sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A DESERTIFICAÇÃO DO SAHEL

   De acordo com a Organização das Nações Unidas de Combate à Desertificação, o termo Desertificação "É a degradação das terras nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas provocados por vários fatores, principalmente pela ação antrópica", ou seja, é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre os ecossistemas frágeis.
  Nas últimas décadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificação no mundo. As principais áreas atingidas são o oeste da América do Sul, o Oriente Médio, a região da África denominada Sahel, o noroeste da China, o sudoeste dos Estados Unidos, a Austrália e o sul da Ásia.
Navio encalhado em área desertificada do Mar de Aral
  A desertificação gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas áridas, ocorre o aumento da temperatura e a diminuição do nível de umidade, dificultando a vida dos seres humanos nessas regiões. Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura é prejudicado, pois há uma diminuição da produção de alimentos e, consequentemente, um aumento da fome e a pobreza.
  O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de animais e vegetais, modificando radicalmente o ecossistema da região afetada.
A destruição da vegetação nativa abre caminho para a desertificação
  Na borda sul do Saara encontra-se o Sahel, região de transição entre as terras mais úmidas do sul e o deserto extremamente árido mais ao norte. Ocupa uma faixa de terras que se estende do litoral Atlântico (oeste) ao mar Vermelho (leste) com largura que varia entre 500 e 700 quilômetros. Nessa região semiárida, as chuvas são relativamente reduzidas, com uma pluviosidade média anual de 150 a 500 mm, e a vegetação é composta de domínios intercalados de savanas e estepes.
  Incluem-se no Sahel Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Níger, o norte da Nigéria, Chade, Sudão, o extremo norte do Sudão do Sul, Etiópia, Eritreia, Djibuti e Somália.
Criador de ovelhas na região do Sahel - Mauritânia
  O Sahel é uma área de tensões permanentes por causa do crescimento demográfico e das rivalidades tribais. Ao longo da história da África, o Sahel assistiu à sucessão de alguns dos mais avançados reinos africanos, que se beneficiaram do comércio através do deserto, conhecido como Reinos Sahelianos.
  Nas últimas décadas, a região do Sahel tem sido afetada pelo avanço da  desertificação, processo que se inicia com a degradação das terras e leva solos produtivos a se tornarem completamente estéreis, semelhantes aos desertos.
  As principais causas dessa desertificação estão relacionadas à ação humana. Extensas áreas da vegetação nativa do Sahel vêm sendo ocupadas e desmatadas por agricultores e pastores para o desenvolvimento de culturas de subsistência e de pastagens para o gado. A vegetação também é derrubada para a obtenção indiscriminada de lenha que as comunidades utilizam para produzir carvão e também para fazer moradias, currais etc.
Área utilizada para a agricultura de subsistência no Senegal
  Com a retirada da vegetação, os solos já arenosos ficam desprotegidos e muito suscetíveis a ação dos ventos e das chuvas, fatores que levam à desertificação.
  O avanço da desertificação também está ligado a fatores de ordem natural. A ocorrência de grandes secas que atingiram a região do Sahel nas últimas décadas tem contribuído para intensificar esse processo. Durante as grandes estiagens as queimadas aumentam destruindo ainda mais a vegetação, e com os ventos as dunas do deserto do Saara avançam em direção ao Sahel acelerando o processo de desertificação.
Área desertificada no Sudão
  Para diminuir o avanço ou modificar a situação desse processo nessa região, são necessários, sobretudo, recursos financeiros, aplicação de tecnologias e vontade política, porém, grande parte dos países africanos sofrem sérios problemas financeiros, não conseguindo oferecer sequer à sua população serviços básicos, como saúde e educação.
  O constante processo de desertificação já ameaça regiões até então distantes do problema, contribuindo para agravar ainda mais as mazelas sociais presentes nos países africanos, como o aumento da miséria, fome, exclusão social, entre outros.
Pastoreio nômade na região de Kordofan do Sul - Sudão
FONTE: Garcia, Valquíria Pires. Projeto Radix: geografia / Valquíria Pires Garcia -- Beluce Bellucci. - 2. ed. -- São Paulo: Scipione, 2012. -- (Coleção projeto radix).

2 comentários:

Unknown disse...

gostei me ajudou muito:)

Anônimo disse...

sei que vão plantar arvores em toda essa zona bem haja se não milhões iram morrer de fome

ADSENSE

Pesquisar este blog