quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A GEOPOLÍTICA NO BRASIL

POTÊNCIA REGIONAL
  Embora o termo potência tenha surgido fortemente associado à ideia de hegemonia militar, na atualidade, o conceito de potência está relacionado ao conjunto de fatores que possibilitam  a um país exercer influência sobre os demais. Portanto, além do poderio militar, o cenário diplomático, a atuação estratégica dos Estados e o desenvolvimento econômico fornecem elementos que permitem interpretar se determinado país cumpre os requisitos para assumir a função de potência, seja em escala regional ou mundial.
FATORES GEOPOLÍTICOS
  Entre os fatores que sustentam o poder geopolítico de um país, o tamanho do território, o poder econômico e o militar são os mais importantes para que um Estado possa agir de maneira independente e exercer sua influência sobre os outros Estados.
  As vantagens estratégicas decorrentes da extensão territorial devem-se ao fato de o território congregar os recursos naturais necessários ao desenvolvimento econômico de um país e, ao mesmo tempo, ser a base que pode condicionar a prosperidade de sua população. Além de propiciar ampla variedade de aspectos naturais, que se reflete no potencial produtivo, um grande território restringe menos o crescimento demográfico, favorecendo a composição de exércitos mais numerosos e fortalecidos.
Poderio militar - uma forma de um país exercer influência geopolítica
  O poderio econômico de um país está relacionado à sua importância no mercado global. O poderio militar não se manifesta apenas na atuação em conflitos armados, mas também na capacidade de negociação política internacional. Um bom exemplo dessa realidade é o fato de o Conselho de Segurança da ONU (órgão responsável por arbitrar e adotar medidas para solucionar desavenças entre países) ter como membros permanentes as maiores potências militares do mundo: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França.
Conselho de Segurança da ONU
VIRTUDES E FRAGILIDADES
  O Brasil pode ser considerado uma potência regional da América do Sul e Latina, título também postulado pelo México e pela Argentina. Embora tenha sido um dos últimos países americanos a conseguir autonomia política e tendo como herança colonial a dependência econômica de países mais desenvolvidos, o Brasil é um país rico.
  A economia nacional, fortemente industrializada e com um setor agropecuário muito produtivo, está entre as mais desenvolvidas do mundo. Apesar de seu vigor econômico ainda não ter se revertido em benefícios sociais para a maioria da população, o Brasil tem melhorado sua inserção nas relações internacionais. Isso pode ser verificado pelo alto número de acordos bilaterais fechados na década de 2000 e pela participação de representantes do governo brasileiro em várias reuniões do G-20, o grupo das maiores economias do mundo.

Países que compõem o G-20 (Grupo dos 20 países com as maiores economias do planeta)
ANALISANDO O BRASIL POR MEIO DA GEOPOLÍTICA
  A grandeza territorial, a faixa fronteiriça e litorânea, o elevado número de habitantes, a predominância da língua portuguesa e os fartos recursos hídricos e minerais, são atributos que possibilitam ao Brasil manter uma posição de destaque na América Latina.
  Apesar de facilitar as trocas comerciais com os países vizinhos, a grande linha fronteiriça traz dificuldades para as forças armadas fiscalizarem toda a sua extensão. Tal fato deixa o território vulnerável  a ações ilícitas, como o tráfico de drogas proveniente de países vizinhos e o contrabando de mercadorias. O controle sobre os crimes ambientais nas regiões privilegiadas em riquezas naturais, sobretudo na região Amazônica, também é bastante frágil. A chamada biopirataria, retirada ilegal de matéria-prima de nossas florestas para o registro de patentes em outros países é uma das consequências dessa realidade.
Biopirataria - um dos graves problemas ambientais
UMA POTÊNCIA REGIONAL
  Ainda que o Brasil apresente fragilidades, sua economia é forte e seu parque industrial é amplo e diversificado. Há em território brasileiro empresas de todos os ramos da atividade econômica, o que deixa o país em situação confortável em relação aos seus vizinhos.
  O Brasil produz desde alimentos e tecidos até itens que requerem altos investimentos em pesquisa e tecnologia, como aviões e produtos farmacêuticos; também possui grandes empresas de exploração mineral, como a Petrobras e a Vale (antiga Companhia Vale do Rio Doce). Além disso, há no país uma importante produção científica e acadêmica, como as pesquisas relacionadas às células-tronco e ao Projeto Genoma. Portanto, no contexto latino-americano, embora enfrente dificuldades políticas e econômicas, o Brasil é considerado uma potência regional.
Projeto Genoma - importante produção científica desenvolvida pelo Brasil
FONTE: Geografia, 3° ano: ensino médio / organizadores Fernando dos Santos Sampaio, Ivone Silveira Sucena. - 1. ed. - São Paulo: Edições SM, 2010. - (Coleção ser protagonista).

Nenhum comentário:

ADSENSE

Pesquisar este blog