeiro, Wagner Costa. Por dentro da geografia, 8º ano: mundo / Wagner Costa Ribeiro, 1. ed.  - São Paulo: Saraiva, 2012.



7 comentários:

Unknown disse...

Professor tenho dificuldade em descobrir a nascente do rio Osun na Nigéria, seria nas colinas de Ekiti?

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Meu caro Léo, muito obrigado por acessar o meu blog. O rio Osun possui várias nascentes, cuja origem são em fontes que nascem nas colinas de Yorubá.

Unknown disse...

Boa tarde Professor Dantas,

Não sei se a resposta a minha pergunta está escrita em algum ponto do seu Blog..mesmo assim, vou fazê-la; o seu conhecimento sobre a Nigéria foi obtido de que forma? Pergunto isso, pois devo prestar consultoria para implantação de uma fábrica de equipamentos para geração de energia solar em Kaduna, como painéis fotovoltaicos com base na extração local de silício e, talvez possa precisar de alguma assessoria em relação a isso.

Unknown disse...

Caro professor,

Talvez a minha pergunta tenha a resposta em algum ponto do seu Blog, mas não a encontrei, por isso, vou fazê-la:
Como o senhor obteve essas informações a cerca da Nigéria? Pergunto isso, pois prestarei consultoria a um empreendedor na localidade de Kaduna para a implantação de uma planta de produção de painéis fotovoltaicos com base na extração local de silício, e os seus conhecimentos podem ser úteis nesse trabalho.
Aguardo seu contato,
Saudações,

Luiz Roberto

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Caro Luiz Roberto, obrigado por acessar o meu blog. Além de livros didáticos, eu pesquiso também na Internet e pego informações também com amigos que moram ou conhecem a Nigéria

Unknown disse...

Obrigado pelo retorno professor. Qual a disciplina que ministra professor? O senhor teria interesse em colaborar com o projeto para o qual vamos trabalhar?

Saudações,

Marciano Dantas de Medeiros disse...

Geografia, com certeza se puder estarei a sua disposição Luiz Roberto

ADSENSE

Pesquisar este blog