Lançado pela Unesco em março de 2004, o Relatório do Desenvolvimento Juvenil revela a situação social e econômica dos jovens brasileiros na faixa de 15 a 24 anos, com foco em três áreas centrais: educação (condições para o conhecimento), renda, estudo e trabalho (condições para um nível de vida digno) e saúde (condições para uma vida longa e saudável).
As três áreas foram mapeadas com base nos seguintes indicadores: taxa de analfabetismo entre os jovens; escolarização adequada; qualidade de ensino; causa de mortalidade por causas internas e renda familiar per capita dos jovens. Esses cinco indicadores são combinados para estruturar índices parciais relativos às áreas de educação, saúde e renda, além do Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) - que representa um indicador geral da qualidade de vida e do grau de vulnerabilidade da população jovem.
As principais conclusões dos relatórios da Unesco realizados nos últimos anos sobre o Brasil, foram os seguintes:
As principais conclusões dos relatórios da Unesco realizados nos últimos anos sobre o Brasil, foram os seguintes:
- A profunda desigualdade na distribuição de renda no país tem gerado formas muito diferenciadas de acesso dos jovens aos serviços sociais básicos, reforçando a vulnerabilidade, especialmente entre os brancos pobres e os afrodescendentes e entre os residentes nas regiões Norte e Nordeste.
- As limitadas condições de acesso a uma educação de qualidade e ao mercado de trabalho ampliam os contingentes de jovens sem atividade definida.
- Embora o país tenha registrado significativos avanços na redução do analfabetismo entre os jovens de 15 a 24 anos, em quase 75% das Unidades da Federação (UFs) a média de anos de estudo não chega a 8 (e em algumas unidades não atinge 5 anos).
- Em decorrência da virtual universalização do ensino fundamental, vem aumentando significativamente a demanda por vagas no ensino médio e no ensino superior. Porém, a qualidade de acesso ao conhecimento é bastante precária: dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) apontam déficits significativos nas competências em leitura, matemática e ciência dos jovens de 15 anos.
- Ao contrário do que ocorre com a população em geral, a mortalidade juvenil vem crescendo historicamente, sendo sua principal causa a violência.
Violência entre os jovens e as drogas são as principais causas do aumento da mortalidade juvenil
FONTE: Boligian, Levon. Geografia espaço e vivência, volume único / Levon Boligian, Andressa Turcatel Alves Boligian. -- 3. ed. -- São Paulo: Atual, 2011.
Um comentário:
Fonte : livro de geografia espaço e vivência, ensino médio, volume único, levon boligian e andressa alves página 462 e 463 uma cópia exata.
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