quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FOCOS DE CONFLITOS NA COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES (CEI)

  Situada entre o Mar Cáspio e o Mar Negro, a região do Cáucaso, cadeia montanhosa a sudeste da Europa, abriga diversas etnias de religião cristã ou islâmica, que falam dezenas de línguas. Trata-se de uma área de tensões: as guerras entre os impérios Russo, Turco-Otomano e Persa e, mais recentemente, entre os Estados nacionais duram mais de três séculos.
Mapa da região do Cáucaso
  Ao longo da expansão russa, desde o século IX, mais de 80 etnias foram subordinadas ao Império Russo e, posteriormente, à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
  A Chechênia, uma unidade da Federação Russa de maioria muçulmana, declarou-se independente em 1991. Em 1994, foi invadida por tropas militares russas, o que deixou um saldo de 80 mil mortos. Apesar do acordo de paz de 1999, após a invasão do vizinho Daguestão por guerrilheiros chechenos com a finalidade de criar um Estado islâmico, a Chechênia sofreu um ciclo de violência, dessa vez precedida por bombardeios aéreos intensos e culminando em um verdadeiro massacre de civis pelo exército russo.
Grozny, capital da Chechênia após o bombardeio realizado pelas tropas russas em 2000
  Os grupos separatistas perderam um pouco de sua força original, mas, para o governo de Moscou, continuam a representar uma séria ameaça, tanto na Chechênia quanto no Daguestão.
  Os conflitos têm se espalhado por toda a região do Cáucaso, abrangendo territórios da Federação Russa, da Geórgia, do Azerbaijão, do Irã e da Armênia. A região conta com importantes oleodutos e refinarias de petróleo.
  A Ossétia do Sul (maioria de origem persa cristã) pertence à Geórgia, enquanto à Ossétia do Norte (onde há cristãos e muçulmanos) é uma unidade da Federação Russa. Com população e territórios divididos, ambas lutam pela independência desde 1991. Os ossetas do sul, discriminados pelos georgianos, buscam a separação da Geórgia e a unificação com a Ossétia do Norte.
  Na Abkházia, os abecazes foram reduzidos a uma minoria depois do deslocamento de milhares de georgianos para a região, na época da extinta União Soviética. Separatistas abecazes (muçulmanos ortodoxos) lutam contra georgianos (cristãos), desde 1992, pela criação de uma república independente.
  Desde o início do século XX, Armênia e Azerbaijão disputam a região de Nagorno-Karabakh, encravada no território do Azerbaijão, país de origem muçulmana, mas com 80% da população cristã e de origem armênia. Em 1991, essa região proclamou sua independência, iniciando uma série de conflitos. Em 1992, a Armênia conquistou o enclave e formou o corredor de Latchine, ligando Nagorno-Karabakh a seu território. Apesar das conversações entre os governos da Armênia e do Azerbaijão, os conflitos prosseguem.
FONTE: Terra, Lygia. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil / Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães. - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2010.

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog